Tecnologia do Blogger.

09/02/2012

Huawei Ideos S7 Review


Olá a todos!  Hoje em dia é fácil encontrar tablets para todos os gostos e todos os bolsos. Desde os modelos top, com inúmeros recursos e qualidade comprovada até os xing-lings com preços convidativos, mas de qualidade duvidosa e hardware fraco.
Mas para quem quer ficar no meio-termo, comprando um tablet que não seja muito caro, mas que seja de boa qualidade, encontrar um modelo é bem mais trabalhoso. Se você está procurando um modelo com 3G embutido, aí a coisa fica quase impossível!
É aí que entra o Huawei Ideos S7: um tablet abaixo dos mil reais que possui um hardware adequado, fabricado por uma empresa que não é xing-ling (apesar da Huawei ser de origem chinesa), que possui garantia e tudo isso com 3G embutido!
Mas será que ele é tudo isso? Ele pode ser comparado com modelos da Motorola, Asus e Samsung? É o que vamos ver.
Especificações:
  • Modelo S7 - 106
  • Tela LCD capacitiva multi touch (até dois toques simultâneos) de 7" com resolução de 800x480 pixels e 262 mil cores
  • Processador 1Ghz
  • Chip gráfico Adreno 200
  • Memória RAM de 512MB
  • Memória interna de 160MB para armazenamento de aplicativos
  • Memória flash embutida de 8GB
  • Suporte a cartão de memória de até 32GB (cartão não incluso)
  • Android versão 2.2.1
  • Câmera traseira de 2 Megapixels e frontal de 0.3 Megapixels, ambas com foco fixo. Filmagem a 15 quadros por segundo a uma resolução misteriosa.
  • Wi-Fi b/g/n, blutooth, 3G
  • Bateria de 2200 mAh
  • Medidas:209x108x15.5mm
  • Peso: 500 gramas
Design
Quem disse que tablet é tudo igual? O Ideos S7 é bem diferente da maioria., a começar pelo formato mais retangular, com bordas finas acima e abaixo e bordas grossas nas laterais. A Huawei projetou o aparelho para uso na horizontal, diferente da Samsung com o Galaxy Tab 7, cujo uso é mais apropriado na vertical. Sua parte frontal é formada pela tela, por uma borda preta onde estão 6 botões e a cãmera frontal e tudo isso é envolvido por uma moldura cromada. Na parte traseira, um plástico de cor marrom, estão a tampa de metal que abriga a bateria e o slot do cartão SIM e a câmera de 2 Megapixels.
O S7 é um aparelho grande e pesado para sua categoria. Se colocar no bolso de uma calça jeans, fica um pedaço enorme para fora (o Galaxy Tab 7, por exemplo, fica quase que coberto por completo). O peso exagerado não incomoda tanto assim, mas dá a impressão que se derrubá-lo, o aparelho irá se partir em milhões de pedaços.
Tela
Com 7 polegadas e resolução de 800x480, a tela do S7 não é tão definida quanto a do Galaxy Tab 7, mas é possível ler textos pequenos sem problemas. As imagens tem um bom aspecto e a tela tem uma boa nitidez, apesar do branco ser um pouco "puxado" para o vermelho. Ela é do tipo capacitiva e suporte multi toque de até dois pontos simultâneos. Percebi que a tela "sente" o toque rapidamente, mas ela parece apresentar um atraso quando se faz movimentos rápidos. Você desliza o dedo e ela não responde na hora, tem um pouco de atraso. Mas me parece mais um problema de software do que de hardware, pois o zoom utilizando os dedos fazendo o movimento de pinça não funciona nos navegadores que testei, a ponto de achar que a tela não suportava multi toque. Mas ao abrir um PDF e ao jogar Angry Birds, percebi que o movimento de pinça funcionava normalmente. Muito estranho...
Até mesmo o teclado virtual parece sofrer desse atraso, você aperta a tecla e ela demora um pouquinho pra registrar a letra que você apertou. É coisa mínima, mas quando você digita rapidamente, percebe que as letras vão aparecendo de forma atrasada. E , já que falamos do teclado virtual, ele é semelhante ao padrão do Android, com bom acesso no formato vertical. Porém, no formato horizontal, as teclas do meio ficam distantes para serem apertadas quando se segura o tablet com as duas mãos.
Desempenho
O problema com o atraso nos toques da tela acabam passando a impressão que o Ideos S7 é um tablet mais lento do que realmente é. ele é visivelmente menos rápido que o Galaxy Tab 7, mas isso não o torna um tablet lento. A navegação é rápida, os aplicativos abrem rapidamente e, mesmo não havendo utilizado o aparelho por muito tempo, ainda não vi nenhum aplicativo travar (acreditem, em matéria de Android isso é incomum). Como prova do bom desempenho, o S7 rodou vídeos em flash dentro do navegador sem travamentos. Em tela cheia, o vídeo em flash ficou menos fluído, mas dá para assistir tranquilamente. Tudo isso graças ao processador single-core de 1Ghz, 512MB de memória RAM e chip gráfico Adreno 200. Se a Huawei corrigisse o problema do touch numa futura atualização, o tablet teria um excelente desempenho para sua categoria.
Interface
Aqui está uma das maiores diferenciações do S7 em relação à outros tablets que usam o Android 2.x: a interface foi bastante modificada e o resultado ficou muito bom! O S7 não tem uma interface com cara de smartphone gigante, o efeito de transição de tela é bonito e algumas soluções ficaram bem interessantes. Por exemplo, a famosa barra de notificações do Android não é acessada deslizando o dedo de cima para baixo; agora ela é acessada por um ícone no canto superior direito e está integrada com o gerenciador de tarefas nativo do S7, que por sinal é muito bom.
Na parte de baixo da tela existe uma barra com 5 áreas mais o ícone para a tela de aplicativos. Cada área possui duas janelas para aplicativos, totalizando 10 janelas para encher de ícones e widgets.
E por falar em widgets, a Huawei acrescentou alguns exclusivamente para o S7, como o de tempo, de agenda, de anotações, etc. Todos eles possuem animações e você pode interagir com eles, como por exemplo o widget de fotos, onde você desliza o dedo em cima para alternar entre as imagens.
Mesmo assim, quem está habituado com o sistema Android não terá dificuldades com a interface, pois vários elementos ainda estão lá e não foram mexidos, como a tela de configurações.
Som
Com um volume acima da média, o S7 pode ser usado tranquilamente para ouvir músicas ou ver vídeos. Eu só achei o som dele mais baixo do que o Positivo Ypy. Mas em relação aos demais que já testei, o S7 tem um som superior.
Bateria
Aqui está o calcanhar de aquiles do S7. A bateria, de apenas 2200 mAh, dura muito pouco, bem abaixo das 7 horas que eu acho o mínimo que um tablet precisa aguentar sob utilização contínua. Com a bateria a 100% as 10h30 da manhã, ela precisou ser carregada as 21h30 da noite. Seria uma ótima duração, se não fosse pelo fato de que ele só começou a ser usado por volta das 15h30, de forma moderada. Mas, honestamente, achei que a bateria iria durar ainda menos, visto o que vi na internet...
Chamadas
O S7 possui a capacidade de realizar e receber chamadas, mas não testei essa função pois estava utilizando um chip com função de dados apenas. Acredito que é uma função que poucas pessoas utilizam, apesar de já ter testado no Galaxy Tab. Só indico usar um tablet como telefone se for utilizar em ambiente interno. É complicado levar um tablet sempre com você, primeiro por causa do tamanho e segundo pelo risco de assaltos aqui no Brasil. Mas se alguém quiser saber como é o desempenho do S7 em relação à chamadas, é só escrever lá nos comentários e eu faço o teste.
Similares
Temos como concorrentes mais próximos do S7 o Galaxy Tab 7 e o Ypy, ambos aparelhos de 7 polegadas que possuem uma versão com 3G. Acredito que ambos são melhores, mas também são mais caros. O Galaxy Tab 7 pode custar até o dobro do S7! O ideos também tem como concorrentes os tablets xing-ling, mas contra eles o aparelho da Huawei é superior, com uma diferença de preço que não é tão grande assim.
Conclusão
Aqueles que desejam comprar um tablet e não querem gastar mais de mil reais por um, mas também não abrem mão de qualidade e ainda desejam um aparelho com 3G, o Ideos S7 aparece como boa opção. Seu hardware não é excelente, mas é muito bom e irá atender as necessidades da maioria das pessoas. A única ressalva fica por conta da bateria, que dura pouco (acredito que menos de cinco horas de uso contínuo). Aqueles que precisam de um tablet que fique por um grande período fora da tomada devem procurar outro modelo, mas preparem o bolso pois terão que desembolsar muito mais.

1 comentários:

  1. Bom dia, Fabio!

    Por acaso vc saberia me dizer onde fica o botao de reset?

    Att.
    Cristine

    ResponderExcluir