Tecnologia do Blogger.

16/12/2012

Por que o Ipad "criou" o mercado de tablets?

Mesmo criando produtos revolucionários como o Ipod e o Iphone, acredito que o maior feito de Steve Jobs foi o Ipad. E por que? Mesmo sem saber o tamanho do sucesso que fariam, a grande maioria das pessoas e especialistas acreditavam que esses produtos seriam bem aceitos e que eles tinham qualidades para isso. Porém, com o Ipad, a história foi bem diferente.

Muitos taxaram o Ipad como um Ipod touch gigante, diziam que não iria vender, que Steve Jobs surtou de vez achando que convenceria que aquilo seria um produto útil.

E qual seria o motivo dessa descrença? Os especialistas acreditavam que um tablet poderia ser bem aceito no mercado. O problema na verdade era com o Ipad. Ou mais precisamente, o software dele.


Ao invés do sistema Mac OS utilizado em seus computadores, a Apple utilizou o IOS, o mesmo que acompanha o Iphone e o Ipod touch. Para todo mundo, eu inclusive, esse foi o grande erro da Apple, pois achávamos que as pessoas iriam querer um tablet para substituir o computador. E como substituir o computador com um sistema mais simples, utilizado em smartphones? Era claro para todos que o Ipad iria encalhar nas lojas.




Mas o que ninguém imaginou, provavelmente somente Jobs, é que o maior erro para nós seria o maior acerto do Ipad. Por usar um sistema de smartphone, o software seria mais simples e prático, continuaria oferecendo uma boa autonomia de bateria e, principalmente, criaria um mercado de aplicativos que aproveitaria a tela maior e que seria de melhor usabilidade do que em um smarphone ou computador. Enfim, criou-se um novo segmento entre os computadores e os smartphones.

O grande pulo do gato do Ipad foi o de não querer ser um computador nem um smartphone e tentar roubar esses mercados; foi justamente ficar entre ambos, oferecendo qualidades próprias. Você pode acessar a internet no computador, num smartphone ou num tablet. Mas no tablet é mais confortável a navegação enquanto está sentado numa poltrona ou encostado na cama. Dependendo de onde você está, o tablet é muito melhor do que esses para acessar redes sociais, ler livros, jogar, ler emails. O único mercado que o Ipad acabou matando foi o de netbooks, que tinham uma proposta mais ou menos parecida, o de executar tarefas simples como o acesso à internet, mas que eram muito lentos justamente por utilizarem o mesmo sistema operacional dos computadores.

Asus EEE PC 701: Os netbooks fizeram sucesso
 até a chegada do Ipad, que matou esse mercado


Steve Jobs não criou os tablets, pois eles existiam já a bastante tempo. Mas com certeza foi ele que criou esse mercado, dando um sentido e função a ele, mesmo quando todos achavam que ele estava cometendo um grande erro. E foram coisas assim que o transformaram num gênio e numa pessoa importante para a tecnologia, independente de gostar de seus produtos ou não.


0 comentários:

Postar um comentário