Tecnologia do Blogger.

26/02/2012

Tablet ou Notebook – qual escolher?


Sempre que alguém me vê usando um tablet, acaba me fazendo uma série de perguntas: ele é bom? Tem mesmo utilidade? O que você faz com ele?Você acha melhor comprar um tablet ou um notebook/ netbook?
E é em relação a esta última pergunta, comprar um tablet ou um notebook,  o motivo deste post. Tentar responder a esse pergunta é algo complexo e a resposta mais correta e que até já virou um jargão é: DEPENDE!
Mas não vou ficar em cima do muro, e aqui pretendo explicar qual é a melhor opção para o que você deseja fazer. Já adianto que é uma opinião pessoal e não é uma verdade absoluta, mas tem ajudado a esclarecer a dúvida de muita gente.
O tablet e o notebook são produtos que nem deveriam competir diretamente, pois cada tem um fim de uso apropriado. Claro que algumas coisas que eles fazem são similares, mas nem por isso deveria ocorrer uma concorrência direta. É como ficar em dúvida entre escolher um smartphone ou um computador. Ambos fazem algumas coisas semelhantes (navegar na internet, ouvir música, ler emails), porém cada um tem sua peculiaridade e é específico para uso em situações diferentes.
Com um tablet, é possível ter uma ótima experiência de navegação, ouvir músicas, ler livros e revistas, jogar games (tanto ocasionais quanto complexos), ler e escrever email, compartilhar facilmente conteúdo nas redes sociais (fotos, mensagens, etc.) além de acessá-las facilmente. Também é possível utilizar agendas e lembretes, fazer 
edições simples de fotos e imagens. Creio que essas sejam as principais funções de um tablet. Ainda existem algumas coisas mais específicas, como usar o tablet pra tocar músicas (com programas que simulam pianos, guitarras, bateria, etc.), usá-lo como mesa de DJ, etc. Num tablet também é possível com relativa facilidade VISUALIZAR textos e planilhas. Mencionei visualizar porque, apesar de ser possível editá-los no tablet, é muito trabalhoso e demorado. Editar apresentações estilo Powerpoint no entanto não são trabalhosas assim, porém visualizá-las nem sempre saem a contento, principalmente se elas tiverem música.


Em um notebook é possível fazer tudo isso também, com a vantagem dele ter mais poder de processamento e um teclado que facilita a digitação. Digitação de textos, uso de planilhas e apresentações estilo Powerpoint são feitos com muito mais facilidade quando comparado com um tablet.

Então o notebook é o produto mais indicado, correto? Sim, se você pretende usá-lo numa mesa ou no máximo no colo, se não se importar em levar um peso extra na mochila, se não pretende usá-lo para ler livros ou revistas, se não gostar de jogos complexos (excessão se você tem um notebook voltado para jogos), se não precisa ficar mais de 4 horas  usando-o longe da tomada (em alguns casos, um notebook não aguenta 2 horas de uso contínuo) ,se precisa editar arquivos do word e do excel e se precisar fazer edições complexas em fotos e vídeos.

E quando o uso de um tablet é mais indicado? Quando preciso de um aparelho leve, que possa ser transportado facilmente, que fique longe da tomada por mais de 4 horas (cuidado, existem exceções), que possa ser usado quando estou em pé, sentado ou deitado, que não exige muita digitação (mais que dois parágrafos de uma só vez) e, principalmente, que tenha uma tela maior do que a do smartphone (que também consegue fazer tudo isso, mas com uma tela menor que nem sempre é tão prática).
Quem já possui um micro ou um notebook e quer comprar mais um aparelho, o mais indicado é ficar com o tablet. Se você não tem nenhum deles, talvez seja melhor começar com um notebook.
Se vocês tiverem tudo isso em mente ao escolher um tablet ou um notebook, dificilmente farão a escolha errada. Basta que pensem quais serão suas necessidades de uso.

1 comentários:

  1. Pra uso como computador, nada supera um desktop, nem o notebook

    Marcos tony


    ResponderExcluir