Tecnologia do Blogger.

29/07/2012

Usando a câmera do celular para boas fotos - sonho ou realidade?

Olá à todos! Mesmo sendo vidrado em tecnologia, até hoje eu nunca tive uma câmera digital! E olha que eu gosto muito de tirar fotos! O problema não é comprar uma câmera digital, já que este foi o presente da minha noiva duas vezes. Então por que nunca comprei uma pra mim mesmo?

Acontece que eu acredito que a melhor câmera é aquela que está com você na hora que preciso. E quem se encaixa melhor nessa modalidade do que a câmera do seu celular? Ela está sempre ali, ao alcance do seu bolso (ou da sua bolsa, mochila...).

Desde os primeiros celulares com câmera que aguardo o momento em que poderemos dispensar de vez as câmeras compactas. Quando comprei o Motorola V300, primeiro celular com câmera que tive, imaginei que poderia registrar alguns momentos e que poderia dispensar minha antiga Yashica que usava filmes 35mm... Quando vi as fotos no computador, percebi que isso iria demorar muito...
Motorola V300: meu primeiro celular com câmera.

O V300 tinha uma câmera fraquinha, de apenas 0.3MP. Fonte: site Mobile Review


Hoje as coisas estão bem melhores e acredito que logo as câmeras compactas começarão a ser engolidas pelas câmeras dos celulares. O que falta pra isso? As câmeras de celulares ainda precisam oferecer um zoom que não prejudique a imagem e mais qualidade em fotos com pouca luz.


Então será o fim das câmeras fotográficas? Obviamente que não, pois câmeras semi-profissionais e profissionais possuem muito mais recursos, lentes melhores, capacidade de zoom enormes... Tudo isso acaba refletindo numa foto muito melhor. Mas e quanto às câmeras compactas? A diferença de qualidade entre elas e os celulares está diminuindo cada vez mais e elas não devem desaparecer, mas com certeza as vendas cairão bastante, a não ser que elas ganhem um salto muito grande de qualidade, se aproximando das câmeras semi-profissionais.

Foto tirada no Motorola V300 (0.3MP). Fonte: site Opala.com


Uma amostra sobre essa aproximação das câmeras dos celulares com as compactas é a apresentação de recursos nesse último que só existiam no primeiro. Por exemplo, as novas câmeras compactas estão vindo com acesso wi-fi e possibilidade e enviar o vídeo diretamente para o youtube ou redes sociais. Algumas ainda se "conectam" à smartphones para usá-los como visor da câmera.

Embora às vezes eu tenha me lamentado por não ter comprado uma câmera digital, hoje vejo que o meu sonho de levar no meu bolso uma ótima câmera que esteja sempre à mão e tire ótimas fotos em qualquer ambiente está muito próximo (Nokia Pure View 808 que o diga!).
Foto tirada  com o Samsung D820 - 1.3MP




Fontes das fotos:

Site Opala.com
Site Mobile-Review
Internet
Arquivo pessoal

3 comentários:

  1. Será que a tecnologia nao será capaz de fazer um celular ter camera tão eficiente quanto uma camera profissional?

    Marcos tony

    ResponderExcluir
  2. Imagine agora em 2019. 4 câmeras juntas.

    ResponderExcluir