Tecnologia do Blogger.

21/03/2012

Atualização para Motorola Fire XT 317 - Fim dos problemas?


Aqueles que possuem o Motorola Fire XT317 devem estar ficando louco com os problemas de travamento e tela branca que o aparelho vem apresentando frequentemente. Pelos comentários aqui do Forum, a maioria dos donos do smartphone dual chip da Motorola  tem passado por esses problemas. A troca do cartão de  memória tem minimizado os problemas, mas eles não sumiram totalmente. Praticamente não existem travamentos, mas a tela branca ainda está presente.
Finalmente resolvi tomar coragem de procurar alguma atualização no site da Motorola. Conhecida por esquecer seus aparelhos depois de lançado, não tinha muita esperança de encontrar alguma coisa. Soma-se a isso o trabalhoso processo que é preparar o celular para procurar por atualizações: é necessário realizar o download do software update da Motorola+os drivers, atualizar o software, conectar ao aparelho (que nem sempre reconhece a conexão) e só então procurar pela atualização; se encontrar, aí ainda ocorrerá o download para depois finalmente realizar a instalação... Ufa! Ainda bem que depois de tanto trabalho encontrei uma atualização para o Fire!
O XT317 continua com a versão 2.3.7, mas atualizou a versão. É tão difícil a Motorola lançar atualizações que acredito que esta saiu justamente para corrigir os vários problemas de instabilidade do aparelho.
Agora é esperar para ver se todo esse trabalho deu mesmo resultado!

182 comentários:

  1. como faço essa atualizaçao de software?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, siga o tutorial abaixo:
      http://www.brasiligeeks.com/2012/04/como-atualizar-o-motorola-fire-xt317.html

      Caso não dê certo ou apareça algum problema, é possível utilizar o método alternativo, nesse link:
      http://www.brasiligeeks.com/2012/06/atualizacao-do-motorola-fire-xt-317.html

      Excluir
  2. Eu atualizei meu celular, pois não estava reconhecendo o cartão SD. Esse problema foi resolvido, mas ainda tenho problemas com a Wifi. Meu roteador é o D-Link Dir 600 e tenho muita dificuldade para conectar o telefone com a Wifi. Quando tento conectar acontece um conflito e o roteador para de distribuir o sinal. Tenho que desligar e ligar o roteador várias vezes até conseguir usar a Wifi pelo celular... E nem sempre funciona! Ou seja, a Wifi do meu Motorola funciona quando quer! Alguém pode me ajudar? Grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wuesley, experimente mudar o canal do roteador wi-fi, mas para isso você terá que entrar nas configurações dele. Verifique em qual canal está e mude para outro, preferencialmente deixe no 3, 6 ou 8 (as opções vão de 1 a 11). Já tive problema com aparelhos não reconhecerem direito o roteador e nesse caso bastava alterar o canal pra resolver. Tente e veja se deu certo. Um abraço!

      Excluir
    2. ja notei que o xt317 não enjerga sinais maior que o 9 na escala wireles ,veja no roteador e diminuir o nivel do sinal para no maximo 9.

      Excluir
    3. E como faço para baixar o sinal?

      Excluir
  3. Estou pensando em compra esse aparelho, vocês mim recomendariam ele.

    ResponderExcluir
  4. uma duvida to tentando enviar arquivos do meu xt317 mas nao consigo achar a opçao de envio.. alguém sabe me informar como faço para enviar arquivos? obg

    ResponderExcluir
  5. Juarez, recomendo sim, desde que esteja atualizado. O ideal é checar se ele está com a última versão do software (tem um post aqui no blog mostrando a última versão). É bom também ir numa operadora e dar uma espiada no aparelho. Existem outras opções também, como o Samsung Galaxy Y Pro DUOS e o LG Optimus Net Dual. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. emerson, de que forma você está tentando enviar os arquivos? por bluetooh, email? O Android tem a opção de compartilhar uma foto, vídeo, música, etc. por email, bluetooth...

    ResponderExcluir
  7. Emerson, não estou conseguindo acessar a internetno meu motorola fire xt 317. Poderia, por favor, me ajudar a configura-lo?

    ResponderExcluir
  8. fabio ,boa tarde
    comprei um xt317 na sexta dia 17/08 ,coloquei pra dar a garga de 12 h ,no sabado pra domingo ,e a bateria dele ñ durou nada ,detalhe sem usar net nem nada ,na segunda ja tive que carregar ,e hoje de novo ,a bateria ñ dura nada ,e eu so recebi chamadas ,a seu tbm ta assim?ou o meu ta com defeito?no site da motorola disseram que é assim mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Juliam, a bateria dos smartphones android e mesmo com IOS costumam durar um dia no máximo. Esses aparelhos utilizam uma quantidade considerável de processamento. Além disso, mesmo que você não esteja acessando um site e navegando, existem apps que acessam a internet mesmo sem a sua intervenção. Esses fatores, mais o brilho da tela, acabam por drenar a bateria do celular. Desabilitar a conexão de dados melhora razoavelmente a duração, mas dificilmente ele dura dois dias em uso normal.

    ResponderExcluir
  10. obrigado fabio,mas sobre a atualização,o meu veio com a configuração igual a da sua foto do começo do post.será que ele ta atualizado?e para fazer essa atualização ,se por acaso der problema ,a garantia cobre o tal erro que pode ocorrer?desde ja agradeço sua atenção...

    ResponderExcluir
  11. Se o seu é igual ao da foto, é porque é a versão que corrige os bugs do aparelho, como a tela branca. Pra mim até o momento não apareceu uma nova atualização, mas se tiver alguma novidade eu conto para vocês.

    ResponderExcluir
  12. ATUALIZEI E MEU CELULAR NÃO QUER MAIS LIGAR,ME AJUDEM!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Amigos to pensando em comprar , Eu compro ou não ?

    ResponderExcluir
  14. Compensa comprar esse cel? Essa atualização resolve msm? Queria comprar, mas tô vendo muitas reclamações. Tô com medo de comprar e jogar dinheiro fora.

    ResponderExcluir
  15. Desisti, vou de samsung y mesmo... =/

    ResponderExcluir
  16. no meu xt317 não consigo entra na net da oi pq?

    ResponderExcluir
  17. Cleosmar, lembre-se que somente o chip no slot 1 irá acessar a internet em 3G. No slot 2, o chip só se conecta em 2.5G... Se mesmo assim não está entrando, pode ser que o APN não esteja configurado. Baixe o app APN Brasil na Play Store (é gratuito) que ele faz a configuração automática da APN.

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, meu xt317 está atualizado e tudo mais. Mas depois de 1 minuto +- que ele foi bloqueado, o display liga de novo e fica com a tela branca.
    Não é a mesma tela branca que trava...o da versão desatualizada. Ele apaga porque foi bloqueado e reacende na tela branca, mas mesmo assim recebe ligações e tudo mais, não trava...mas fica gastando bateria. Alguem já teve esse problema? Abs

    ResponderExcluir
  19. preciso de uma ajuda por favor...comprei esse cel,ta tudo funcionando bem mas não consigo enviar mensagens pelo meu chip...qdo uso outro chip vai normal mas como meu numero mesmo não consigo...oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  20. como fasso pra passar os aplicativos da memoria interna , para o sd ?, pois não consigo baixa os aplicativos , e ta dando memoria cheia

    ResponderExcluir
  21. O problema foi solucionado com essa atualização no seu caso?

    ResponderExcluir
  22. @A hipocrisia ao meu redor! - Se o seu aparelho está atualizado, procure resetá-lo ao padrão de fábrica - pode ser algum app que está gerando o problema. Caso persista, talvez seja algum problema de hardware, já que não ouvi relatos desse problema após a atualização.

    ResponderExcluir
  23. @JH - pode ser algum erro na configuração do ponto de acesso. Em breve vou colocar uma matéria com os parâmetros que devem ser configurados para os pontos de acesso, pois se eles estiverem errados, você terá problemas para acessar a internet e enviar mensagens por sms e mms.

    ResponderExcluir
  24. @Aline Guilherme - Os problemas que tinha com travamentos, resets e tela branca só foram resolvidos após a atualização, pois a primeira versão do sistema que veio no Fire era muito bugada.

    ResponderExcluir
  25. Fabio , vc pode me ajudar? meu xt 317 parou de funcionar a função de foto. Para gravar video esta normal, soh a foto q naum abre o aplicativo. como resolvo isso, tem como instalar novamente o aplicativo ?
    Grato.

    ResponderExcluir
  26. @Henrique - Teme baixar algum outro App de câmera no Google Play, como o câmera + ou o lg câmera. Se esses apps não funcionarem, tente restaurar o aparelho aos pastores de fábrica. Se isso também não funcionar, é possível que sei aparelho tenha apresentado um problema com o hardware da câmera.

    ResponderExcluir
  27. Fabio, também possuo o mesmo Motorola, a tela branca maldita aparece "pouco" para mim. Mas a uma semana estou tendo um erro que me preocupa. Meu "botão" do menu do android parou de funcionar e ontem o "botão" da gaveta do android parou também. Na primeira vez eu desliguei e voltou a funcionar mas depois parou de vez.

    meu celular nunca caiu, nem nada parecido.

    estou muito preocupada. gosto muito desse celular mesmos com esses bugs do android.

    não consigo fazer mais nada no celular. Nem salvador um contato na agenda eu consigo.

    vc jah ouviu algo parecido?

    ResponderExcluir
  28. Cara, não sei se mais alguém teve esse problema, mas eu tenho direto. Minha operadora é a OI-RS, várias mensagens que me enviam eu não recebo. Só com esse aparelho que tenho esse problema.

    ResponderExcluir
  29. Ola por favor preciso de ajuda, meu celular XT 317 tinha travado o teclado, nao desligava, dai tirei a bateria e coloquei novamente. Agora ele liga e fica somente na tela com o lgo da Motorola....o que eu faco? por favor alguem pode ajudar?
    Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
  30. Meu celular xt317 deixou de acessar a internet há cerca de uma semana, já tentei usar a internet com o chip oi e vivo e nada, sequer aparece o símbolo da internet. A proposito de vez em quando o chip oi aparece como cartão invalido. O que devo fazer???

    ResponderExcluir
  31. @Sara, baixe no Google Play o app APN Brasil para configurar a conexão, pode ser que isso resolva. Outra opção é configurar o APN manualmente. Coloquei recentemente uma matéria aqui no site.

    ResponderExcluir
  32. @Ana - Aqui no site tem uma matéria ensinando a resetar o Fire para o padrão de fábrica ( http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1135882016259685643#editor/target=post;postID=221724645018084553 ). Dá uma olhada que provavelmente deve resolver. Um abraço.

    ResponderExcluir
  33. @Tiago - o chip da Oi está em qual slot? 1 ou 2?

    ResponderExcluir
  34. @Chun - ainda não havia visto no fire, mas já vi em muitos Milestones. Trata-se de um problema na tela e é de hardware, não software. Provavelmente você terá que levar o aparelho à assistência, pois o defeito só tende a piorar e logo deve atingir mais uma parte da tela.

    ResponderExcluir
  35. Ola Fabio ; me celular apresentava estes mesmos problemas tela branca, cartão sendo retirado enesperadamente fiz atualização com a propria Motorola e adiantou porem nao consigo aramzenar quase nada pois a memoria é pequena tem alguma configuraç~çao p se fazer ou tenho que comprar um oputro cartão de memoria????
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  36. Olá, eu tenho um aparelho do mesmo modelo e marca, porém, percebi que ele não tem muita memória para aplicativos sem o cartão SD. comprei um cartão SD de 8 gb, mas toda vez que vou baixar algum aplicativo, o sistema "responde" que não há espaço suficiente para armazenamento, há alguma solução para este problema? aguardo resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Olá, eu tenho um aparelho do mesmo modelo e marca, porém, percebi que ele não tem muita memória para aplicativos sem o cartão SD. comprei um cartão SD de 8 gb, mas toda vez que vou baixar algum aplicativo, o sistema "responde" que não há espaço suficiente para armazenamento, há alguma solução para este problema? aguardo resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Fabio,naão consigo passar musicas via bluetooth no motorola,qual é o caminho? :)

    ResponderExcluir
  39. BOA TARDE FABIO!!! COMPREI UM CELULAR MOTOROLA XT317 , E ESTOU COM PROBLEMA NO FONINHO..... QDO LIGÃO PARA MIM.... CAI DIRETO NA CAIXA POSTAL, E QDO VOU ATENDER CAI TB A LIGAÇÃO..... O QUE SERÁ Q ESTA ACONTECENDO ? SERÁ QUE TENHO QUE CONFIGURAR?

    ALINE FERNANDA

    ResponderExcluir
  40. O meu está descarregando muito rapido a bateria não dura um dia todo , ai quando eu vou ver o que está consumindo a bateria , aparece o facebook , o wi-fi o android e umas outras coisas , só que eu não sei fechar nada disso. Será que alguém poderia me ajudar ? :/

    ResponderExcluir
  41. Gente esse celular é uma porcaria viu, agora fica dando problemas no botão ligar/desligar ele entra na tela de bloqueio quando aperto no botão de pra desbloquear ele, ele acende e depois se aperto novamente não consigo apagar mais ele, ou quando apago não consigo ligar mais, o que faço? por favor me ajude, ja estou ficando louca aqui, obrigado.

    ResponderExcluir
  42. MARINA GERMANO25/09/2012, 13:16

    OI FABIO TB ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DE FALTA DE MEMÓRIA, EU JÁ NÃO CONSIGO ATUALIZAR MEUS APLICATIVOS PQ O APARELHO DIZ QUE NÃO HÁ MEMÓRIA SUFICIENTE E SÃO APLICATIVOS QUE NÃO CONSIGO ENVIAR PRO MICRO SD, COMO FAZER, ATUALIZAR, RESETAR??? AGRADEÇO DESDE JÁ.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia,

    Estou com um problema um pouco diferente:

    Fiz a atualização descrita neste site, e o celular parou de apresentar os problemas mais grave relatados.

    Porém um, continua parcialmente. A tela branca. A tela do celular ascende aleatóriamente, ficando toda branca. Mas diferentemente de outros casos, o celular não trava. Não preciso remover a bateria, nem nada do gênero, pois ao apertar o botão na parte de cima do aparelho para desbolquea-lo a tela volta ao normal.

    O grande problema disso é que como a maior parte das vezes eu sequer percebo que a tela está acesa, pois o celular está no meu bolso, ele acaba gastando MUITO mais bateria do que o normal.

    Tem solução isso?

    ResponderExcluir
  44. Bom dia! Fabio por favor.... É o seguinte, mais ou menos de minuto em minuto meu cel soa um BIP maldito, já tirei tudo que é som, a unica forma de parar e colocando no silencioso, mas não posso deixa-lo sempre assim.

    ResponderExcluir
  45. Estou com um problema no meu celular. Quando estou usando o SIM1, o SIM2 fica desativado. A mesma coisa acontece qnd estou na internet, o SIM nao utilizado acaba sendo desativado.
    Como configurar para usar DUAL?

    ResponderExcluir
  46. Ola comprei tbem um XT317 estao com o mesmo problema, tem um bip insulportavel, e qdo estou usando um SIM o outro fica desativado e a internet tbem, alguem pode me ajudar por favor estou ficando louca.

    ResponderExcluir
  47. Esse problema do Sim 1 ficar inativo enquanto o sim 2 esta em uso e vice-versa na verdade é uma característica do aparelho, que é do tipo dual standby. Somente o Samsung Galaxy S Duos , lançado recentemente aqui no Brasil, suporta os dois chips ativos simultaneamente. Em relação ao bip, nunca tive esse problema. Quem souber alguma dica em relação a esse problema, compartilhe connosco.

    ResponderExcluir
  48. OI FABIO TB ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DE FALTA DE MEMÓRIA, EU JÁ NÃO CONSIGO ATUALIZAR MEUS APLICATIVOS PQ O APARELHO DIZ QUE NÃO HÁ MEMÓRIA SUFICIENTE E SÃO APLICATIVOS QUE NÃO CONSIGO ENVIAR PRO MICRO SD, COMO FAZER, ATUALIZAR, RESETAR??? AGRADEÇO DESDE JÁ.

    ResponderExcluir
  49. OI FABIO TB ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DE FALTA DE MEMÓRIA, EU JÁ NÃO CONSIGO ATUALIZAR MEUS APLICATIVOS PQ O APARELHO DIZ QUE NÃO HÁ MEMÓRIA SUFICIENTE E SÃO APLICATIVOS QUE NÃO CONSIGO ENVIAR PRO MICRO SD, COMO FAZER, ATUALIZAR, RESETAR??? AGRADEÇO DESDE JÁ.

    ResponderExcluir
  50. para usar o gps precisar estar conectado a net?

    ResponderExcluir
  51. Fabio,
    Tb estou com o problema de nao conseguir baixar e nem atualizar os apicativos pq o aparelho diz q esta com memoria insufuciente. O que eu faço?
    qualquer coisa manda p meu email rodrigomaul_@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  52. @Rodrigo e @M onica - Infelizmente não há o que fazer a não ser desinstalar alguns apps para liberar memória ou tentar mover todos os apps que permitirem o remanejamento para o cartão de memória. Também ajuda limpar o cache de apps como o navegador de internet, que ocupam muito espaço. O navegador Dolphin permite usar o cartão de memória para armazenar o cache.

    ResponderExcluir
  53. @Anônimo - O GPS funciona mesmo que a conexão de dados esteja desabilitada, mas demora mais tempo para encontrar os satélites, pois com a conexão de dados habilitada ele faz triangulação de antenas e encontra a localização mais rapidamente. Mas para usar o GPS como guia seria necessário instalar um app de navegação, ou configurar o google maps para salvar os mapas offline.

    ResponderExcluir
  54. Ola! meu xt não ta travando qdo aperto o botao de travamento, como faço para atualizar? nao consigo travar nem desbloquear pela tecla (liga/desliga). Outra coisa, como faço para calibrar??? nao consigo concluir

    ResponderExcluir
  55. @Anônimo - por acaso o botão liga/desliga não está com problema?

    ResponderExcluir
  56. Não nao, ora funciona ora nao.

    ResponderExcluir
  57. ola meu xt apresentou um problema diferente... nao tem akele icone q e um H com 2 setas uma p cima e outra p baixo q fika na parte superior da tela ao lado dos indicadores de status do sim 1 e sim 2 pois eh ele simplesmente desapareceu da tela ai nao conseguir mais acessar a internet ja mexi em tudo e nada, por favor vcs poderiam me ajudar? obrigada.. katry

    ResponderExcluir
  58. Oi preciso de ajuda,meus aplicativos baixados todos ficam na memoria do telefone não consigo transferi-las para o SD como faço? ,pois a memoria do telefone é pouco e limita a quantidade de app's que necessito

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de saber como faço para enviar músicas por bluetooth. Eu não consigo, de maneira alguma :S

    ResponderExcluir
  60. Meu problema é com o bluetooth, não consigo enviar dados, consigo parear com outros aparelhos, consigo receber músicas, mas não consigo enviar, pq não consigo achar a opção de envio via bluetooth.

    ResponderExcluir
  61. meu problema é só a tela branca como fasso pra isso para de acontecer ?

    ResponderExcluir
  62. Oi estou com problemas demandar sms dos dois chips, já troquei o aparelho por outro, fiz a configuração pela operador, mas não vai de jeito nenhum, quando coloco outro chip, de algum colega, a mensagem vai normalmente, qual o problema, saberia me dizer como soluciona-la, pois estou pensando em trocar meu nº, pois nem mesmo eu trocando o chip, o sms não vai, estou achando que é problemas com a minha linha, poderia me ajudar....

    ResponderExcluir
  63. @douglas pivato - Você já atualizou? A atualização tem resolvido esse problema.

    ResponderExcluir
  64. @Raquel Natalia Desiderio Da Silva - não sei te dizer o que está acontecendo, pois não tive problemas com SMS aqui. Se você está colocando outro chip e está funcionando, parece ser alguma incompatibilidade... Mas é difícil saber.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. TAMBEM NAO CONSIGO ENVIAR ARQUIVOS VIA BLUETOOTH. COMO EU DEVO FAZER PARA SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA? SE ALGUEM SOUBER, POR FAVOR ME INFORME. COMPREI O MEU TEM UM MES E NAO TIVE NENHUM PROBLEMA ALEM DESSE DE NAO CONSEGUIR ENVIAR ARQUIVOS VIA BLUETOOTH COMO MUSICAS E VIDEOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode precionar a musica ou o video com o dedo por pelomenos 5 sg e log vai aparecer a funçao envia

      Excluir
  67. Olá Fabio Boa noite
    Tenho meu celular há 11 dias. Vc disse que o 3G so funciona no slot 1, e o meu vivo está no 1 e o claro no 2. porém vive aquele barulho/apito chato a cada 5/7 minutos, mas se eu inverto a posição dos chips ele nao reconhece o claro, e fica sem rede.. entao eu convivo com ele ou dexi no vibra call.
    Hoje fui mandar msg no face, e nao ia. abria a janela da internet (nao tinha clicado nela) e entrava tmb para logar no gmail (já está logado) e aparecia uma tela branca por segundos, meu cel travava qndo eu ia mandar msg no face...
    No meu caso, você acha recomendavel fazer essa atualização ??
    muito obrigado pelo post, eu ja estava ficando louca atras de respostas haha

    ResponderExcluir
  68. Mykael Nazaré25/10/2012, 20:17

    Olá.. No meu celuar esses problemas acontecem.. E hoje alem desses problemas, os botoes sensíveis ao toque, quando tocados não vibram mais o celular, como configurado.. Alguem pode me ajudar? Essa atualizacao arruma isso tbm?

    ResponderExcluir
  69. Olá denovo Fábio, acho que terei que atualiza-lo mesmo, hoje eu nao conseguia escrever em nd do face nem na net, apenas mandar msg :/

    ResponderExcluir
  70. @Miryellen Ruiz Fornetti - aí depende de você. Sempre conectado tem a vantagem de ter acesso à emails, notificações e abrir sites sempre que quiser, sem ter o trabalho de ficar habilitando conexões. Mas isso gasta dados do seu plano e aumenta o consumo de bateria.

    ResponderExcluir
  71. @ Sirlene Pereira - para enviar arquivos via bluetooth, use um app como o bluetooth file transfer, que permite fazer isso mais facilmente.

    ResponderExcluir
  72. @Mykael Nazaré - tente ver se nas configurações do teclado que você está usando (dentro de configurações --> idioma e teclado) a opção para vibrar ao pressionar está habilitada. Caso esteja, pode ser um problema de hardware e a atualização não irá resolver, somente levando na autorizada.

    ResponderExcluir
  73. @Mariana - não sei se esse problema que você tem está relacionada à atualização - provavelmente não - pois os problemas que ela resolve são relacionados à tela branca e travamentos.

    ResponderExcluir
  74. Cara me ajuda eu baixeii alguns apps e eles fikam na memoria do telefone
    e nao sao todos qe da pra mover pra o cartao sd
    e agr como faço pra subistituir a memoria?para qe eu possa baixar mais apps?

    ResponderExcluir
  75. possuo um xt fire 317 a 2 meses e nele funciona tudo!! ele só peca nos jogos e quando está desligado e toca o alarme programado ele liga no modo avião, aí sou obrigado a desligar e ligar.

    ResponderExcluir
  76. Olá meu nome é Fábio e estou pensando em comprar esse celular...
    Mas estou com um certo medo.
    Serar que eu devo comprar esse celular ?

    ResponderExcluir
  77. @camarorebaixado
    Eu acho que sim. Se você comparar com outros vai perceber que ainda assim é uma ótima opção. Fazer o root tb pode ser uma ótima decisão para liberar memória interna. O meu chegou recentemente e a verdade é que hj em dia o valor dele está bem em conta, e é a melhor opção para um android 3g para alguem que não quer ou não pode pagar essas super maquinas. Vai fundo cara, sem contar que tem garantia. =)

    ResponderExcluir
  78. Entendii Fabio
    Mas ainda sim continuo com dúvida, esse barulho de bip não para de pertubar, porém nao posso inverter o chip porque o 3G que uso é da vivo, e ele fica no slot 1 :// alguém sabe como tirar esse barulho a casa 5 mint ????

    ResponderExcluir
  79. Comprei esse aparelho vai fazer um mês os problemas dele no momento é com a memória não pode baixar nada ou fica no facebook que ele aparece a mensagem dizendo que esta com a memória cheia. Mas meu cartão de memoria é de 8giga e nao consigo resolver e já to me arrependendo da compra ;@
    Alguem pode me ajudar a resolver de vez esse problema?

    ResponderExcluir
  80. Olaa tenho esse aparelho ja ha 6 meses nao estou satisfeita por 3 motivos 1 pq o audio dele e baixo sera qe teem com aumenta a funçao do audio?
    2- a tela tambeem fica branca do nada e trava tenho qe retirar a bateria e recoloca-la para funcionar
    e 3- a droga do celular a bateriia num dura 1 dia ela descarrega mto rapido e diz qe o sistema android porfavor me ajude em qestao da bateria?

    obg

    ResponderExcluir
  81. Fala ai pessoal , tenho esse aparelho a uns 7 meses , ele estava dando problema mais quando atualizei ele nao tive mais problemas , a tela branca parou de dar e cartão de memoria nao é mais removido ta uma BELEZA agora . quem estiver em duvidas em atualizar nao tenha medo vale muito a pena ABRAÇOS !!!

    ResponderExcluir
  82. Eu atualizei meu celular a uns 2 meses atrás exatamente pelo mesmo motivos dos demais - tela branca, SD não reconhecido entre outros - agora após dois meses meu celular desligou por falta de bateria, quando conectei o carregador entrou numa tela preta com letras brancas e não consigo tirar dela. Alguém tem alguma noção do que deve ser feito?

    ResponderExcluir
  83. onde axo a atualizzaçã dele algm posta o link aqii pra mim

    ResponderExcluir
  84. Acabei de comprar esse aparelho com android 2.3.... O aparelho é bom gente?

    ResponderExcluir
  85. Olá..to com problema no recebimento de MMS, não consigo receber e nem enviar. Quando o sms é muito extenso vira mms, mas não envia..
    Consegue me ajudar???

    ResponderExcluir
  86. Eu não consigo enviar músicas por bluetooth.
    Me explica passo a passo por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu nome é andrezza tenho 12 anos.
      boom nossos celulares sao bem complicados para isso. Entao passarei.
      primeiro vai no menu
      depois vc acha la gerenciador de arquirvosai vai aparecer suas musicas vc clicar e segura por 5 segundos que ira aparecer enviar ai vc colocar bluetooth pronto carol.



      Excluir
  87. O meu não atualiza. O programa não consegue se conectar ao servidor... estou ficando louco com isso.

    ResponderExcluir
  88. Bom, eu tenho esse aparelho e vai algumas dicas:
    1º Questão de memoria: só não deixar o celular atualizar maps, voice entre outras, ele atualiza sozinho com a primeira conexão com a internet, só desinstalar, funciona a mesma coisa.
    2º Tela branca, só você desbloquear o aparelho, mais depois a tela volta, e ocorre quando a bateria está fraca.
    3º Comer os creditos todos os dias, configurações >Dual chip > desativar dados, quando quiser usar a internet pelo chip, só ativar, no meu caso só uso o wi-fi.

    Que eu me lembre é só

    ResponderExcluir
  89. Anônimo disse...
    possuo um xt fire 317 a 2 meses e nele funciona tudo!! ele só peca nos jogos e quando está desligado e toca o alarme programado ele liga no modo avião, aí sou obrigado a desligar e ligar.

    ------------------------------

    Bom, no mesmo botão que você liga ele, tem o Modo Avião desativar, não é necessário desligar o celular e ligar, pq convenhamos, demora uma eternidade

    ResponderExcluir
  90. Bom Mariana Rodrigues, esse barulho que você diz são as notificações, se alguém mandar msg p vc no face, ou notificações, talk, orkut.... tudo faz o barulho, é possivel tirar, na parte de som nas configurações, abaixo do toque do telefone, tem toque de notificações, você coloca para escolher, a primeira opção de todos os toques é o silencioso, assim quando chegar notificações ele não irá fazer os toquinhos chatos

    ResponderExcluir
  91. Ola Tamara mt obrigadaa! eu fiz o que vc falou e notei que ja estava em silencioso :/ para confirmar, desliguei e liguei e o barulho a cada 5mint continua..a net 3G só funciona no slot 1 ??

    ResponderExcluir
  92. Olá tenho celular Motorola XT317 e não consigo usara internet... Ja tentei de tudo.. mas não oonsegui..
    Alguém pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  93. cara estou com um serio problema com a memoria interna , ela fica sempre com memoria insuficiente , como faço pra mover ou salvar os arquivos como aplicativos e etc no cartão de memoria ?

    ResponderExcluir
  94. Olá pessoal, meu nome é Érica e o meu aparelho tá tocando musica sozinho, não consigo fazer parar.. Se alguém poder me ajudar, por favor!

    ResponderExcluir
  95. No primeiro momento apaixonei pelo aparelho, porém no segundo dia de uso começou a dar problemas. O problema mais grave é a bateria durar 1 dia, isso é inadimissível quando não se usa muito o aparelho. O Fábio Moura disse que isso é normal para aparelhos que possui android, porém conheço outras marcas como a sansug que possui android e a bateria dura até 4 dias.

    ResponderExcluir
  96. Celular Motorola Fire XT317 tem instagram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao mas vc pode baixar pelo play store

      Excluir
  97. Boa noite ,Fabio

    gostaria de saber como faço para mover os apps para cartao de memorio? por favor me diga qual o caminho?

    ResponderExcluir
  98. Olá Fábio. Recebi o meu Fire xt317 ontem e estava funcionando tudo bem. Porém, aconteceu um defeito naquela opção de girar a tela. Quando eu deixo a funçao girar automaticamente a tela gira sempre que o aplicativo permite essa função, porém a tela continua virada mesmo quando coloco o celular na posição inicial. Ele não gira mais. Já redefini os padrões de fábrica, mas não adiantou. O que eu faço???

    ResponderExcluir
  99. @Katia - Se não me engano, existe uma opção no Fire para calibrar a tela. Deve estar como calibrar a tela, calibração da tela ou algo assim. Acho que recalibrando-a você reseolve esse problema. Abraço.

    ResponderExcluir
  100. @Tamiriz - dentro de configuração-->aplicativos--> gerenciar aplicativos. Dentro de cada aplicativo estará a opção "mover para o cartão SD". Porém a maioria dos apps não suportam ser movidos para o cartão.

    ResponderExcluir
  101. Fabio. Estou pensando em comprar esse aparelho, mas estou em dúvidas, devido os comentários, o qu evc me aconselha. Fecho a compra ou mudo de aparelho?

    ResponderExcluir
  102. Ow fabio, queria desativar a opção 3G que está comendo todos meus creditos, mesmo eu usando Wi-Fi, estou ficando puta já, colocando credito e na hora da ligação ZERO de saldo. >< Só que eu não consegui desativar esse 3G. Me ajuda? Obrigada

    ResponderExcluir
  103. a minha instalaçao ta eternamente nessa tela:
    "a atualizacao do sofwatare da motorola esta lendo a configuraçao do seu dispositivo. por favor aguarde"

    q q eu faço???

    ResponderExcluir
  104. Por favor. alguém sabe como faço para baixar ou encontrar um manual do XT317? Obrigada.

    ResponderExcluir
  105. @ Luiz - O manual pode ser baixado aqui:
    http://www.motorola.com/staticfiles/Support/BR-PT/Mobile%20Phones/XT317_Spice_Key/Documents/StaticFiles/XT317_BR-PT_UG_68016421001B.pdf

    ResponderExcluir
  106. bom dia Fabio meu nome e Thomaz como eu fasso para tranferir os aplicativos baixados para o sd pois a memoria do meu motorola xt pois sua memoria e mto pequena...
    e tem mais como q eu faço para deixar minha net mais rapida pois não consigo nem converssar pelo face pq não carrega...
    desdeja agradeço...

    ResponderExcluir
  107. @Thomaz Erik Balmant - Infelizmente apenas alguns apps permitem ser movidos para o cartão de memória - essa opção aparece disponível dentro de "gerenciar aplicativos". A maioria não permite ser movida e mesmo os que permitem, ainda assim fica uma parte na memória principal. Quanto a internet não faço idéia o que possa ser além da sua conexão 3G. Infelizmente nosso 3G ainda é lastimável...

    ResponderExcluir
  108. Ana!!! Vc conseguiu resolver o problema do logo só aparecendo sem conseguir acessar os dados do celular? to com o mesmo problema...estou desesperadaaaaa! Alguma luz?

    ResponderExcluir
  109. @Farnnyn - como assim, seu celular fica travado no logo da Motorola e não inicializa? Se for isso, tem uma matéria aqui no site que pode resolver: http://www.brasiligeeks.com/2012/08/ressucitando-o-fire-xt317-quando-nao.html

    ResponderExcluir
  110. Eai Fabio , formatei meu celular e ele apareçeu os chips inativos ... dizem que é problema no IMEI , mandaram eu baixar um app chamado Terminal Emulator , mais eu nã osei mecher , teria como mandar um tutorial ae ?

    ResponderExcluir
  111. Alguem poderia me ajudar ja naum sei o q faço ja tentei me conectar em duas redes diferentes mais as redes ficam com o mesmo problema obtendo IP fica mais de 5 minutos e não conectos com outro aparelho conecto normalmente... O aparelho ja veio atualizado de fabrica

    ResponderExcluir
  112. Oi Fabio, cara me tira uma duvida! tenho o motorola xt 317 dual chip, tem como por foto no perfil eu das mensagens sms! so aparece do destinatario! vlw aguardo

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde,minha internet deu problema no DNS e o técnico da Oi me ensinou a configurar minha central de rede e compartilhamento para conseguir acessar a internet através do meu netbook.Posteriormente,percebi que o notebook daqui de casa não estava acessando,então realizei o mesmo procedimento e deu certo mas,quando fui tentar acessar pelo meu celular motorola xt317 não consegui(Obs:ontem funcionou normalmente mas,hj devido a mudança de configuração,ela conecta mas,não entra nas páginas!).O pessoal da oi pediu que eu olhasse na net entao,gostaria que me ajudassem!Obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
  114. @jeffer - Já tentei fazer isso também, mas não consegui e acabei desistindo. De qualquer forma, esse procedimento só serviria para você ver sua própria foto, já que para o destinatário irá aparecer a foto que ele colocou de você.

    ResponderExcluir
  115. Olá, eu gostaria de saber se tem como fazer o celular parar de gastar meus créditos com internet, eu uso o wi-fi aqui de casa sem problema, o unico problema é que em qualquer momento em que o wi-fi não pega ele gasta meus créditos para entraar na internet, sozinho >.>.. o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  116. Fabioo me ajuda pf! !

    comprei meu 317 dia 4 de agosto.
    A bateria acaba muito rápido carrego todo dia p que eu faço to ficando doiida com isso! .

    ResponderExcluir
  117. @Anônimo - O problema é que, por estarem sempre conectados, os smartphones com Android consomem muita bateria. Normalmente o uso dá apenas para um dia, precisando carregar no fim do dia ou até antes.

    ResponderExcluir
  118. Fabio, acabei de comprar esse celular pela internet e estou um pouco apreensivo... Depois de ver tantas reclamações estou com duvida se fiz um bom negocio. Pelo que você tem visto, acha que terei muitas dores de cabeça com ele ? Se eu apenas atualizar vai resolver meus problemas ? Obrigado !

    ResponderExcluir
  119. Comprei esse aparelho para dar de presente ao meu marido,mas quando pede para adicionar uma conta é um problema. Já tentei add tanto a do hotmail quanto criar uma conta no Gmail. mas sempre vem a mesma mensagem: Não é possível estabelecer uma conexão de dados confiável com o servidor.Diz que pode ser um problema temporário ou ou talvez seu telefone não esteja habilitado para serviços de dados. E mandam entrar em contato com o atendimento ao cliente.Já no meu aparelho,que é id~entico,eu não tive esse problema. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  120. Olá,meu celular não apresentou nenhum dos problemas mencionados até o momento,a única dificuldade q estou encontrando é para entrar na internet.PArece q o aparelho nao esta configurado.Alguém sabe como fazer? Simplesmente não consigo nem criar uma conta e nem adicionar a minha.
    Alguém me ajude!

    ResponderExcluir
  121. uma merda esse celular.um bip forte a cada 5 minutos..liberar espaço toda vez q tento mexer ..ate mesmo fazer ligaçao...nao posso abaixar nenhum app pois mesmo mandando armazenar no cartao sd q esta vazio a memoria interna nao permite sem contar q na primeira semana de uso tive q formatar meu aparelho porq tocava musica sem parar..nao aconselho ninguem a comprar.

    ResponderExcluir
  122. Bom dia Fabio
    nao sei se voce pode me ajudar ... Essa atualizacao vai solucionar qual dos problrma? Tela branca ainda eh um problema no meu aparelho.
    Mais tambem estou com problema nos chips.. nao esttou recebendo msg. Nem ligacao quando eh no chip da ViVo.. existe algum atualizacao para esse problema?
    so mais uma coisa... teria como voce explica novamente esse poste pq nao consegui fazer a atualizacao.
    obrigada
    otimo dia.
    Livia

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde!!! meu aprelho fica tocando um bips quese todo o momento ja fiz de tudo que pudia e nada faz o som inrritante parrar!!! o que façoo?

    ResponderExcluir
  124. Meu aparelhocaiu e ñ quer mais pegar a tela, eu toco toco toco e nada, só o boltão de voltar e pesquisar que ainda pega o que faço?

    ResponderExcluir
  125. Atualizeu o softwerw, mas ainda assim não reconheçe o cartão sd. O que faço???
    Pleasee!

    ResponderExcluir
  126. BOA TARDE! PODEM PASSAR PASSO A PASSO DA ATUALIZAÇÃO?! NÃO FAÇO IDEIA DE COMO FAZER ISSO! VALEU.

    ResponderExcluir
  127. Boa Tarde!
    Tenho xt317, sai desativando o acesso a internet, e agora não consigo ativa novamente, o android também não consigo ativar, nem wifi está pegando direito. me ajude help...

    ResponderExcluir
  128. @Natalia - Verifique dentro de configurações - rede sem fio e outras, se o modo avião está desmarcado e se, dentro de redes móveis, os dados estão ativados.

    ResponderExcluir
  129. @Anônimo - Vai na busca do site que você encontra os dois métodos de atualização. Tente o primeiro método e, caso não dê certo, procure pelo método alternativo.

    ResponderExcluir
  130. @Anônimo - A atualização não é para corrigir problema no reconhecimento do cartão micro SD. Se não está reconhecendo: 1º teste outro cartão. 2º caso o outro cartão não funcione, é problema de hardware e aí, só levando na assistência.

    ResponderExcluir
  131. @Anônimo - Essa atualização é para resolver o problema da tela branca e dos resets aleatórios.

    ResponderExcluir
  132. @tinho - Aí não tem milagre... Tem que levar na assistência técnica...

    ResponderExcluir
  133. Oi meu aparelho XT317 vivi dando memoria cheia não sei mais o que fazer pois toda vez que baixo um apps aparece a mensagem ..
    Alguem mi ajudaaaaaaaaaaaaaa....

    ResponderExcluir
  134. @Claudia - Segura o botão liga/desliga, vai aparecer um menu. Se a opção "Modo Avião" estiver com o status ligado, clique nele para desativá-lo.

    ResponderExcluir
  135. @Aline Agnes - Dê uma olhada nessas duas matérias aqui do site: http://www.brasiligeeks.com/2012/12/poucas-dicas-para-aumentar-o-espaco-de.html

    e

    http://www.brasiligeeks.com/2012/12/apps-e-espaco-para-armazena-los.html

    ResponderExcluir
  136. Meu celular gasta 50 por dia, como se eu estivesse entrado na net com ele, acho que é por causa do ''noticias e clima'' mais eu não quero mais essa droga como faço pra apagar ou pra desativar ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro de configurações, procure pelo item de Redes e deixe a opção dados ativados desmarcada. Assim ele só acessará uma conexão via wi-fi.

      Excluir
  137. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  138. @Marcio Kakizaki - Tenta fazer o rest para o padrão de fábrica, pois pode ser algum app que deixou o celular assim. Caso não resolva, o problema é hardware e aí, só levando na assistência.

    ResponderExcluir
  139. ola Fabio J S Moura eu tenho esse aparelho mais pq nao consigo enviar mesagens...

    ResponderExcluir
  140. Fabio, vale a pena fazer root no xt e excluir alguns apps nativos para liberar memória? tava pensando em fazer isso, vai que resolve um pouco..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, recentemente fiz um processo para jogar os arquivos no cartão SD num celular Galaxy Y Duos, que tem o mesmo problema de memória do XT317. Mesmo sendo aparelhos diferentes, o processo é o mesmo. É necessário fazer root no aparelho, criar uma partição exclusiva no cartão SD instalar um app que, com acesso root, consegue mover os apps para o cartão. E realmente funcionou, permitindo instalar muitos apps sem diminuir a quantidade de memória.

      Excluir
  141. Boa Tarde, não consigo atualizar meu celular pois em nenhum dos dois métodos eles encontram o número de IMEI do meu celular, então acabam dando, alguém saberia como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu aparelho ainda está na garantia? Se estiver, o melhor é levar até eles.

      Excluir
  142. Olá, você sabe como cancelar a conexão automatica com a operadora do telefone, quase sempre uso wi-fi, mas qd estou fora de alcance ele se conecta automatico com a 3g

    ResponderExcluir
  143. Fernando Oliveira25/04/2013, 17:04

    No meu aparelho apareceu que os fones de ouvidos estão conectados, mas na verdade não conectei fone algum. Como soluciono esse problema?

    ResponderExcluir
  144. Comprei a menos de um mês o aparelho XT317 da Motorola. Tenho um problema que não vi ningém falando a respeito, por esse motivo gostaria de saber se pode ser resolvido através de uma correção no sistema, conforme segue:
    O único defeito, por enquanto, que detequetei foi que os catões SIM param de funcionar apresentando a mensagem (SEM SERVIÇO), o sistema continua normal, ou seja, funciona o WI-FI (acesso a internet), reconhece os cartões SIM, mas aparece uma bolinha vermelha com um “x” branco bem dentro do ícone que representa o SIM 1 e 2 (G1 e G2) que fica ao lado do informe de carga da bateria e do relógio, bem em cima a direita e a mensagem na parte oculta da tela inicial (SEM SERVIÇOS) só volta ao normal, as vezes, quando eu reinicio ou quando não resolve tenho que tirar e colocar a bateria, mas resolve por pouco tempo, porque volta a acontecer logo em seguida.
    Isso esta me atrapalhando, pois eu recebo muitas ligações e o pessoal depois reclama que eu estou com o aparelho desligado e quando eu vou ver realmente apresenta (SEM SERVIÇO) ai só reiniciando ou tirando a bateria para voltar, por pouco tempo, a funcionar.
    Por este motivo gostaria de saber se tem alguma configuração expecífica para resolver, até porque não parece ser placa e sim sistema, ou se neste caso somente assistência?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi esse tipo de problema, mas em outros aparelhos... O difícil é saber se é o aparelho ou o sinal das operadoras que estão muito ruins... Pelo menos eu ainda não havia ouvido relato desse tipo de problema neste aparelho.

      Excluir
  145. boa noite fabio eu comprei o motorola xt 317 e nao consegui encontrar a opçao de alarme poderia me ajudar fico grato

    ResponderExcluir
  146. como posso passar os aplicativos da memoria interna para o sd ? tá dando memória cheia e eu só tenho nele o face e Whatsapp

    ResponderExcluir
  147. Boa Tarde,

    Estou com um problema gravissimo, meu celular motoria xt317 só dá caixa postal quando me ligam só dá caixa postal alguma solução para este problema?

    ResponderExcluir
  148. Olá,

    Meu motorola xt317 está indicando direto que a memória interna está cheia. Só que não consigo apagar a maioria dos aplicativos. Alguém aí sabe como entro na memória do celular para apagar manualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você consegue ligar normalmente? Acontece nos dois chips? Já tentou o reset de fábrica?

      Excluir
    2. O problema é que você tem que rootear o celular para ter acesso aos apps instalados junto ao firmware. Mas é um procedimento arriscado e apagar o app errado simplesmente vai inutilizar seu aparelho. Uma vez rooteado, é mais fácil usar um aplicativo que engana o aparelho e instala os apps no cartão de memória, fazendo-o pensar que está instalando na memória principal.

      Excluir
  149. Olá, meu celular não funciona mais a tecla power/lock. O que faço? Alguém me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta, se é problema físico (hardware), só levando em uma assistência.

      Excluir
  150. Como faço para adicionar uma foto no meu ícone de contato?
    Toda vez que mando uma mensagem aparece um espaço pra foto mas eu não consigo adicionar uma... apenas consigo adicionar fotos nos outros ícones de contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, só dá para configurar o seus próprios dados a partir da versão 4.0 do Android. Você já tentou colocar sua foto no Google Plus e unificá-lo aos contatos do telefone?

      Excluir
  151. oi,eu tenho um motorola razr d1! depois que eu usei o modo avião, meu celular não está aceitando nenhum chip, por favor me ajuda!
    vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nunca vi defeito assim. Já tentou resetar o aparelho para o padrão de fábrica?

      Excluir
  152. o meu motorola xt317 nao eata reproduzindo som o bluetooth nao esta ativando oque eu devo fazer !!!

    ResponderExcluir
  153. As imagens do meu celular nao aparecem ficam com um cadeado laranja e quando eu abro a imagem nao consigo ir para as do lado tendo que voltar e escolher outra mas nao aparecem as miniaturas. Alquem sabe resolver?

    ResponderExcluir
  154. fabio qual é a mais nova atualização do xt 317 ???

    ResponderExcluir
  155. Meu aparelho está com uma interrogação no icone da bateria, e também não esta carregando pelo carregador normal, será que se eu fizer isso funciona?

    ResponderExcluir
  156. Eu tenho esse celular e não consigo mandar sms, liguei nas operadoras e elas não sabem o problema vç sabe se tem solução?Me responda por favor.

    ResponderExcluir
  157. Ola sou Junior, por favor alguem pode me ajudar não posso nem pensar que meu celular ja da memória insuficiente, e praticamente está como veio de fabrica só tenho algumas musicas e fotos onde estão no sd, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  158. Me ajudem eu não consigo apagar fotos da Galeria e é uma foto indesejável... To morrendo de raiva me ajudem

    ResponderExcluir
  159. Por gentileza alguém pode me ajudar, pois tenho este Motorola XT317, mas jamais deu problema algum, pois ja veio instalado nele a ultima atualização, só que hoje quando fui utilizar a câmera a tela ficou com metade branca, quando bato foto ou filmo fica com uma parte branca, como resolver este problema. Desde de ja gradeço a todos. fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  160. sou anna meu celular nao fuciona mais a tela sencivel so na parte do menu e por isso nao consigo sair do facebook quando entro nele o que fazer sera que no teclado tem a opçao sair ?

    ResponderExcluir
  161. Como faço para ativar o teclado virtual do xt317. O teclado normal está com problemas.

    ResponderExcluir
  162. Como expandir a memória, sempre aparece aviso de memória cheia.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  163. Motorola nunca mais!!!!!!!!! que decepção é o atrix tv dual chip 687

    ResponderExcluir
  164. Fábio tenho um minoria xt317 o menu na tela dele não funciona e nem a que remar formato de uma casa só o de voltar q funciona mais Quando tiro a barreira Ele funcionar mais para logo o q Eu faço?

    ResponderExcluir
  165. quero instalar um administrador de tarefas para rastreio com o gerenciadr de disp do google, como faço

    ResponderExcluir
  166. Motorola xt687...jah formatei...jah fiz root...jah refiz configuração de fabrica...e nem mesmo assim ele reconhece o Cartão SD...não tem memoria para nada...não dá para abrir arquivos enviados pelo whatsApp...nem tirar fotos...rodar ou gravar videos...o que posso fazer para solucionar este problema...?
    Desde Jah agradeço...

    ResponderExcluir