Tecnologia do Blogger.

02/08/2013

Galaxy SII TV (Galaxy Ace 3) - Review


Se alguém me falasse a algum tempo atrás que a Samsung lançaria um Galaxy SII com TV digital, eu diria que a pessoa estaria louca. Não que isso não fosse possível, mas ninguém tinha notícias de que um aparelho assim chegaria ao mercado. Mas não é que ele chegou? É o Samsung Galaxy SII TV, que apesar do nome, não tem nada a ver com o Galaxy SII original e sim com outro aparelho, como veremos adiante.

Características:


  • Tela LCD TFT de 4", 800x480, densidade de 233ppi
  • CPU Dual core ARM Cortex A9 1GHz
  • 1GB RAM, 4GB memória interna+slot micro SD
  • GPU Broadcom VideoCore IV
  • Câm. traseira 5MP c/ auto foco e flash, filma em até 720p
  • Câm. frontal 0.3MP
  • wi-fi b/g/n, 3G HSDPA até 14.4Mbps, bluetooth 4.0
  • Android 4.2.2
  • Bateria: 1500 mAh
  • Dimensões: 121.2 x 62.7 x 9.8 mm
  • Peso: 115 gramas


Design/ Tela

Apesar do nome, o Galaxy SII TV não lembra em nada o Galaxy SII original, com seu jeitão quadradão e fino. Muito pelo contrário. Com cantos arredondados, formato dos botões e da tampa traseira, o SII TV lembra mais o Galaxy SIII, acompanhando a nova identidade visual dos smartphones da Samsung.

Sua tela de 4 polegadas cobre praticamente toda a área frontal. Acima estão o logotipo da Samsung, a câmera VGA para videochamadas, os sensores de proximidade e presença e o alto falante para ligações. Infelizmente, o SII TV não possui um led de notificações.

Abaixo da tela está o botão físico "home" no centro, com seu formato que remete à toda linha "S" da Samsung. à esquerda está o botão de menu/ configurações e a direita, o botão de voltar, ambos capacitivos.

Na lateral direita está o botão liga/desliga e na esquerda, o botão de volume. Na parte superior está o conector P2 para fones de ouvido e na inferior está o conector micro USB, usado para recarregar o aparelho e para conexão de dados.

A tampa traseira, em plástico, tem uns detalhes bonitos em seu grafismo. Porém, por ser brilhante, está muito sujeita à riscos. Na traseira estão também a câmera de 5MP, com foco automático; à sua direita, está o flash de led; e à direita, o alto falante externo.

Com resolução de 800x480 pixels, a tela de 4 polegadas do SII TV garante imagens muito boas e nítidas, mesmo sendo uma LCD TFT comum. Talvez por preferir telas maiores, achei o tamanho da tela relativamente pequeno. Mas isso é uma preferência pessoal e muitos vão adorar o tamanho, que permite usar o smartphone com uma só mão, até mesmo para digitar.

E ele é bastante confortável se segurar graças às suas dimensões compactas, mesmo levando em conta a
tampa traseira um pouco escorregadia. O excesso de plástico e o peso leve lhe dão a impressão de ser frágil demais, quebrando na primeira queda. Sensação que fica ainda maior quando a antena da TV é levantada, pois essa sim é realmente frágil e precisa de cuidado redobrado para não quebrar.

Processamento/ Sistema

Dotado de uma CPU  dual core ARM Cortex A9 de 1GHz e 1GB de memória RAM, pode-se dizer que o SII TV tem hardware suficiente para rodar a grande maioria dos apps sem engasgos. Esse conjunto, somado ao Android 4.2, praticamente a versão mais atual, garantiu respostas rápidas, praticamente nenhum engasgo e ótima fluidez da interface, seja nas transições ou na troca dos apps.

A GPU gráfica do SII TV é uma VideoCore IV, da Broadcom. Pouco conhecida até pouco tempo atrás, minha primeira experiência com ela foi quando testei o Galaxy Grand Duos. E seu desempenho me surpreendeu (positivamente)! Ela foi muito bem nos jogos, mesmo os mais pesados, apresentando praticamente nenhum problema.
Lado a lado com o Lumia 620: Mesmo maior, o SII TV ainda
é um aparelho compacto
E o mesmo aconteceu com o SII TV. Os jogos, mesmo os mais pesados, rodaram muito bem. Essa GPU só não recebeu uma nota 10 pois no jogo Asphalt 7 ela apresentou alguns artefatos (riscos, gráficos renderizados de maneira errada) na tela. Mas esse problema é mais por culpa do desenvolvedor do jogo do que da GPU. E esse é um problema do sistema Android: com tantas GPUs, CPUs e aparelhos com quantidades de memórias diferentes, fica difícil o desenvolvedor otimizar seus apps para tantos dispositivos.

Quanto à interface, o SII TV está rodando a última versão da Touch Wiz, por cima do Android 4.2.2. É uma interface muito bonita, com bons recursos e já é bem conhecida por todos nós. Alguns dos efeitos usados no Galaxy SIII estão aqui também, como o Smart Stay, que mantém a tela ligada enquanto olhamos para ela; e a função de silenciar o aparelho ao virá-lo com a tela para baixo.
O SII TV é mais fino do que o Lumia 620
A Samsung agora divide as opções de sistema em quatro abas. É um pouco confuso no início, mas com o tempo percebe-se que a quantidade de tela que temos que rolar ficou bem menor. Realmente o Android 4.2 acrescentou muitas funções e deixou a lista de opções extensa demais.

Câmera

A câmera traseira do SII TV está acima da média dos aparelhos vendidos em sua faixa de preço. Mesmo possuindo apenas 5MP, ela fez fotos boas em ambientes com pouca luz. Gostei também do flash, que não iluminou demais as fotos tiradas próximas do objeto.

Ela possui também foco automático, mas dessa vez a Samsung economizou nos efeitos, utilizando bem menos opções do que o de costume. A grande maioria nem vai sentir falta, mas alguns vão se aborrecer ao notar a ausência do detector de sorriso ou do comando de voz para fotografar.

Mas há uma boa notícia: a câmera traseira do SII TV filma em 720p! E com um qualidade muito boa! Comparado com os 480p de muito aparelho por aí, essa é realmente uma vantagem.
Detalhe da câmera do SII TV: 5MP c/ auto foco e filmagem em 720p
Dual chip
O discador permite ligar usando qualquer um dos SIMs,
independente de qual deles esteja ativo
O Galaxy SII TV, assim como os demais aparelhos lançados no Brasil, é um aparelho Dual Chip Stand by. Ou seja, durante uma ligação em um dos chips, o outro fica inativo. Existe uma opção para deixar os dois chips ativos, mas esse é um truque utilizando os recursos da operadora de telefonia e não do hardware do aparelho. Por exemplo, quando se está usando o chip 2 e ligam no chip 1, a ligação é redirecionada para o chip 2, usando a rede da operadora. Já deu para perceber que trata-se de um encaminhamento de chamada, onde é cobrado a ligação do chip 2 para o chip 1.
Alternar entre os chips é algo bastante fácil. Existe um atalho na barra de notificações onde você facilmente alterna entre o SIM 1 e SIM 2. No discador, ao realizar uma chamada, você digita o número e pode escolher qual dos Sim Cards irá completar a ligação, independente de qual chip está ativo no momento. Com tanta redundância, tem que estar realmente distraído para ligar usando o chip errado...
O app de mensagens também permite escolher qual SIM
irá enviar a mensagem
Também é possível personalizar os ícones dos SIMs, atribuir nomes à eles, desativar um deles... Você pode até mesmo atribuir papéis de parede diferentes para cada SIM Card, facilitando a identificação de qual deles está ativo.
Ambos slots suportam a rede 3G, porém você só pode ativar os dados de um deles por vez.
Na barra de notificações também é  possível escolher qual
SIM Card ficará ativo
TV Digital
O SII TV tem um app de TV com ótimos recursos
Se tem algo que vejo muito brasilieiro procurar é um smartphone de qualidade, com dual chip e TV digital. Pena que é tão difícil encontrar opções que atendam todos os requisitos. Porém, o SII TV está preenchendo todos eles muito bem!

O aplicativo de TV que a Samsung disponibilizou com o SII TV é realmente muito bom. Ele tem uma troca razoavelmente rápida de canais (entre 3 e 4 segundos); suporta ajuste do tamanho da tela utilizando o efeito pinça; exibe a lista de canais e a programação; permite o travamento de botões, evitando a mudança de canal por engano; tira fotos do programa; permite a gravação de programas, inclusive com agendamentos.
Veja a grade de programação das emissoras e escolha qual
programa irá gravar
Ao visualizar a grade de programação, você pode escolher algum programa para gravar, mesmo que ele seja exibido várias horas depois. Você pode ser alertado na hora do programa ou simplesmente deixá-lo gravar para assistir depois.

Também podem ser tiradas fotos da tela do programa. Ele tira 3 fotos de uma vez para que você escolha quais deseja salvar.
A antena tem aspecto frágil e parece quebrar facilmente
Por fim, a recepção do sinal de TV superou as expectativas, pois ele conseguiu sintonizar muitos canais com extrema facilidade, mesmo estando em um local com um sinal que não é dos melhores. Só precisamos tomar cuidado com a antena que, como já mencionei antes, é bem frágil e pode quebrar com um simples descuido.

Bateria

Em testes intensos, a bateria do SII TV consumiu 40% de carga em 6 horas. É um ótimo valor, se considerarmos que utilizei a TV, fiz ligações, rodei jogos, fiz benchmarks e fiquei com a tela ligada pela maior parte do tempo. Mas ainda estou um pouco receoso, pois a bateria do SII TV tem apenas 1500mAh, que não é muito para um aparelho com TV digital e dual chip juntos, mesmo não possuindo uma tela muito grande.
A bateria do SII TV tem apenas 1500mAh, mas está
aguentando bastante
SII TV?

Porque esse aparelho se chama "Galaxy SII TV" é algo que somente o pessoal do Marketing da Samsung pode explicar. Porque, como você já notou, ele não tem nada do SII. Nada! Depois de um pouco de pesquisa, descobri a verdadeira origem do SII TV. Ele é conhecido no exterior como Galaxy Ace 3 (GT-S7270). Isso mesmo, ele faz parte da nova geração da família Galaxy Ace. Inclusive também foi lançado lá fora uma versão dual chip do aparelho (GT-S7272). Com a mesma aparência e características técnicas, a única diferença com a nossa versão é o acréscimo da TV digital. Por isso a versão tupiniquim tem o nome técnico de GT-S7273.
O Galaxy SII TV se chama Galaxy Ace 3 no exterior. Não é à
toa que ele se parece mais com o Galaxy SIII do que com o SII
E tem mais um detalhe: Até o presente momento, não se encontram informações desse aparelho no site da Samsung Brasil.

Conclusão

Mesmo possuindo um nome que confunde mais do que explica, o Galaxy SII TV é um excelente aparelho. Custando menos de 1000 reais, você tem um aparelho com Android atualizado, bom poder de processamento, boa memória para apps, acrescido da TV digital e do suporte ao dual chip. Por enquanto é um pouco difícil encontrá-lo, mas é certo de que com tantas características bacanas, o SII TV é um aparelho destinado ao sucesso.









Fontes: GSM Arena


63 comentários:

  1. Olá, Fábio, boa noite!
    Gostei muito do seu site e gostaria de ter a opinião de um profissional. Desejo comprar um smartphone com tv e já tinha decidido pelo razr d1, mas agora que vi o galaxy SII tv fiquei na dúvida, qual vc me indica?
    Desde já agradeço. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SII TV é um aparelho superior, com tela de maior definição e processador dual core. Mas também é mais caro, custando numa faixa de 850 reais, contra uns 550~600 do D1. Se você puder gastar um pouco mais, fique com o SII TV. Se quiser economizar, vá de D1, que é um aparelho muito bom também.

      Excluir
    2. Muito obrigada por sua atenção. Me tire mais uma dúvida por favor, em relação a duração de bateria a diferença entre eles é muito grande? Eu tenho um Motorola XT317 e tenho que recarregar todos os dias, o que não é muito legal.

      Excluir
  2. Tive a infelicidade de deixar meu s2 tv cair enquanto tava na moto, e encontrei o aparelho so nao achei a tampa traseira voce sabe onde posso encontrar, pois nao acho de maneira nenhuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adquira uma tampa de proteção tem de silicone ou até mais dura que você pode adquirir para proteger a traseira do aparelho até encontrar a tampa para venda.

      Excluir
  3. Boa tarde

    Gostaria de saber sua opinião entre comprar um Razr D3 ou este Samsung Galax SII TV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a mesma dúvida...

      Excluir
    2. tambem estou com esta duvida ;<

      Excluir
  4. Acho que faltou apenas fotos e videos realizados com a camera deste aparelho. No mais, parabens pelo review.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Fabiano sou vendedor de uma loja de eletrodomésticos e conheci recentemente este modelo e me agradei dele, este seria o meu primeiro smartphone, queria sua avaliação se diante de tantas opções no mercado e a cada semana chegando novos modelos, fazer este investimento agora seria o ideal ou esperar um pouco mais seria o mais indicado (por questão de tecnologia e não de valores)e também gostaria de saber se a qualidade da imagen da tela e igual a do S3 Mini (na loja em que trabalho não podemos ligar os aparelhos celulares), desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trabalhar na loja e não poder testar os aparelhos eh foda hein?kkk. estou em duvida entre esse s2tv e xperia sp(a unica vantagem q eu acho do samsung é que ele possui a tv digital, mas aki na minha cidade ainda não pega tv digital), então acho q vou de xperia q já vem com a tecnologia 4g, camera melhor, gpu melhor, resolução da tela. olha ki um comparativo dos dois:

      http://www.maiscelular.com.br/comparar/celulares/samsung-galaxy-s-ii-duos-tv-gt-s7273t-vs-sony-xperia-sp-m35/630753

      Excluir
  6. Saí de um S3 (pelo tamanho) para comprar um desse e não me arrependo, o aparelho é muito bom, ainda mais com a opção de usar a rede 3G em qualquer um dos 2 chips.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um aparelho muito bom. E para quem gosta de telas com tamanho pequeno, é uma boa opção, já que está cada vez mais comum aparelhos com telas acima de 4.3 polegadas.

      Excluir
  7. Parabéns pelo teste do S II tv.
    Gostaria que comentasse sobre a qualidade da câmera?
    Pois estou em dúvida entre esse modelo e o D3 da Motorola.
    Poderia dizer se a diferença da qualidade da câmeras deles é muito grande, pois vi o D3 e gostei das fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, a câmera do SII TV é surpreendentemente boa, apesar de ter "apenas" 5MP. Ela também filma em 720p. Se você gostou da câmera do D3, irá gostar da câmera do SII TV, pois a Motorola nunca foi muito boa com câmeras.

      Excluir
  8. Boa tarde Fabio J S Moura!

    Gostaria de saber se o aparelho tem gorila glass, se a tela dele é confiavel como a do galaxy s2 lite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ele não possui Gorilla Glass, mas a tela dele tem boa resistência.

      Excluir
  9. Fábio, parabens pelo site, pelo empenho de nos informar, gostaria de saber se esse aparelho possui led indicativo de msgs e ligações recebidas, obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenício, infelizmente esse aparelho não tem led indicador. Realmente o led é uma mão na roda para vermos alertas...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. xperia sp possui, estou em duvida sobre os dois, o xperia é melhor mas não tem tv digital:

      http://www.maiscelular.com.br/comparar/celulares/samsung-galaxy-s-ii-duos-tv-gt-s7273t-vs-sony-xperia-sp-m35/630753

      Excluir
  10. Fábio, meu nome é José. O S2 de origem possui o conector USB multifuncional compatível com a tecnologia MHL, que permite com o cabo apropriado, como no S3 e S4, fazer conexao via HDMI com televisores. Esse SII TV, também é compatível com essa conexao? Vi num Site americano que é sim, mas por aqui, ninguém sabe informar. Gostaria de confirmação. Se esse S2 TV também for compatível, é completíssimo!

    ResponderExcluir
  11. Fabio, preciso de ajuda,pois,comprei um s2 duos tv dia 01/08 e já tive que trocá-lo 02 vezes e este terceiro aparelho continua travando quando as vezes acesso os contatos, tem hora que jogos abrem outra hora não, tendo que reiniciar o aparelho isso quando ele não reinicia sozinho. Vou trocar de novo, más já tô desanimado.Desde já agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não tive nenhum problema. Mas pode ter acontecido de ter saído um lote defeituoso. Você já restaurou seu aparelho para o padrão de fábrica? Se mesmo assim o problema persistir, não deixe de trocar ou levar na assistência.

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema, comprei não tem 2 semanas e está acusando o mesmo problema. Derrepente reinicia sozinho e toda hora da erro ao acessar os contatos tendo q reiniciar para conseguir acessar os contatos.

      Excluir
  12. Fábio,o Galaxy SII Duos TV possui TV-out?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio não. Estou dizendo à princípio, pois preciso verificar se a saída micro USB é MHL, que permite ligar o aparelho à TV via cabo HDMI.

      Excluir
  13. Qual tem o melhor custo beneficio, Motorola d3 ou Galaxy SII TV? Pois necessito de um celular dois chips e estou em duvida entre os dois?
    Qual câmera é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dois ótimos aparelhos, mas gostei mais do SII TV, por causa do diferencial da TV digital. Mas tecnicamente são aparelhos semelhantes. Ah, achei as fotos do SII TV melhor também.

      Excluir
  14. Sabe me dizer se funciona Asphalt 8 e Fifa 2012 nele?

    ResponderExcluir
  15. Fábio, bom dia!

    A memória interna dele é de 4 gb, mas quanto disso fica disponivel para o usuario?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.maiscelular.com.br/comparar/celulares/samsung-galaxy-s-ii-duos-tv-gt-s7273t-vs-sony-xperia-sp-m35/630753

      Excluir
  16. Boa Tarde Fábio! parabéns pelo site, as informações estão completas!

    Gostaria que me tirasse umas duvidas quanto ao Galaxy s2 Duos TV:

    Ele já vem com o método de escrita Swipe? Se não vier, é algo que eu possa baixar e instalar nele?

    Quanto ao design dele por fora, ele é fininho como o s3? Ou é mais grossinho como o Ace Duos?

    Comprei o meu pela net e ainda não chegou, queria que fosse com um design mais fininho. rsrs!

    Obrigado desde já!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostou dele? tenta colcoar jogos pesados nele e me fala se ele aguenta

      Excluir
  17. Outra coisa Fábio: Ele usa micro sim? Vou ter que fazer aquelas gambiarras pra adaptar meu mini sim nele? rsrs. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá estou em duvida em qual comprar, galaxy s2 tv ou o galaxy win duos? Me ajuda por favor qual vc acha melhor?

    ResponderExcluir
  19. Se ele se chamasse ace 3 aqui no brasil seria muito melhor s2 ja é passado..
    Ele é da geraçao do galaxy s4.. Ate a interface dele é a do s4...

    ResponderExcluir
  20. 80% das perguntas ja estao respondidas no review pessoal só da uma olhadinha no youtude, canal brasiligeeks

    Boa tarde!

    ResponderExcluir
  21. Qual é o Melhor Celular O Samsung Galaxy SII Duos com Tv Ou O Sony Xperia J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o XPERIA J é muito ultrapassado, compra o XPERIA SP q ja vem com tecnologia 4g

      Excluir
  22. Qual o melhor celular na faixa de 900 reais

    ResponderExcluir
  23. Como Faço para transferir aplicativos para memoria externa mesmo os que não transferem normalmente..já que nao tem Modo de depuração não consigo invadir fazer root nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para habilitar o modo de depuração USB nesse aparelho deve fazer isso:
      configurações > mais > sobre o dispositivo. Role até a opção Nº de compilação e pressione a tela 7 vezes em cima desse número. Feito isso abrirá no menu anterior a opção "Opções do desenvolvedor". Lá você pode ativar a depuração USB

      Excluir
  24. Oi!
    Comprei hoje o Galaxi SII Duos TV modelo GT-S7273T mas não veio com antena. È o mesmo aparelho que você está mostrando ou a antena também se compre à parte? Outro problemão para mim, é que não consigo o manual de instruções nem a película protetora de tela.
    Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para habilitar o modo de depuração USB nesse aparelho deve fazer isso:
      configurações > mais > sobre o dispositivo. Role até a opção Nº de compilação e pressione a tela 7 vezes em cima desse número. Feito isso abrirá no menu anterior a opção "Opções do desenvolvedor". Lá você pode ativar a depuração USB

      Excluir
    2. O manual do aparelho se encontra disponível no próprio aparelho. No menu de aplicativos existe o atalho para o Manual do Usuário.
      Em relação à antena, ela se localiza no canto inferior direito do aparelho. Se vc olhar, vai perceber um "quadradinho" ali no canto que pode ser puxado. Esta é a antena.

      Excluir
  25. oi gostaria e saber se vc sabe como fazer o root no galaxy s 2 duos tv mod.gt-s7273t,obrigado.

    ResponderExcluir
  26. tambem estou necessitando fazer root no meu, se alguem souber queira por favor compartilhar conosco obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Olá Fabio J S Moura , estou pensando em comprar um Smartphone depois de pesquisar fiquei entre Galaxy SII TV e o Nokia Lumia 720, qual você aconselha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, o nokia não é android, olha comparativo dos dois:

      http://www.maiscelular.com.br/comparar/celulares/nokia-lumia-720-vs-samsung-galaxy-s-ii-duos-tv-gt-s7273t/630722

      Excluir
  28. olá fabio amei seu site, to com muita duvida entre o D3 ou Galaxy SII tv poderia me ajudar? obrigada desde já

    ResponderExcluir
  29. Olá Fábio. . Comprei um galaxy s2 Tv. O mesmo ai de cima.. Eu queria saber se tem como fazer root nele..

    ResponderExcluir
  30. Olá Fabio meu filho quebrou a antena do meu aparelho , gostaria de saber se tem como trocar? Pois nem usei ainda a tv do meu :( obrigada

    ResponderExcluir
  31. oi queria saber pq meus chips ñ dao rede? fica o desenho de um chip ao lado de ! , e quando vou sincroniza os chips ñ consigo clica em nada da pagina...queria saber como da rede neles?...em outros cell os chips pega :)

    ResponderExcluir
  32. Como faço para alternar o sistema de dados entre os cartões sim 1 e sim 2?

    ResponderExcluir
  33. Oi estou usando um agora. Ele custou 550 na lojas americanas e estou gostando. Apesar dele ter pouca memória, passei os apps para o cartao de memoria.

    ResponderExcluir
  34. Sabe se a antena da TV quebrar tem conserto?? Pois nos lugares que testei a TV, só pega se levantar a antena...

    ResponderExcluir
  35. O SII TV aceira cabo OTG de qual modelo. To querendo usar joystick usb nele. Manda o link onde encontro

    ResponderExcluir
  36. Olá; olavo silva
    ROOT no Galaxy SII GT 7273TV
    façam por sua conta e risco:

    1º Baixem esse programa para fazer o root (esta em chines mesmo)>>>mgyun.com/vroot (o download se faz nesse botão azul)

    2º Instale ele no seu PC
    No seu aparelho Vá em Ajustes>Opções de Desenvolvedor> (marque) Depuração USB
    Conecte seu aparelho no seu PC e abra o programa, espere ele achar seu celular e clique em ROOT espere o celular reiniciar e vualá corra pro abraço!!!

    3º Após isso baixem o Supersu no Google Play (só pesquisar supersu) executem o supersu normalmente e siga o procedimento que o supersu apaga o super user chines que o primeiro programa fez.. Quando a Sansung atualizar, o Root se perde mas é so fazer pelo Vroot novamente...

    ResponderExcluir
  37. cara se puder responder
    esse telefoen suporta cabo ogt

    ResponderExcluir