Tecnologia do Blogger.

13/07/2014

LG L90 - O Smartphone Top da linha LIII


A LG voltou à relevância ao mundo dos smartphones quando lançou as linhas L, de aparelhos mais baratos, e G, dos aparelhos premium. E sua linha L chegou à terceira geração, com aparelhos mais modernos e atualizados. Entre eles está o L90, que é simplesmente o smartphone mais poderoso da linha LIII. Nós do Brasiligeeks testamos o L90 e colocamos nossas impressões sobre esse aparelho que nos agradou bastante.

O L90 tem um visual que remete bastante aos outros aparelhos da LG. Seu painel frontal exibe 4 botões capacitivos: voltar, home, menu e troca de chip. Na primeira geração, esses botões eram retroiluminados. Mas infelizmente a LG retirou essa funcionalidade desde a Linha LII. Por causa disso, é bastante difícil encontrar os botões em ambientes escuros, precisando adivinhar suas posições.

Tela e Desempenho

A tela, de 4,7 polegadas, tem um tamanho muito bom. Ela é grande, mas sem ser exagerada. E tem uma qualidade ótima, algo já bastante comum em dispositivos da LG, que costuma criar ótimos painéis para seus aparelhos. Mas ela poderia ter uma resolução maior. Com 960x540, ela tem uma densidade de 234ppi. Esse valor seria ótimo há um ou dois anos atrás. Mas para os padrões de hoje, com aparelho oferecendo telas HD, essa densidade não impressiona. Mesmo assim, as imagens e textos tem uma boa definição e só realmente sentimos falta de uma resolução maior ao ler textos com o mínimo de zoom ou comparar com outro aparelho com resolução maior.

Equipado com o chipset Snapdragon 400, o L90 oferece um bom desempenho no sistema, em jogos e apps. O Snapdragon 400, fabricado pela Qualcomm, é formado por um processador quad core de 1,2GHz e uma GPU gráfica Adreno 305. Conseguimos rodar bem jogos como Dead Trigger 1 e 2, Asphalt 7 e 8 e GT Racing 2, porém em configuração média. No nível de detalhes máximos, os games ainda rodaram, mas com uma fluidez menor. Apps rodam de forma fluida e raramente apresentam engasgos.


Desempenho, Sistema e Recursos

E, como vimos no caso do L70, não adianta um aparelho ter capacidade de rodar apps e games complexos se não possui memória interna para armazená-los. O L90 vêm com 8GB de memória interna, porém quase metade foi ocupado pelo próprio sistema. Mas o que sobra é suficiente para instalar uma boa quantidade de apps. E com um cartão de memória, além da possibilidade de armazenar fotos, vídeos, músicas e demais arquivos, ainda é possível mover para ele alguns apps compatíveis, liberando espaço interno.

Rodando uma das mais recentes versões do Android, o 4.4.2 KitKat, o L90 também vem com a interface personalizada da LG, a Optimus UI. A LG fez um bom trabalho em relação à sua velocidade, com respostas rápidas e que passam uma sensação de velocidade. Porém, muitos criticam sua aparência, alegando que ela é muito diferente da interface pura do Android. Os ícones são coloridos e tem um visual que remente ao Android Gingerbread. Já os fundos, brancos, são agradáveis e não comprometem a aparência. Tudo é questão de gosto, mas aqueles que não gostam da interface da LG podem trocar o tema (há vários na loja da própria LG), ou instalar um launcher (interface da tela) diferente, como o Go Launcher, Nova Launcher ou Apex Launcher.


Mas a Optimus UI tem uns truques interessantes, como o Quick Memo e o QSlide Apps. O Quick Memo permite capturar as telas, editando-as a seguir. É possível escrever, usar traços e cores diferentes, salvar e compartilhar as imagens.

Já os aplicativos QSlide são mini-apps que são executados em janela, por cima da tela inicial ou até mesmo de outros aplicativos. É possível redimencionar o tamanho da janela e deixá-la transparente. Clicando em um botão, você alterna o app entre o modo tela cheia e janela. E arrastando a janela para o canto da tela, você transforma o mini app em ícone. Existem mini apps de calculadora, navegador, calendário, agenda, entre outros.

O L90 também conta com um sensor infravermelho, que o permite controlar aparelhos com esse tipo de controle remoto. É possível controlar aparelhos como TV, DVD, Blue Ray, Micro System e até mesmo ar-condicionado. E não é só aparelho da LG que é possível controlar. Com o software de controle remoto, você pode configurar aparelhos de vários fabricantes, como Samsung, Sony, Panasonic e Toshiba. A lista é enorme e, mesmo que o fabricante não esteja na lista, ainda é possível configurar manualmente o software do controle.

E o controle remoto pode ficar na barra de notificações ou na tela de desbloqueio.



Knock Code e Knock ON

Outro recurso muito bacana do L90 é o knock on e knock code. O Knock On permite desbloquear a tela com dois toques nela, mesmo que ela esteja desligada. Também é possível desativar a tela com os mesmos dois toques, seja em um lugar vazio da tela inicial ou na barra de notificações.

 Já o Knock Code é um recurso mais recente lançado pela LG. Ele funciona de forma semelhante ao Knock ON, mas ao invés de dois toques, você digita uma sequência específica de toques na tela. Essa combinação funciona como uma senha, protegendo o aparelho de acesso por outras pessoas.

Durante a ligação, você pode virar o aparelho para baixo e silenciar a chamada. Também dá para pausar vídeos ao parar de olhar para a tela. E também existe uma função que mantém a tela ligada enquanto você está olhando para ela.

A câmera do L90 tem os mesmos 8 Megapixels da câmera do L70. Porém, ela é muito melhor! As fotos são mais nítidas, tem melhor qualidade em cenas escuras... E ela filma em qualidade Full HD! Infelizmente não é possível ajustar o foco tocando na tela durante as filmagens (ele é automático), mas ainda é possível fotografar enquanto filma.

A câmera frontal possui um sensor de 1,3MP, mas só tira fotos de até 1MP. E realiza filmagens em resolução HD. Mesmo não possuindo nada de especial, a câmera frontal é mais do que suficiente para videochamadas e para realizar alguns "selfies".

Dual Chip

Assim como outros aparelhos dual chip da LG, o L90 utiliza o mesmo sistema para troca de chips. E isso é feito de maneira muito fácil. Para alternar entre os chips ativos, basta clicar no 4º botão capacitivo. Esse método de troca de chip permite que você utilize não só o próprio discador e app de mensagens da LG, como também o de outros desenvolvedores. No menu de configurações, existe uma opção dedicada para configuração de cada SIM Card. É possível trocar os ícones e escolher qual SIM Card fará acesso à rede 3G. Assim como em outros aparelhos dual chip, não é possível manter ambos SIM Cards conectados ao 3G. Um conecta via 3G e o outro fica em 2G, mas com acesso alternado.

E o L90 utiliza o dual SIM passivo. Se você está utilizando um dos chips, o outro fica inativo até o término da ligação. Caso contrário, ambos ficam ativos para receber ligações.

Bateria

Com 2460 mAh, a generosa bateria do L90 oferece uma autonomia para até mais de um dia de uso, mesmo que seja utilizado para ligações, internet, redes sociais e outros apps, desde que o brilho esteja no médio. Aliás, normalmente carregamos o L90 no final do dia apenas para "cumprir tabela", pois não era incomum ele ter por volta de 50% de bateria.


Conclusão

Não é à toa que o L90 é o aparelho da linha LIII que mais gostamos (talvez o L80 o supere, mais ainda não o testamos). Com seu bom conjunto, o L90 oferece boa performance, câmera e autonomia de bateria. Para ser perfeito, só faltou a câmera digital. A possibilidade de utilizar o cartão micro SD para armazenar apps permite que sejam instalados muitos aplicativos. Seu preço sugerído é de 799 reais, mas é bastante comum encontrá-lo por 700 reais e até menos. Recentemente, vimos o L90 em promoção por 679 reais.

Seus principais concorrentes são o Moto G, o Xperia M2 e vários aparelhos da Samsung, como o Galaxy Grand Neo, Galaxy Gran 2 Duos e o SIII Slim. Apesar de concorrentes muito bons, o L90 oferece características que o destacam, como a ótima qualidade da tela e a câmera com filmagem Full HD.





8 comentários:

  1. TENHO UM SMARTPHONE DESSE MODELO E NÃO ESTOU CONSEGUINDO GIRAR A TELA AUTOMÁTICO. QUANDO VIRO ELE ELE ATÉ VIRA AS VEZES, MAS PARA VOLTAR EM PÉ NÃO VOLTA. E LEMBRANDO QUE ELE ESTÁ ATIVADO PARA GIRAR A TELA AUTOMÁTICO. SERÁ QUE VC PODE ME AJUDAR. GRATA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ir lá em configurações e depois gestos e ai calibrar a tela ...ele deve fica em cima de uma mesa ...calibrada a tela ele fica normal ..eu tenho um e fiz isso é ficou ótimo ww

      Excluir
  2. Gostaria de saber a opinião sincera de quem entende do assunto: LG L90 ou LG G2 mini, estou querendo comprar um dos dois so que quero saber qual tem melhor desempenho e funcionalidades.

    Minha duvida é se o g2 mini 3G possui infravermelho (em pesqueisas no google disseram que nao porem encontrei o aparelho na loja na versao 3G que possuia o infravermelho, enfim, possui ou nao possui infravermelho a versão mini 3G)
    E quanto a bateria, pelo que pude notar, talvez, seja a unica diferença entre os dois aparelhos, de fato a bateria do lg l90 é melhor??


    Att, Fernnada

    ResponderExcluir
  3. As teclas inferiores de menu, voltar e troca de sim acendem?

    ResponderExcluir
  4. Tem ele a 539 no pto frio(no merchandising) Kkkk
    Confere uns descontos legais lah!
    Mas confere mais a noite!são incríveis e chega rápido

    ResponderExcluir
  5. Como configurar para controlar o ar condicionado?

    ResponderExcluir
  6. Como configurar para controlar o ar condicionado?

    ResponderExcluir
  7. Pq quando chega uma notificação no Lg L90 a tela não acende? É normal?

    ResponderExcluir