29/07/2012

Usando a câmera do celular para boas fotos - sonho ou realidade?

Olá à todos! Mesmo sendo vidrado em tecnologia, até hoje eu nunca tive uma câmera digital! E olha que eu gosto muito de tirar fotos! O problema não é comprar uma câmera digital, já que este foi o presente da minha noiva duas vezes. Então por que nunca comprei uma pra mim mesmo?

Acontece que eu acredito que a melhor câmera é aquela que está com você na hora que preciso. E quem se encaixa melhor nessa modalidade do que a câmera do seu celular? Ela está sempre ali, ao alcance do seu bolso (ou da sua bolsa, mochila...).

Desde os primeiros celulares com câmera que aguardo o momento em que poderemos dispensar de vez as câmeras compactas. Quando comprei o Motorola V300, primeiro celular com câmera que tive, imaginei que poderia registrar alguns momentos e que poderia dispensar minha antiga Yashica que usava filmes 35mm... Quando vi as fotos no computador, percebi que isso iria demorar muito...
Motorola V300: meu primeiro celular com câmera.

O V300 tinha uma câmera fraquinha, de apenas 0.3MP. Fonte: site Mobile Review


Hoje as coisas estão bem melhores e acredito que logo as câmeras compactas começarão a ser engolidas pelas câmeras dos celulares. O que falta pra isso? As câmeras de celulares ainda precisam oferecer um zoom que não prejudique a imagem e mais qualidade em fotos com pouca luz.


Então será o fim das câmeras fotográficas? Obviamente que não, pois câmeras semi-profissionais e profissionais possuem muito mais recursos, lentes melhores, capacidade de zoom enormes... Tudo isso acaba refletindo numa foto muito melhor. Mas e quanto às câmeras compactas? A diferença de qualidade entre elas e os celulares está diminuindo cada vez mais e elas não devem desaparecer, mas com certeza as vendas cairão bastante, a não ser que elas ganhem um salto muito grande de qualidade, se aproximando das câmeras semi-profissionais.

Foto tirada no Motorola V300 (0.3MP). Fonte: site Opala.com


Uma amostra sobre essa aproximação das câmeras dos celulares com as compactas é a apresentação de recursos nesse último que só existiam no primeiro. Por exemplo, as novas câmeras compactas estão vindo com acesso wi-fi e possibilidade e enviar o vídeo diretamente para o youtube ou redes sociais. Algumas ainda se "conectam" à smartphones para usá-los como visor da câmera.

Embora às vezes eu tenha me lamentado por não ter comprado uma câmera digital, hoje vejo que o meu sonho de levar no meu bolso uma ótima câmera que esteja sempre à mão e tire ótimas fotos em qualquer ambiente está muito próximo (Nokia Pure View 808 que o diga!).
Foto tirada  com o Samsung D820 - 1.3MP




Fontes das fotos:

Site Opala.com
Site Mobile-Review
Internet
Arquivo pessoal

3 comentários:

  1. Será que a tecnologia nao será capaz de fazer um celular ter camera tão eficiente quanto uma camera profissional?

    Marcos tony

    ResponderExcluir
  2. Hoje em 2015, existem sim!

    ResponderExcluir
  3. Imagine agora em 2019. 4 câmeras juntas.

    ResponderExcluir