Tecnologia do Blogger.

26/08/2012

O que é tecnologia PenTile? Ela é boa ou ruim para nós?

Vocês já devem ter ouvido falar que alguns smartphones, principalmente os top da Samsung, estão vindo com uma tela do tipo PenTile. Mas afinal de contas, o que é isso? Ele piora ou não a imagem? Quais suas vantagens e desvantagens?

Antes de mais nada, precisamos entender o funcionamento dos pixels, os pontos que formam a imagem na tela, seja ela LCD, CRT, AMOLED...

As telas LCD e CRT convencionais utilizam um padrão chamado de RGB, que é a sigla de RED, GREEN e BLUE (vermelho, verde e azul, em inglês). Nesse padrão, cada pixel possui três sub-pixels de igual tamanho, um na cor vermelha, outro na cor verde e outro na cor azul.
Cada um deles irã acender com
maior ou menor intensidade para formar o pixel. Todos os pixels estão igualmente dispostos, ou seja, o sub-pixel azul do pixel de cima estará totalmente alinhado com o sub-pixel do pixel de baixo. A junção desses pixels formarão a imagem.

Já no padrão PenTile RGBG, usado por celulares com os da Samsung, o funcionamento é um pouco diferente. Cada pixel possui quatro sub-pixels, um vermelho, um verde, um azul e outro verde, cada um com um tamanho diferente. O azul é o maior, e o verde é o menor. E eles não estão alinhados, com excessão dos sub-pixels verdes. Por exemplo, acima  e abaixo do sub-pixel azul estará um sub-pixel vermelho. Já acima e abaixo do sub-pixel verde haverá outro sub-pixel verde.

Tela RGB à esuerda e PenTile à direita: Note que no primeiro, os subpixels possuem o mesmo tamanho e estão alinhados, enquanto que no segundo os sub-pixels tem tamanhos diferentes e, com excessão do verde, estão alternados.


Existe também o padrão RGBW, onde o quarto sub-pixel é de cor branca e é usada para melhorar o brilho da tela, mas esse não é usado nas telas amoleds dos celulares.

Vantagens do PenTile

Usando o formato PenTile, os fabricantes conseguem usar menos energia para iluminar a tela, comparado ao RGB. Além disso, a Samsung afirmou que as telas Amoled que usam a tecnologia PenTile duram mais. Eles explicaram que telas amoled com padrão RGB apresentam uma degradação maior no subpixel azul, fazendo com que a qualidade da tela caia depois de um tempo de uso. Por fim, usando telas PenTile, os fabricantes conseguem alcançar resoluções maiores do que no padrão RGB, quando usam telas Amoled.

Desvantagens do PenTile

A grande desvantagem do formato PenTile é que algumas imagens apresentam uma queda na qualidade de imagem que não ocorre no padrão RGB. Por exemplo, quando uma imagem está usando a cor vermelha, é possível notar um espaço vazio entre os pixels, permitindo visualizá-los claramente. Algumas bordas de ícones, por exemplo, ficam com um efeito serrilhado quando elas são na cor vermelha ou azul. Vejam abaixo o ícone do Gmail no HTC One X (tela LCD RGB) e no HTC One S (tela Amoled PenTile)

Problemas do PenTile: notem a queda de qualidade na imagem da tela do HTC One S (à dir.), que possui uma tela PenTile de baixa definição


Então celulares com tela PenTile apresentam imagens ruins?

Na verdade, o maior problema são telas PenTile que tem uma resolução baixa. Por exemplo, no Galaxy SI os problemas citados acima são claramente vistos. Já no Galaxy Note e no Galaxy SIII, que tem uma resolução e densidade de pixels bem maiores, praticamente não se percebe os problemas citados anteriormente. Até mesmo no Galaxy SII Lite e no Motorola Razr, que tem resolução menor o problema é menos perceptível, apesar de conseguirmos detectar. Talvez os avanços da tecnologia estejam minimizando as desvantagens. E como a tela Amoled apresenta um contraste e nível de preto melhores do que as telas LCD, esse conjunto faz com que a tela, num modo geral, exiba belas imagens.

Abaixo vejam os avanços da tecnologia PenTile somadas a melhora na definição da tela, que acabam por exibir uma imagem melhor do que a do Galaxy SII, com tela Super Amoled Plus (padrão RGB)

Com a alta definição o Galaxy Note, os problemas da tecnologia PenTile desaparecem, mesmo comparando com o Galaxy SII com tela Amoled RGB.


Conclusão

As primeiras telas com tecnologia PenTile serviram para criar um clima de preocupação com aparelhos que viessem a usá-la, já que nem sempre mostravam imagens bem definidas. Mas o avanço da tecnologia, os benefícios e a capacidade de melhorar a resolução e a densidade dos pixels mostrou que ela atualmente é uma boa alternativa, a ponto de ser usado em aparelhos top. Ainda veremos muitos aparelhos com telas Amoled e talvez até LCD usando essa tecnologia, mas isso não será mais motivos para preocupação ou para escolhermos outro celular.

Fontes: Wikipedia, Digital Trends,Oled-Info.

2 comentários:

  1. voce tem algum artigo explicando diferença de led, amoled etc?

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Marcos, aqui no blog ainda não tem, apesar de pretender fazer algo assim no futuro. Mas tem uma ótima matéria no site Guia do Hardware, que explica sobre letas Oled ( http://www.hardware.com.br/livros/smartphones/telas-oled-amoled-lcd.html ). Quanto às telas LED, pelo menos as usadas em TVs, nada mais são do que telas LCD com iluminação por Leds ao invés de uma lâmpada fluorescente o que as torna mais finas e com um controle da iluminação da tela um pouco melhor.

    ResponderExcluir