Tecnologia do Blogger.

13/01/2013

Galaxy Note rodando Android 4.1 - Jelly Bean

Os donos dos celulares Galaxy SII e Galaxy Note tem muito a comemorar! Contrariando as expectativas, a Samsung irá lançar o Android 4.1 Jelly Bean para esses aparelhos. É claro que eles tem hardware de sobra para rodar essa versão do Android, porém o problema é a idade desses aparelhos:o SII foi lançado em abril  e o Note em outubro de 2011. Isso é considerado uma eternidade em se tratando de smartphones. Junte isso ao fato da Samsung já tê-los atualizado para o Android 4.0, saber de uma nova atualização parece até um milagre, mesmo com a opinião de que os fabricantes tem a obrigação de atualizar.

E dessa vez o presente será completo. Em vez de continuar usando a mesma interface presente desde o Android 2.3, a Samsung resolveu usar a última versão do TouchWiz, a mesma que equipa o Galaxy SIII e o Galaxy Note 2. Até mesmo os recursos especiais, como o pop up browser e pop up vídeo estarão presentes.

Enquanto a nova versão não é liberada (sentem e esperem...), pude colocar as mãos em uma versão de testes da Samsung da ROM para o Galaxy Note. Ela foi adaptada pelo pessoal do forum XDA-Developers mas, exceto por algumas possíveis diferenças, essa versão é a que estará presente nos ex-tops da Samsung. Abaixo estão as minhas impressões.


Tela de desbloqueio

Aqui já é possível notar as primeiras alterações. A tela de desbloqueio agora tem o mesmo efeito de água presente no SIII, e ainda com um detalhe a mais: também existe um efeito de tinta, como se estivéssemos derramando na água. É possível desabilitar esse efeito totalmente, tirar apenas a tinta ou mudar a sua cor. Tudo isso não deixa de ser perfumaria, mas o efeito é bem legal.

Mais práticos são os atalhos na parte inferior que permite o acesso direto aos aplicativos sem destravar o aparelho, como por exemplo a câmera, discador, internet... Esses atalhos podem ser modificados, adicionados ou removidos, permitindo o máximo de até 5 atalhos.

Você pode também adicionar abaixo dos atalhos uma coluna de notícias, atualização do Facebook e cotações da Bolsa de Valores. Por fim, agora também é possível acionar a câmera colocando o dedo na tela de bloqueio e girando o aparelho.

Pop up browser e pop up vídeo

Uma excelente idéia da Samsung! Agora é possível abrir o navegador ou o player de vídeo em um pedaço da tela, permitindo fazer outras coisas, como ver a tela inicial ou de apps, abrir um navegador, uma agenda...  Isso sim é multitarefa!


O pop up vídeo pode ser acessado diretamente do player de vídeo, bastando clicar em um botão e ele automaticamente joga o vídeo para a tela inicial, dentro de uma janela, que ainda pode ser dimensionada. Também é possível pausar, fechar o vídeo ou mover a janela para qualquer posição. Se der dois toques na tela, ele joga o vídeo novamente no player.

O pop up browser é ainda mais interessante. Ele permite você navegar numa pequena janela, que também pode ser movida para qualquer ponto da tela. No início tinha dúvidas sobre sua utilidade, mas hoje eu uso sempre. Imagine uma situação onde você está acessando o twitter e um twitt está com um link. Você clica nele, abre o navegador, você lê, depois volta para o app do twitter. Não é muito prático, não é? Agora imagine você clicando no mesmo link e abrindo uma pequena janela com a informação. Enquanto a página carrega, você desliza essa janela para algum canto e continua vendo os twitts. Tudo isso sem sair do aplicativo. Muito melhor, não acha?


E se você quiser abrir no navegador, basta clicar na seta do quanto superior esquerdo. Simples e rápido.

Gostei tanto do pop up browser que sinto falta dele nos outros aparelhos. Procurei uma alternativa à ele no Google Play mas as opções não são tão boas e não permitem integração com o sistema. Ou seja, não é possível clicar num link e abrir diretamente nesses navegadores.

Multi-janela

Outro recurso matador é a opção de multi-janela. Segurando por uns 3 segundos o botão voltar do aparelho, você habilita/desabilita a barra de apps da multi-janela. Lá é possível selecionar os apps e "jogá-los" na tela, dividindo ela para até dois apps simultâneos.


Com os dois apps na tela, é possível usá-los simultaneamente. Você também consegue redimensionar as janelas, deixando mais ou menos espaço para determinado app. Por fim, é possível inverter a posição dos apps.

Esse recurso permite você ler o email enquanto usa o Google Maps. Ou navegar enquanto vê a galeria de fotos. Ou acessar o app do Facebook ou Twitter simultaneamente. É um recurso muito útil.


Recursos de movimento e gestos

Sabe aquele recurso do SIII de monitorar se você está olhando a tela e desabilitá-la caso não esteja? Ele está presente aqui também, assim como vários outros recursos, como a rotação inteligente, o silenciamento das músicas quando vira o aparelho para baixo...

Todos os recursos provavelmente também estarão presentes na atualização para o Galaxy SII, já que ele terá a mesma versão do Galaxy Note. Porém, para o Galaxy Note ainda está reservado alguns novos truques para a S-Pen.



Novos recursos da S-Pen

Além de todas os recursos que já tinha, a S-Pen ganhará alguns novos. Agora, aproximando a caneta das imagens da Galeria abrirá um preview das fotos que estão naquela pasta. Já na execução de um vídeo, aproximar a caneta da linha de tempo irá mostrar um preview daquele determinado trecho do vídeo.

E se você aproximar a S-Pen em algum email dentro do app de emails, ele mostrará um preview da mensagem e também do título.

Na minha opinião, esses novos recursos da S-Pen são legais, mas pouco práticos, já que acaba sendo mais rápido abrir a pasta ou o email e ver o conteúdo do que esperar a exibição do preview.



Conclusão

Realmente é uma ótima notícia saber que a Samsung irá atualizar mais uma vez o Galaxy Note e o Galaxy SII, seus antigos aparelhos top, para o Android 4.1. E com o bônus de acrescentar a nova interface e os efeitos usados no Galaxy SIII e Galaxy Note II. Pelo que vi até agora, o resultado ficou muito bom e com certeza essa atualização dará mais um gás a esses aparelhos que, mesmo lançados em 2011, ainda tem um excelente hardware.




0 comentários:

Postar um comentário