22/05/2017

Galaxy S8 Plus - O Smartphone a ser batido!

Já estamos com o Galaxy S8 e contamos nossas primeiras impressões. Seguramente, o Galaxy S8 é hoje o aparelho a ser batido, não só pelo Infinity Display (a tal da "tela infinita") e pelo visual, mas também pelo conjunto de recursos, hardware, software e câmera que traz.



Recebemos o Galaxy S8 na versão Plus, a com tela maior, de 6,2 polegadas. Na caixa, além do conteúdo tradicional (aparelho, carregador, cabo USB e fone de ouvido), vieram alguns itens a mais: um adaptador micro USB x USB-C; outro adaptador para transferência de configurações de um aparelho anterior para o S8; e a ferramenta de remoção da bandeja do SIM Card. E o fone de ouvido é um modelo da AKG, com qualidade superior e cabo com revestimento em tecido.

O aparelho em si chama muito a atenção, principalmente na versão Plus. A tela de 6,2 polegadas é enorme e esticada. Ocupando quase toda a área frontal, ela ainda invade as bordas laterais. E praticamente não sobraram bordas nesse aparelho, a ponto de transformar o tradicional botão "Home" físico em virtual, inclusive com resposta tátil (ele vibra quando pressionado). O sensor de digitais foi jogado para trás do aparelho, ficando ao lado da câmera traseira. Esse é, na minha opinião, o principal ponto negativo no design do aparelho, pois o acesso ficou difícil e ainda é comum tocar na câmera acidentalmente.

Voltando à tela, ela usa a tecnologia Super Amoled e tem resolução Quad HD+ (2960x1440). A qualidade é fantástica, com cores saturadas e excelentes ângulos de visão. Mesmo com o aparelho muito inclinado é possível enxergar bem a tela.


Leitor de íris impressiona

Se por um lado a posição do leitor de digitais ficou horrível, agora temos um leitor de íris. E ele impressiona. Basta olhar para a tela e o desbloqueio é instantâneo na maioria das vezes, demorando um pouco mais se os seus olhos não estiverem bem posicionados. E o melhor é que o sensor funciona até mesmo na escuridão total. Ironicamente, ele pode falhar justamente na situação menos esperada, sob uma luz muito forte. Mas no geral, ele funcionou muito bem e impediu corretamente quando outras pessoas tentavam desbloquear o aparelho.

Acabamento lindo e proteção contra água e poeira, mas com aspecto frágil

O Galaxy S8+ é lindo. Não há como negar. Mas ele também parece frágil. Revestido de vidro na frente e atrás, sempre dá a impressão de que se cair, ele será seriamente danificado, pelo menos visualmente. O bom é que ele traz revestimento Gorilla Glass 5 em ambos os lados, mas ainda assim é recomendável usar uma capa protetora se você for descuidado, pois o Galaxy S8+ não é nada barato.


O aparelho continua com a proteção IP68, contra água e poeira. Ele pode ficar submerso em até 1,5m de água por 30 minutos sem ser danificado.


Interface mais bonita

A Samsung tem evoluído muito a sua interface. Ela já tinha muitos recursos, mas agora está mais bonita também, usando ícones bem desenhados, layout e fundos mais discretos. Ainda bem que eles resolveram abandonar aquele fundo azul com ícones verdes...



E a interface traz muitos truques. É possível diminuir o tamanho da tela para usar o aparelho com uma mão só; você pode redimensionar as janelas dos apps ou usá-los no modo tela dividida; dá para tirar screenshots de páginas em sequência, montando uma única imagem... E muitas outras funções que facilitam o uso do aparelho.


Além da interface da Samsung, o Galaxy S8/S8+ traz o Android 7.0 Nougat de fábrica.

Câmera tão boa que não precisa mudar

Pois é. A câmera traseira do Galaxy S8+ continua usando um sensor de 12MP, com tecnologia dual pixel e abertura f/1.7, idêntico ao Galaxy S7. Porém não é exatamente o mesmo sensor e sim uma evolução dele. E foi nesse aspecto que o Galaxy S8+ menos evoluir em relação à geração anterior, Porém, o Galaxy S8+ continua tirando as melhores fotos e fazendo os melhores vídeos, principalmente em ambientes com pouca luz. Talvez apareçam aparelhos com câmeras melhores no futuro, mas hoje, o melhor nesse quesito é o Galaxy S8/S8+.

Já a câmera frontal realmente evoluiu. Agora o Galaxy S8+ tem um sensor de 8MP. E o melhor é que ele possui foco automático. A maioria dos smartphones traz câmera frontal com foco fixo. E a câmera frontal também tem abertura de f/1.7, conseguindo ótima captação de luz

A câmera traseira filma em 1080p a 60 quadros e em 4K a 30 quadros, enquanto que a câmera frontal filma em 1080p e em 1440p, ambos a 30 quadros. A qualidade das gravações é excelente em ambos. Só faltou mesmo um modo manual mais detalhado para as filmagens.


Desempenho monstro

Enquanto que na versão vendida nos Estados Unidos, o Galaxy S8 vem equipado com o Snapdragon 835 da Qualcomm, no Brasil ele vem com o Exynos 8895, um chipset fabricado pela própria Samsung. Apesar de diferentes, os dois tem desempenho mais ou menos similar. O Exynos 8895 possui 8 núcleos, sendo 4 Exynos M1 rodando a 2,3GHz e mais 4 A53 rodando a 1,7GHz. E a GPU é a Mali G71, de 20 núcleos(!). Esse conjunto atingiu mais de 174 mil pontos no Antutu, um valor muito expressivo e acima dos 150 mil do LG G6 e do  Zenfone 3 Deluxe (equipados com o Snapdragon 821).

O Galaxy S8/S8+ vem com bastante memória também. são 4GB de RAM e 64GB de armazemanto, mais entrada para cartão de memória. Inclusive o Galaxy S8/S8+ possui a opção de usar um segundo chip no slot 2 da bandeja, ou o cartão de memória.

Esse conjunto garante um ótimo desempenho da interface e nos apps e jogos. Games pesados podem ser jogados com o nível de detalhes no máximo no Galaxy S8+. E a tela de 6,2 polegadas é excelente para jogar, navegar e outras tarefas.

Muitas tecnologias

Sensor de batimentos cardíacos, NFC, giroscópio, acelerômetro, barômetro, sensor de oxigenação... Tudo isso está presente no Galaxy S8+. E ele ainda traz o carregamento sem fio rápido, onde você só precisa repousar o aparelho numa base de carregamento para alimentar a bateria; e o bluetooth na versão 5.0, capaz de conectar simultaneamente em até 2 aparelhos!


Além do carregamento sem fio,o Galaxy S8+ é compatível com o Quick Charge 3.0 e inclui o adaptador na caixa.

O aparelho é excelente, mas o preço...

Tudo é festa em relação ao Galaxy S8+. Design lindo, com bordas em betal e vidro curvado na frente e atrás. Tela Super Amoled Quad HD+ ocupando mais de 80% da área frontal. Sensor de íris. Câmeras excelentes... Mas tudo isso tem um preço, e ele não é nada modesto. O Galaxy S8+ tem o preço sugerido de R$ 4.399,00, enquanto que o Galaxy S8, com tela de 5,8", custa R$ 3.999,00. Bastante salgado.


O preço vai cair, mas deve demorar mais do que no caso do LG G6, que custa o mesmo do Galaxy S8, mas já pode ser encontrado por menos de 3200 reais. O jeito é procurar por promoções até encontrar o melhor preço.

E vale à pena? Muito! O Galaxy S8 será superado em poder de processamento em um futuro breve. Mas o que chama a atenção nesse aparelho é o seu conjunto: design, tela, câmera e tecnologias. E nisso, ele será imbatível ainda por um bom tempo...









0 comentários:

Postar um comentário