Tecnologia do Blogger.

29/04/2014

Linha LIII - LG L35 - O smartphone barato da LG com KitKat e TV digital

Quem está a procura de um smartphone barato, pode encontrar no L30 a solução ideal, pois é um aparelho com um hardware honesto por um preço de 349 reais. Mas por apenas 50 reais a mais, você acrescenta TV digital, uma tela de resolução maior e ainda ganha um processador um pouco mais rápido. Este é o L35.

Assim como o L30, o L35 vem com uma tela LCD com painel IPS de 3,2 polegadas. Porém a resolução de tela do L35 é de 480x320, contra 320x240 do L30. O primeiro tem uma densidade de pixels de 180 ppi, contra apenas 125 ppi do segundo. O processador do L35 é um dual core de 1,2GHz, contra um dual core de 1GHz do L30.

O L35 tem uma câmera um pouco melhor também, de 3MP, contra 2MP do L30. Mas em ambos aparelhos, não espere muita qualidade, pois são câmeras básicas e simples, oferecendo sequer auto-foco. Elas quebram um galho, mas não são suficientes para substituir uma câmera compacta com qualidade.

Com uma capacidade de 1540 mAh, a bateria do L35 não surpreende, mas ainda sim deve manter uma boa autonomia, já que a tela é pequena e não deve consumir muita energia. Existem versões single e dual chip do aparelho.

Mas o grande diferencial do L35 em relação ao L30 é o suporte à TV digital. Utilizando a qualidade 1-SEG, com resolução de 320x240, a definição é baixa, mas suficiente para poder assistir TV no aparelho. Esse padrão também possibilita uma melhor estabilidade na recepção, permitindo assistir a TV até mesmo dentro de um carro ou ônibus em movimento. O aplicativo de TV possui alguns recursos bem legais, como suporte a gravações de programas na memória do dispositivo e à screenshots (fotos) do programa exibido. É possível até mesmo agendar a gravação dos programas, impedindo que você perca aquele programa favorito por não poder assistir no horário que irá passar.

Para tanto, o L35 exibe a grade de programação, que é previamente informada pelas emissoras. O único impecilho disso é que um programa pode começar um pouco antes ou depois do informado.
TV Digital do L35 - Menu com escolha dos canais
Em relação à interface, o L35 vem com a versão mais atual do Android, o 4.4 KitKat, com a camada de personalização da LG. É uma interface que sem dúvida nenhuma divide opiniões, pois enquanto que o Android puro possui uma aparência sóbria e discreta, com predominância dos tons escuros, a personalização da LG possui uma aparência mais chamativa, com os menus de opções com fundos brancos e ícones coloridos, mas com aparência um tanto defasada. Apesar de preferir a aparência do Android puro, acho a interface da LG bonita. E mesmo que não goste, ainda é possível personalizar a aparência através de temas que podem ser baixados na loja da LG (ou através de outro Launcher - Interface gráfica - como o Go Launcher ou o Apex).

Da linha LIII, apenas o L30 e L35 não receberam os aplicativos Q-Slide, que são mini apps que podem ser abertos por cima de outros aplicativos, permitindo interagir com eles, redimencionar o tamanho da tela ou maximilizá-la, deixando-a em tela cheia. Porém, isso é algo compreensível, pois a tela de apenas 3,2 polegadas desses aparelhos são pequenas demais para lidar confortavelmene com dois ou três apps abertos simultaneamente.

Exceto por isso, L30 e L35 possuem a mesma interface do resto da família LIII. Até mesmo o comportamento dessa interface é semelhante. As cores, barra de notificações e todo o resto é muito parecido, salvo as devidas proporções. A rolagem da tela é bastante fluida e a resposta aos comandos é bem rápida, apesar da pouca memória RAM (512MB). Realmente a informação do Google de que o Android KitKat teria um ótimo desempenho mesmo em aparelhos com pouca memória RAM se confirmou. Mas claro que o processador dual core de 1,2GHz também deu uma ajudinha.
Botão "Gravar" e "Capt": possibilidade de gravar e capturar uma foto,
respectivamente, do programa. Eles podem ser visualizados depois na opção
"gravaçoes".
Conclusão

Se considerarmos que é difícil encontrarmos aparelhos de qualidade custando menos de 400 reais, podemos dizer que a LG fez um ótimo trabalho com o L35. Por 399 reais, você leva para casa um smartphone com a última versão do Android, processador dual core, suporte ao dual chip e com o bônus da TV digital. Em dias onde os smartphones não param de crescer, a LG poderia ter trazido uma tela um pouco maior, mas pelo menos o aparelho ficou bastante compacto. O L35 deverá chegar ao nosso mercado agora no início de maio.


1 comentários:

  1. sim, amei esse celular, comprei agora no mês de outubro, muiiiito bom, recomendo.

    ResponderExcluir