Tecnologia do Blogger.

28/02/2016

LG K4 - O Smartphone mais barato da Linha K, da LG

O LG K4 é um smartphone voltado para as pessoas que querem um primeiro smartphone e que não querem gastar muito. Lançado por 700 reais, seu preço deverá cair bastante nos próximos meses, como já é tradição em outros smartphones da LG.


O K4 é o smartphone de entrada da recém-lançada série K, da LG. É o mais barato e simples também. Vem com uma tela LCD de 4,5 polegadas. Um tanto quanto pequeno para os padrões atuais, deverá agradar quem não gosta de telas com 5 polegadas ou mais. Também notamos que ela tem pouco brilho, a ponto de deixarmos sempre no nível máximo. A LG costuma fabricar excelentes telas, mas o K4 foi um pouco prejudicado na resolução, de 840x480, abaixo dos seus concorrentes diretos (O Moto E tem 960x540 e o Redmi 2 tem 1280x720).

Mesmo sendo um smartphone básico, seu desempenho é muito bom, compatível com outros concorrentes na mesma faixa de preço, como o Moto E de 2a. Geração, o Redmi 2 e o Galaxy J2. Dotado de uma CPU quad core de 1,3GHz e 1GB de RAM, você consegue rodar bem o sistema e os aplicativos. Até mesmo os games mais elaborados rodaram bem, com raros engasgos, desde que usando o nível de detalhes no mínimo. Mas não se empolgue, pois o K4 não é indicado para amantes de games, como veremos mais adiante.

Android 5.1 Lollipop
Mesmo sendo um lançamento, o K4 veio com o Android na versão 5.1.1, o Lollipop. Seus irmãos maiores, o K8 e K10, já vieram com o Android 6.0, Marshmallow. Claro que o ideal é que o smartphone venha com o sistema mais atual, mas as diferenças entre as versões 5.1 e 6.0 são pequenas demais para impedir a compra.

O problema é a memória interna
Temos em mente que o K4 é um smartphone de entrada, certo? E, levando isso em conta, ele se sai bem no uso diário. O problema é a pouca memória interna. Ele possui 8GB de armazenamento e o sistema ainda ocupa quase metade desse total. Basta atualizar alguns apps e sobram menos de 4GB de espaço livre. Não dá para armazenar muitos apps, principalmente games mais pesados. É possível instalar um cartão de memória e até mover partes de alguns apps para ele, desafogando um pouco da memória principal. Ainda assim, não é o suficiente para resolver. Se você gosta de usar muitos apps ou de games pesados, é melhor partir para o K8 ou K10, que vem com 16GB de memória interna.

Câmera básica
Com 5MP, a câmera traseira do K4 é suficiente para boas fotos, mas nada além disso. À noite, o uso de flash é praticamente obrigatório, já que sem ele as imagens ficam com muito ruído (pontos coloridos na imagem). E mesmo com o flash, nota-se que o software tenta suavizar demais as imagens para esconder esse ruído, gerando um efeito como se a foto tivesse sido pintada.

A câmera filma em 720p e é possível usar o flash durante a gravação. A qualidade da gravação é apenas ok, mas é possível focar os objetos e tirar fotogravias durante a filmagem.

A câmera frontal, de 2MP, é ainda mais simples. Ela quebra um galho em fotos diurnas, mas gera fotos borradas e com muito ruído em ambientes noturnos. Ela conta com um flash virtual, que usa a luz da própria tela para iluminar. Funciona razoavelmente bem em selfies, onde o rosto fica bem próximo do aparelho. A gravação é só para emergências mesmo, pois a resolução é de apenas 800x480.

Boa bateria e conexão 4G
A bateria foi uma boa surpresa do K4. Ela conseguiu um dia inteiro de uso quando conectada à rede 3G. Talvez  ter uma tela com tamanho e resolução menores e um hardware mais simples tenha beneficiado sua autonomia. O consumo foi maior com 2 chips no aparelho e o 4G habilitado. Mesmo assim, conseguimos, depois de um dia inteiro de uso, chegar em casa com um pouco de bateria.

Vale a pena?
Tudo depende do seu uso. Se você quer um smartphone para funções básicas, com dual SIM, 4G e uma tela pequena e além de tudo procura um aparelho barato, o LG K4 pode ser uma boa opção. Mas espere alguns meses, pois o preço deverá cair para, quem sabe, abaixo dos 600 reais (hoje, custa 700 reais). Se câmera para você é essencial, o Redmi 2 é uma opção melhor, trazendo ainda tela de maior resolução. Outro bom concorrente é o J2, com uma tela de melhor qualidade e demais características semelhantes. Tem ainda o Moto E de 2a. geração, que apesar de ser o mais antigo dos três, é um bom aparelho, mas sua câmera é pior do que a do K4. e se depois de todas essas informações, você optar pelo K4, o melhor conselho é: Espere 2 ou 3 meses, pois é muito provável que ele esteja bem mais barato.







0 comentários:

Postar um comentário