Tecnologia do Blogger.

24/06/2012

Atualização do Motorola Fire XT 317 - método alternativo


O Motorola Fire é um aparelho muito bom, mas que infelizmente veio de fábrica cheio de bugs que tiraram o seu brilho, como o problema da tela branca, travamentos e resets aleatórios. Pelo menos a Motorola lançou um update de software para o aparelho que corrige esses problemas, onde a instalação é feita pelo Motorola Software Update, cujo tutorial pode ser encontrado aqui.
Porém já imaginava que algumas pessoas teriam problemas para realizar a instalação, pois o Motorola Software Update é bem chatinho na hora de reconhecer o aparelho. Eu mesmo já tive problemas para atualizar um Milestone 2.
Neste caso existe uma alternativa que é baixar manualmente a ROM no aparelho e atualizá-lo utilizando um programa RSDLite. Este programa inclusive pode ser usado nos casos onde a atualização falhou e o aparelho não inicializa mais. Só que havia um problema: Não se encontrava a ROM atualizada do XT317 em lugar nenhum.
Porém, graças à ajuda do visitante romXT317, já podemos contar com a ROM e com essa nova opção de atualização. Também é do romXT317 o tutorial que estou publicando aqui, ensinando a fazer a atualização do XT317 através do RSDLite.

Mas antes, algumas recomendações:
  1. Sugiro que tentem primeiro o método da atualização automática, por ser mais fácil e o recomendado pela Motorola. Somente no caso de não conseguirem, façam a atualização pelo RSDLite;
  2. Só realizem o procedimento quando o aparelho estiver totalmente carregado. Se acabar a bateria durante a atualização, o XT317 pode ser danificado e somente a assistência técnica poderá repará-lo;
  3. Faça backup dos seus dados, músicas, fotos;
  4. Leiam atentamente o tutorial, procurando entender as instruções. Pular algum passo ou não prestar atenção no que está fazendo pode fazer com que o procedimento não dê certo ou que o aparelho seja danificado;
  5. Por fim, apesar de ser segura, esse procedimento pode danificar o aparelho. Nem eu nem o nosso amigo romXT317 nos responsabilizamos por qualquer dano que ocorra no aparelho, sendo que cada um deve fazer por sua conta e risco.
Agora que tudo já foi devidamente esclarecido, vamos ao tutorial:
ROM Oficial da Motorola, lançada por causa dos Bugs da versão: 4_33B_2009
Versão: DQD-436C-0-2009-A04_RFM
Data: 13/02/2012
Antes de mais nada, é necessário que se tenha consciência de que:
1- O aparelho deve estar com a bateria carregada, pois se ela acabar no meio da atualização, você não conseguirá inicializá-lo e provavelmente precisará levar à uma assistência técnica;
2- Se possível, faça a utilização usando um notebook com a bateria carregada, pois caso ocorra uma queda de energia e o computador desligue, acontecerá o mesmo problema acima e você provavelmente só levando na assistência técnica;
3- ATIVE o modo de Depuração USB;
Se você já está consciente de tudo o que mencionei acima e quer fazer a atualização, os passos são estes:
4- Clique DQD-436C-0-2009-A04_RFM(RETAIL_Brasil).7z  aqui para baixar o arquivo da ROM Oficial;
5- Clique RSDLite5.6.4.msi para baixar o RSDLite5.6.4;
6- Instale todos os Drivers do XT317;
7- Instale o RSDLite5.6.4;
8- Extraia o arquivo DQD-436C-0-2009-A04_RFM.sbf
9- Abra o RSDLite e Depois Conecte o Celular, espere até instalar todos os drivers. só continue o processo se o Modelo e IMEI, estiverem certo;
10- No RSD clique no “…” para procurar a ROM (DQD-436C-0-2009-A04_RFM.sbf);
11- Depois clique em “Start”;
12- Fique atento no progresso, o celular irá reiniciar várias vezes.
OBS: Comigo aconteceu de o celular desligar em uma parte do processo, e não ligar mais. se acontecer isso não se preocupe vai ter uma mensagem no “Status” do RSD, dizendo para Ligar o Celular Manualmente. Então Desconecte o Cabo USB, Precione o Botão de POWER do celular até ele Vibrar e Conecte o Cabo imediatamente.
Pronto! Quando terminar aparecera essa Tela:
Obs.: A senha para descompactar o arquivo zipado é: " innovations " sem aspas
Opção alternativa para baixar a ROM aqui
Especial agradecimentos ao romXT317, que criou o tutorial. Seu post original no site GSM Fans pode ser visto aqui.

14 comentários:

  1. Por favor me ajude a camera não quis funcionar? esta tudo ótimos, mas a camera mostra um erro parou inesperadamente.

    ResponderExcluir
  2. Joelma, você tem três opções: Primeiro, baixe um App de câmera na Play Store e veja se com ele vai funcionar. Se não der certo, restaure o padrão de fábrica no aparelho, pra ver se algum software está impedido a câmera de funcionar. Se ainda assim não funcionar, o jeito é levar o aparelho na assistência, pois provavelmente é um defeito no hardware.

    ResponderExcluir
  3. Olá,meu celular não apresentou nenhum dos problemas mencionados até o momento,a única dificuldade q estou encontrando é para entrar na internet.PArece q o aparelho nao esta configurado.Alguém sabe como fazer?

    Luciano.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado amigão, ficou perfeito!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? O meu cel, por enquanto, está tudo ok, porém não consigo enviar SMS. Tenho crédito e recebo sms normalmente. Vc pode me ajudar? Obrigada. Camila

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo - Eu não tive problemas com o SMS, então fica difícil saber o que está acontecendo no seu caso. Se alguém teve algum problema com SMS e realizou algum procedimento para resolver, o espaço está aberto para ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  7. (nao fiz essa atualização)eu ativei o bloqueio de tela com senha, fiz tudo direito nao errei a senha mas quando tento desbloquear a senha nao pega, ou seja, meu telefone esta inútil oq acha q eu posso fazer?????

    ResponderExcluir
  8. Ola,não consigo fazer transferêcia do bluetooth pra outro celular ou computador o que devo fazer ??me ajude..e o celular fica com um bife a cada 5 min.

    ResponderExcluir
  9. fiz esta atualização, agora é esperar para ver os resultados, espero que de certo..
    valeu a dica :D

    ResponderExcluir
  10. Meu celularquando estou em 3g e entro em rede wifi. Ao sair do wifi ele nao volta pro 3g .. dai tenho q por em modo avião e voltar ao normal..

    alguem tem isso?-

    ResponderExcluir
  11. nao consigo baixar a rom alguem pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu celular não funciona mais a tecla power/lock. O que faço? Alguém me ajuda!

    ResponderExcluir
  13. O link de download está dando erro. Pode disponibilizar outro, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já existe um link alternativo, quase no final da matéria. Em todo o caso, para não gerar confusões, eu desmarquei o link quebrado e sinalizei o novo ao lado. Um abraço!

      Excluir