Tecnologia do Blogger.

20/07/2016

LG K8 - Um ótimo smartphone na faixa dos 700 reais

Custando 999 reais no seu lançamento, definitivamente o LG K8 não era um aparelho interessante. Mas como todo smartphone da LG, o preço caiu e por um preço na faixa dos 700 reais, o LG K8 se tornou em uma das melhores opções em sua categoria. E por que? É o que veremos a seguir.

A linha K, da LG, chegou aqui no Brasil representada por três aparelhos: o K10, o mais poderoso; o K4, mais básico; e o K8, que seria um meio termo entre os dois. Porém, o K8 está muito mais próximo do K10 do que do K8. Veja na tabela abaixo:



E este era o maior problema do K8 em seu lançamento. Custando praticamente 1000 reais, o K8 tinha um preço muito alto pelo que oferecia, sendo que esse valor deveria pertencer ao K10. Logo, começaram a surgir promoções para o K10, aproximando-o demais do K8 e fazendo que este se tornasse uma opção ainda menos vantajosa. Somente quando o preço do K8 finalmente começou a cair é que ele passou a ser uma boa opção de compra, voltando a ter uma diferença de preço próxima dos 200 reais em relação ao K10, mas numa faixa onde cada real a menos faz diferença.

E, apesar de não ser tão poderoso quanto o K10, o K8 traz algumas características interessantes. De início, o K8 é um aparelho bem mais bonito. Claro que beleza é algo pessoal, mas a maioria das pessoas que viram o K8 e o K10 lado-a-lado acharam o primeiro mais bonito.Isso acontece principalmente em função de seu vidro arredondado nas laterais (as pessoas chamam esse vidro de 2.5D, um meio termo entre um vidro em duas e três dimensões). Ele lembra (vejam bem, lembra...rs) a curva dos Galaxy Edge, mas neste caso apenas o vidro é curvo e a tela é plana.




A tampa traseira é removível e ela tem um acabamento texturizado que, além de bonito, é funcional, pois evita marcas e arranhões. Na traseira também estão os botões de volume e de liga/desliga, uma tendência que a LG iniciou (e, com a chegada do LG G5, parece querer abandonar). Acima temos a cãmera de 8MP e o flash.

A bateria pode ser facilmente trocada e apesar de não ter uma capacidade muito grande, tem durado bastante em nossos testes, passando sempre de um dia com uso alternado entre moderado e intenso (uso de e-mail, redes sociais, internet e fotos).


Algo muito curioso é que as pessoas tem torcido o nariz para smartphones com apenas 1GB de RAM. E é algo justificável, pois quanto mais memória RAM, melhor o Sistema Android se comporta. Porém, notamos que o K8 tem um desempenho muito bom em sua categoria. O Android 6.0 Marshmallow está muito fluido no aparelho. Raramente ocorrem engasgos e os apps rodam de forma rápida. Conseguimos jogar bem games como Asphalt 8, Asphalt Nitro, Dead Trigger 2, Unkilled, entre outros, como boa fluidez, desde que com o nível de detalhes no mínimo. Na prática, não sentimos falta de mais memória RAM no aparelho, exceto pelo fato de que aplicativos que estão rodando em segundo plano às vezes demoram mais tempo para carregar. 


A câmera é boa, se saindo muito bem em fotos com bastante luz. Mas em ambientes com pouca luz aparece um pouco de ruído (pontos coloridos na imagem). O pós processamento de imagem tenta disfarçar isso e reduz um pouco este ruído, porém tira um pouco da definição das imagens. A câmera frontal surpreendeu pela qualidade acima da média, sendo boa opção para quem gosta de tirar selfies. E ela ainda conta com um flash virtual, que usa a própria tela do aparelho para iluminar o rosto da pessoa.


O mesmo se repete durante as filmagens com a câmera do LG K8. Mas por ser imagens em movimento, isso fica menos perceptível. Gostamos muito de ver que o K8 grava em Full HD tanto com a câmera traseira, quanto com a frontal. E inclusive dá para tirar fotos enquanto filma, um recurso muito útil.

O K8 traz ainda conectividade 4G, entrada para 2 SIM Cards e Rádio FM. Só ficou devendo a TV digital, que está presente somente no K10.


Apesar de termos torcido o nariz para o LG K8 na época do seu lançamento por causa do alto preço, agora finalmente ele se tornou uma opção bem interessante. Visual bonito, 4G, dual SIM, câmeras boas, bateria com autonomia decente e Android atualizado. Tudo isso por um preço (agora) muito justo.





4 comentários:

  1. Legal, ótimo review!

    ResponderExcluir
  2. .


    Um celular lançado em 2016, com 1 Giga de RAM é sacanagem... o Android rodaria bem melhor com 2 Gigas.


    .

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio poderia me dar uma dica, de que celular eu pego, VIBE C2 ou LG K8?

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio poderia me dar uma dica, de que celular eu pego, VIBE C2 ou LG K8?

    ResponderExcluir