Tecnologia do Blogger.

06/02/2012

O problema do Android e sua fragmentação de versões - final


Continuando o tema do post anterior, o Android deixa seus usuários malucos com a escassa ou até mesmo falta de atualizações. Mas tenho uma sugestão que poderia minimizar este problema.

Acredito que o sistema Android poderia ser desmembrado em camadas. Veja bem, na primeira camada, estariam o kernel e o sistema operacional em si. Na segunda camada estaria a interface do usuário. E na terceira camada ficariam os apps.

Dessa forma, o sistema operacional em si seria puro, sem customizações de fabricantes e operadoras. Não haveriam versões diferentes entre fabricantes. Quando a Google soltasse uma nova atualização, ela seria baixada automaticamente ou pelo Android Market por exemplo. Antes de atualizar, o programa verificaria se o aparelho possui o hardware necessário para rodá-lo satisfatóriamente. Caso positivo, a atualização ocorreria normalmente. Simples assim.


Esse sistema de atualização não só manteria a versão do sistema na versão mais recente, como ainda facilitaria na correção de brechas de segurança, cada vez mais comum no universo Android.
Como as customizações dos fabricantes estariam na segunda camada, eles não precisariam se preocupar com atualizações de sistema. E ainda ficaria mais simples a atualização de suas customizações, já que não precisariam mexer também no sistema operacional.

E se isso não é tão difícil assim de implantar (afinal, hoje podemos usar interfaces gráficas diferentes - os famosos launchers) não entendo porque ninguém teve essa idéia... Só eu!
Depois a Google pode me contar para que eu receba o meu milhão pela idéia... ; )

0 comentários:

Postar um comentário