Tecnologia do Blogger.

01/12/2014

Xperia Z Ultra - Smartphone gigante e com um ótimo preço!

O Xperia Z Ultra parece ser um tanto estranho para usar como smartphone - por causa de sua tela gigante - mas que pode fazer sentido na função de transformar um smartphone e um tablet em um só aparelho. E seu preço está bastante convidativo, principalmente ao olharmos a qualidade e desempenho do aparelho.


Mesmo eu, que adoro telas grandes, achei um exagero as 6,4 polegadas do Xperia Z Ultra. São apenas 0,4 polegadas para transformá-lo em um tablet. E talvez esse seja o maior trunfo do Z Ultra: a possibilidade de substituir 2 aparelhos por apenas 1.



E não é um aparelho qualquer. Além da tela LCD IPS de 6,4 polegadas com resolução Full HD, o Z Ultra possui um chipset Snapdragon 400 (CPU quad core Krait 400 de 2,2GHz e GPU Adreno 330), 2GB de RAM e 16GB de memória interna. Apesar de grande, com 179.4 mm de altura e  92.2 mm de largura, ele tem apenas 6.5 mm de espessura, sendo extremamente fino! Pelo seu tamanho, essa sensação de finura fica ainda mais evidente.

A Sony costuma caprichar no acabamento dos seus smartphones intermediários e tops e não foi diferente com o Z Ultra. Ele tem um formato retangular, com bordas bastante evidentes. Sua traseira é totalmente em vidro e, apesar de linda, fica facilmente com marcas de dedo. E o cuidado também precisa ser grande, pois esse vidro pode arranhar. Infelizmente é recomendado esconder a beleza do Z Ultra debaixo de uma capa de proteção.


A bateria de 3050 mAh mais uma vez garante a boa fama da Sony de produzir aparelhos com excelente autonomia de bateria. É possível manter o aparelho em uso alternado entre moderado e intenso por até 2 dias sem recarregar, apesar de sua tela enorme. E ele ainda possui o modo Stamina, que aumenta fortemente a durabilidade da bateria quando a tela está desligada, diminuindo a velocidade do processador e desligando as conexões de dados.

Sua câmera possui apenas 8MP, suficiente para ótimas fotos e filmagem Full HD, mas que parece pouco para os smartphones premium atuais, que possuem sensores acima dos 13MP. Se compararmos com os modelos top da própria Sony, com 20,7MP, a diferença fica ainda mais evidente.


Mesmo não se destacando, as fotos realizadas com o Z Ultra são muito boas. Porém, absurdamente, a Sony não colocou um flash neste aparelho. Isso compromete o uso em fotos noturnas, onde notamos um excesso de ruídos (pontos coloridos) nas imagens. Além disso, o flash é bastante útil para ser utilizado como lanterna.


Outra falha da Sony com o Xperia Z Ultra é no uso para tirar fotos em baixo d'água. Sim, o Z Ultra possui proteção contra água e poeria! Mas para tirar fotos dentro de uma piscina, seria necessário um botão físico dedicado para disparar a câmera, algo que o Z Ultra não possui. E a tela touchscreen simplesmente não funciona corretamente sob a água. Realmente é algo que não tem explicação.


O aplicativo de câmera é bastante completo, oferecendo muitas opções. Existe desde um modo automático para leigos, onde basta apontar a câmera e clicar, até um modo manual bastante completo, com controles de balanço de branco, HDR e outros. Também é possível instalar apps para adicionar funções específicas à câmera, como o Timeshift, que tira uma sequência de fotos para escolher a preferida; e o de realidade virtual, que permite adicionar elementos em tempo real na tela para tirar fotos e filmar, como dinossauros, máscaras e peixes. A câmera do Xperia Z Ultra filma em Full HD e tem foco automático.


Porém, a proteção do Z Ultra contra água e poeira pode ser algo essencial quando derrubamos o aparelho em uma pia ou em uma privada (argh!). É bom saber que o seu valioso aparelho consegue sobreviver à isso ou a uma chuva, por exemplo. Mas a proteção só é garantida em uma profundidade de 30 cm e por 30 minutos, com as borrachas de vedação do cartão de memória e do conector micro USB devidamente tampadas. Não é muito, mas suficiente para protegê-lo na maioria das situações cotidianas. Interessante é que não é necessário uma tampa para vedar o fone de ouvido.

O Xperia Z Ultra roda a versão mais recente do Android KitKat (versão 4.4.4). E a Sony já anunciou que irá atualiza o aparelho para a versão 5.0 Lolipop! Uma ótima notícia para quem gosta de ter o aparelho sempre atualizado. A interface é a mesma de outros aparelhos da Sony, com uma camada de personalização que o torna bastante diferente do Android puro. Mas o resultado ficou muito bom, com ícones, fontes e fundos bastante coerentes e bonitos. E a Sony permite o uso de temas que modificam completamente a aparência, alterando desde os papéis de parede até os botões virtuais do aparelho.



A Sony adicionou a opção de utilizar mini aplicativos, que rodam por cima de outros apps ou da tela inicial. Existem mini apps de navegador, calculadora, gerenciador de arquivos e agenda, entre outros. Também é possível adicionar novos mini apps através da Play Store ou transformar widgets em mini apps.


E o que achamos do Xperia Z Ultra? A princípio, o achamos grande demais para o uso cotidiano e que não haveria uma aplicação prática para um smartphone tão grande. Mas depois de algum tempo de uso, conseguimos entender que o Z Ultra seria um ótimo aparelho para substituir de uma vez só um tablet e um smartphone. Ler emails, navegar na internet, usar redes sociais e, principalmente, jogar nele é uma experiência excelente, principalmente por causa de sua tela grande e de ótima qualidade. Além disso, a sua bateria garante muitas horas de uso desses recursos.

Quem usa calça jeans vai sofrer para levar o aparelho de um lado à outro. Não existe bolso que o encaixe sem deixar alguma sobra. Mas se você usa calça social, é bem provável que ele caiba sem maiores problemas, principalmente por causa de sua espessura fina. Mulheres também não terão dificuldades, bastando reservar um espaço em suas bolsas.


E é isso. O Xperia Z Ultra é indicado para pessoas que querem substituir de uma vez só um tablet e um smartphone por um único aparelho com um grande poder de processamento, tela Full HD e design bonito. E agora que a Sony reduziu drasticamente o seu preço, o Z Ultra se tornou uma compra bastante interessante. É possível achá-lo com facilidade por 1500 reais e, em algumas promoções relâmpago, por até 1000 reais! Sem dúvida nenhuma, um excelente preço.



2 comentários: