Tecnologia do Blogger.

23/12/2014

Windows Phone: Se ele é bom, por que não ganha mercado?

O Windows Phone é um sistema mobile interessante, com ótimos recursos e bastante leve. Não importa se você comprou um aparelho de 300 ou de 2000 reais, o sistema irá rodar bem nos smartphones com Windows Phone. Ele tem se tornado melhor à cada dia. Então por que ele tem tantas dificuldades para crescer e tirar mercado do Android e do IOS?


O que o Windows Phone tem de bom?

Sem dúvida nenhuma, o Windows Phone (ou WP, para os íntimos), já nasceu com um conceito revolucionário. O Android foi criado com um design parecido com o do BlackBerry OS, mas a Google mudou tudo após o lançamento do IOS pela Apple. E a Apple acabou copiando muitos conceitos criados com o Android. Mas no caso do WP, tudo era novo e bem diferente do que estávamos acostumados a ver.

Ao invés de ícones, widgets e papéis de parede, a interface era baseada em tiles, blocos animados que podiam ter três tamanhos diferentes. Eles podiam ser remanejados e exibiam informações do aplicativo sem ter que abri-lo.

Os apps eram rápidos para abrir e usavam uma padronização condizente com o sistema. O sistema rodava fluido, mesmo com um hardware mais modesto. E mesmo quem não gostava do sistema, concordava que a Microsoft criou todo o conceito do zero, sem copiar a concorrência.

Uma das características mais interessantes do WP é que ele roda praticamente da mesma forma desde o aparelho mais simples, como o Lumia 530, até o mais top, como os Lumias 930 e 1520. Pode ser as animações, mas também temos a sensação de que a maioria dos aplicativos abre muito rápido no WP.

Então por que comprar um aparelho top com WP e não um básico? O que irá diferenciar os aparelhos é a qualidade da tela, da câmera, do acabamento e não a interface e o uso cotidiano. Com excessão de jogos e aplicativos pesados, apps e sistema rodarão bem em qualquer aparelho. O que notamos é que alguns apps abrem 1 ou 2 segundos mais rápidos em um aparelho com hardware mais poderoso.

Nesta última versão, a 8.1, o WP ganhou ainda mais recursos legais, estes sim "inspirados" na concorrência, como a barra de notificações, o suporte à pastas (a partir da mais recente atualização) e uma multitarefa melhorada. A maioria dos aplicativos mais famosos já está presente no WP, como o Instagram, Facebook, WhatsApp, apps bancários, redes sociais. E o número de apps cresce de forma acentuada a cada dia.

Então por que o sistema não cresce mais rápido?

Um fator que talvez seja o mais importante é o crescimento e consolidação da plataforma Android. Finalmente o Android está rodando bem até nos aparelhos mais modestos, seja pelo aprimoramento do sistema ou pela evolução do hardware. E se você está satisfeito com o seu sistema, por que mudar para outro? Essa questão fica ainda mais forte quando se pensa em todo o período de readaptação que teremos que passar. As pessoas não gostam de mudanças.

Infelizmente, a Microsoft demorou muito para acordar e lançar o seu sistema. Nesse período, a Google foi ganhando mercado, junto com a Apple, conquistando usuários. Enquanto que a Apple lançou seu sistema em 2007 e o Google em 2008, a Microsoft só lançou o Windows Phone no final de 2010.Ela até tinha outro sistema no mercado, o Windows Mobile. Porém, ele estava extremamente defasado e não tinha a menor chance de competir com os concorrentes.

Mesmo depois de lançado, o WP ainda tinha alguns problemas chatinhos. O primeiro era a escassez de apps. Nada de apps oficiais, somente versões desenvolvidas pela Microsoft ou por terceiros, algumas delas muito ruins. Um exemplo famoso é o Instagram, que levou anos para sair para o WP, com versões já lançadas para Android e IOS. Outra ausência importante é a Google, que lançou apenas um app bem fraquinho de pesquisa. Nada de Gmail, Google Drive, Google + ou qualquer outro aplicativo da Google. Mais uma vez, o jeito era contar com soluções de terceiros, nem sempre de qualidade.

O segundo problema estava relacionado com a Multitarefa. Você não conseguia ouvir uma música enquanto navegava na internet e nem mesmo quando a tela estava desligada. Desligava a tela, a música também parava. Esse foi um problema bastante criticado e que só recentemente parece ter sido resolvido, com a melhora na multitarefa do sistema.

Mas se a Multitarefa melhorou e os apps aos poucos estão chegando, qual é o problema agora? Aparentemente, a própria Microsoft. A Nokia, antes de ser comprada, realmente se dedicava ao sistema. A ponto até mesmo de desenvolver recursos de software específicos para seus aparelhos que deveriam vir por padrão no WP. Como exemplos temos a possibilidade de fechar apps abertos em segundo plano, a criação de pastas e a possibilidade de adicionar mais tiles.

Porém, após a compra, sentimos que a Microsoft meio que tirou o pé, não se dedicando tanto ao sistema quanto deveria. Ela passou inclusive a dedicar mais tempo aos concorrentes, lançando versões de seus aplicativos para Android e IOS. O resultado disso é que o WP ficou praticamente estagnado, perdendo participação em alguns mercados e ganhando um pouco em outros. Mas nota-se que poderia crescer mais.

Só que estamos falando da Microsoft, a empresa que, sem nenhuma tradição no segmento, lançou um videogame (o primeiro Xbox) e o bancou, mesmo com prejuízo, para ganhar mercado e crescer. O resultado está aí e hoje ela é grande nesse segmento. Sabemos que a Microsoft tem bala na agulha e ela pode bancar o WP pelo tempo que quiser, para ganhar mercado.

Talvez seja por isso que a Google relute em lançar apps para o WP. Ela vê a Microsoft como uma ameaça real. Não só no contexto de smartphones, mas no mercado como um todo. A Apple também é uma concorrente, mas a Google a vê mais como uma oportunidade do que como uma ameaça, a ponto de lançar seus aplicativos e suportar a plataforma IOS. Mas da Microsoft, simplesmente a Google quer distância, mesmo prejudicando os usuários da plataforma WP.

Conclusão

O que veremos no WP nos próximos anos? É difícil dizer. Ela poderá continuar estagnada ou crescer aos poucos, mas dependerá do investimento da Microsoft na plataforma. Hoje, nós vemos no WP um sistema estável, rápido e que roda praticamente da mesma forma em todos os seus aparelhos. Ao escolher um aparelho barato com WP, você ainda terá uma excelente experiência, semelhante ao usuário que escolheu um smartphone caro. O que irá diferenciar os aparelhos é a qualidade do hardware (tela, câmera, acabamento) e não o software, exceto pelos jogos pesados. E para nós, é importante que o WP prospere, para que possamos contar com mais de duas opções de sistema mobile.

9 comentários:

  1. Ótimo texto! Sou usuário Windows (Lumia 520) e não tenho problemas com relação aos apps. Uso Instagram, FB, Wpp e twitter de boa!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem escrito. ! Também uso o WP sem qq problema e não troco ele por nada. Espero que a plataforma continuo crescendo, para quem sabe um dia chegar no mesmo nível do Android e IOS.

    ResponderExcluir
  3. Simples, as vendas do Android é baseado não somente em vendas de Smartphone e sim também de Tablet e qualquer dispositivo que use Android e isso vale para o IOS, enquanto isso o Windows Phone é usado apenas em Smartphone, porém com o Windows 10, isso irá mudar.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem escrito e finalmente, alguém que falou sobre a plataforma sem preconceitos, sobretudo por se tratar de um canal fora dos domínios dedicados ao Windows. Muito bom! Recomendo ao escritor dar uma olhada no Win10 Mobile, o sistema parece promissor, muito completo.

    ResponderExcluir
  5. Para mim o WP ainda tem um problema logo de cara: não roda Netflix e outros aplicativos via Chromecast.

    ResponderExcluir
  6. gosto do sistema operacional windows phone pois todos os computadores usam o sistema windows e é so uma questão de tempo e de pequenos ajustes para a microsoft deslanchar no mercado de smartphones e concorrer diretamente com andrid ios.

    ResponderExcluir
  7. Através do brasiligeeks quebrei preconceito do WP comprei inicialmente um lumia 535 gostei , sistema roda rápido , muito bom para dia dia, comprei 640 estou gostando muito, sem travamentos e com resposta rapida, olha que sou adepto do linux em pc ... Terei chapéu para WP. Fiquei sabendo de novos modelos 540 550 e 650 ...estão investindo o WP10 tem algumas mudanças espero que pegue legal, acho que essas pendências com novos lançamentos de smartphones vao ser supridos em breve os caras tem grana pra bancar ..abraço a todos e parabéns pela matéria. Até +

    ResponderExcluir
  8. Tenho um iphone 5s que quebrou a tela e estou querendo me lebertar do iOS, o vídeo de vcs sobre o Lumia 640 e essa matéria me convenceram de vez, parabéns galera e obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Wp é muito bom. Eu estou migrando para o Android por causa da demora da Microsoft em lançar no Brasil os novos aparelhos e por ela ter priorizado plataformas rivais no lançamento de seus novos Apps.

    ResponderExcluir