09/06/2015

Lançamento da linha LG G4 - Impressões

Estivemos no evento da LG e fizemos um resumo do que vimos e esperamos para os produtos apresentados: O G4, G4 Beat, G4 Stylus e G Watch Urban. São aparelhos muito bons, mas o preço assustou...

Em seu último evento, a LG apresentou novos aparelhos, que vão competir no mercado Premium e no intermediário, mas numa faixa próxima aos tops. Confira o que vimos e o que achamos de cada um deles:

LG G4

Sem dúvidas nenhuma, este é o aparelho da LG mais esperado do ano. E gostamos muito dele! Se o G3 já trazia características excepcionais, o G4 vai ainda além! A começar pela sua tela, de 5,5 polegadas e resolução Quad HD (2560x1440). Ela continua com o mesmo tamanho e resolução do G3, mas agora utiliza uma tecnologia diferente, chamada pela LG de Quantum IPS. Ela possui um brilho muito maior do que o G3 e o espectro de cores está acima dos concorrentes, exibindo imagens com cores mais fiéis à realidade. Resumindo, é uma tela fantástica!

Outro destaque é a sua câmera, que agora possui 16MP. Ela continua com o foco à laser, mas o estabilizador ótico de imagem foi aprimorado, usando 3 eixos para estabilização, contra 2 eixos do G3. O app de câmera agora possui um modo totalmente manual, permitindo fazer vários ajustes finos, como foco e tempo de exposição. Se você conhece de fotografia, conseguirá ir longe com a câmera do G4. Ela continua filmando em até 4K à 30 quadros e 1080p à 60 quadros por segundo.

E a câmera frontal agora possui 8MP(!), possui ajustes para selfies (como embelezamento do rosto), tira fotos através de gestos com a palma da mão e filma em 1080p.

Seu chipset é um Snapdragon 808 (64 bits, hexa-core, 2xA57 + 4xA53, GPU Adreno 418). Apesar de inferior em desempenho ao Snapdragon 810, ele ainda assim é bastante poderoso e esquenta muito menos. Corrigindo um erro cometido com o G Flex 2, a LG lançou o G4 com 3GB de RAM, 32GB de memória interna e entrada para cartão de memória. A bateria continua com 3000 mAh e é removível, mas não sabemos se o desempenho melhorou em relação ao G3.

A única coisa que assustou no G4 foi o preço. Ele será vendido por 2999 reais na versão com tampa de plástico; e 3199 reais na versão com tampa de couro. É uma diferença e tanto se pensarmos que o G3 foi lançado aqui por 2299 reais. Mesmo assim, ele está mais barato do que alguns de seus concorrentes, como os Galaxy S6/ S6 Edge e Galaxy Note 4.

LG G4 Beat

Como aconteceu com a linha G3, a LG irá lançar versões diferentes do G4. E o G4 Beat é um deles. Possuindo características técnicas mais simples e preço mais em conta, o G4 Beat ainda é uma boa opção. Ele possui uma tela LCD IPS de 5,2" e resolução Full HD (1920x1080). É uma tela de ótima qualidade.

A câmera traseira é de 13MP, possui foco à laser e filma em Full HD. A frontal possui 5MP e recursos para selfies, como tirar fotos com gestos e flash virtual.

Equipado com o chipset Snapdragon 615 (64 bits, octa core, 8xA53), seu desempenho é ótimo e deverá rodar bem até mesmo os jogos pesados. O pecado neste aparelho é a quantidade de memória: tanto a RAM (1GB), quanto a interna (8GB) são poucos para um aparelho que será vendido por 1499 reais. De certa forma, até a LG tem noção disso ao incluir um cartão de memória de 8GB na caixa.

LG G4 Stylus

Este é o aparelho mais simples da linha G4 até o momento. Em compensação, sua tela é a maior, com 5,7 polegadas e resolução HD (1280x720). Considerando ainda que ele tem 1GB de memória RAM e 8GB de memória interna, ele está mais próximo dos aparelhos intermediários do que dos tops.

Curioso é que o G4 Stylus terá duas versões, ambas como chipsets diferentes. Uma delas virá com o chipset octa core da MediaTek (32 bits, 8xA7 1,4GHz, GPU Mali 400MP), terá suporte às redes 3G, será dual SIM e virá com TV digital HD (padrão Full Seg).

E a outra traz o chipset quad core da Qualcom Snapdragon 410 (64 bits, 4xA53 1,2GHz, GPU Adreno 306), conecta às redes 4G/3G, vem com uma entrada para SIM Card apenas e não possui TV digital.

Ambas versões virão com uma caneta Stylus, facilitando a interação com a tela ao escrever e desenhar. E as duas também trarão câmera traseira de 13MP e frontal de 5MP e custarão o valor de 1499 reais. Um tanto caro se pensarmos que os processadores tem um desempenho semelhante ao do Moto G.

LG G Watch Urban

Se já havíamos gostado do G Watch R, adoramos o G Watch Urban! O relógio inteligente e redondo da LG está ainda mais estiloso e bonito! Ele possui uma tela Oled de 1,3"totalmente circular, resolução de 320x320, Chipset Snapdragon 400 (32 bits, 4x A7 1,2GHz), 4GB de memória interna e 512MB de RAM. As mesmas características do G Watch R. Porém enquanto que o primeiro tem um visual esportivo, o Urban é mais sofisticado e bem-acabado. Ambos conseguem se passar tranquilamente por um relógio comum!




A bateria, de 400 mAh, é suficiente para 2 dias de uso (com a tela desligando após alguns segundos), ou 1 dia inteiro (no modo sempre ligado, que se beneficia da tecnologia Oled para "ligar"apenas alguns pixels). É um produto excelente, mas aqui o preço assusta novamente: 1399 reais.

Conclusão

A LG apresentou uma família de produtos muito bons. No caso do G4 e do G Watch Urban, não vimos grandes defeitos e sim muitas qualidades. Já nos G4 Beat e Stylus, só gostaríamos que viessem com uma maior quantidade de memória RAM e interna. Porém, todos eles tem um aspecto negativo em comum: o preço! Simplesmente todos eles nos pareceram caros demais para o que oferece, sensação que se acentua com o G4 Stylus, onde seus concorrentes diretos custam quase a metade! Mas sabemos que a LG costuma realizar cortes agressivos de preços e é possível que daqui há poucos meses, todos eles já estejam com um valor bem mais vantajoso.


E se você tem um G3, compensa trocá-lo pelo G4? Apesar dos avanços, o G4 não é uma revolução sobre o G3 e este ainda é um excelente aparelho, com preço bem mais em conta. Então, a não ser que você esteja muito afim do G4, melhor continuar com o G3 e esperar pela próxima geração (G5?).


0 comentários:

Postar um comentário