Tecnologia do Blogger.

15/08/2016

Huawei Mate 8 - Bateria de 2 dias, Tela de 6 Polegadas e Design em Metal!

Tive a oportunidade de conhecer o Huawei Mate 8, um smartphone com tela de 6 polegadas e uma bateria de 4000 mAh, suficiente para 2 dias de uso sem recarregar! Ele ainda traz um ótimo desempenho e corpo em metal. E agora vou contar minha experiência com esse aparelho que tem me surpreendido muito!

Apesar de não ser muito conhecida aqui no Brasil, a Huawei é uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. A empresa chinesa é hoje a 3ª maior vendedora de smartphones, atrás apenas de Samsung e Apple e a frente de LG, Xiaomi, Lenovo, HTC e Sony, por exemplo. Ela ficou mais conhecida por aqui após lançar uma das versões atuais do Nexus, o smartphone do Google. Mais precisamente, o Nexus 6P, um excelente smartphone e com o Android puro.


O Mate 8 compartilha, em alguns pontos, características do Nexus 6P, como a tela de 6 polegadas. Mas ele é um aparelho que tem mais a "cara" da Huawei. A começar pelo Android 6.0 Marshmallow com a interface personalizada da huawei, a EMUI, que está na versão 6.0. Ela traz alguns recursos muito interessantes, como a possibilidade de redimensionar o tamanho da tela (algo muito importante em um smartphone com tela de 6 polegadas), opção de escolha do tamanho das fontes e ícones e controles por gestos. O nível de personalização deixa a interface diferente do Android puro, porém as modificações são relativamente suaves e são de rápida adaptação pelo usuário.

Do design da interface, vamos para o design do aparelho. Com corpo construido em metal, o Mate 8 transmite a sensação de ser um smatphone premium (algo que ele realmente é). E, mesmo com uma bateria tão grande e uma tela de 6 polegadas, ele ainda é relativamente leve. Pesando 185 gramas, o Mate 8 tem o mesmo peso do Zenfone Zoom e é somente um pouco mais pesado do que o Galaxy Note 5, que tem tela menor (171 gramas e tela de 5,7 polegadas).

Ficamos impressionados com a tela do Huawei Mate 8. Ela utiliza um painel LCD IPS e tem resolução Full HD - 1920x1080. Ela não chama a atenção pelas suas características. Mas na prática, o equilíbrio das cores, nitidez e brilho são realmente muito bons e realmente chamam a atenção. Apesar do tamanho, as bordas do Mate 8, tanto as laterais, quanto a inferior e superior, são bastante finas, fazendo com que ele pareça menor do que realmente é. Na prática, ele é pouca coisa maior do que o Galaxy Note 5.

O Mate 8 vem com duas opções: Uma com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento; e outra com 3GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Não importa qual versão, ambas tem um ótimo desempenho. E o responsável por isso é o Chipset Kirin 950, fabricado pela própria Huawei. Ele é formado por 8 núcleos, sendo 4xA72 rodando a 2,3GHz e 4xA53 rodando a 1,8GHz. Sua GPU gráfica  é uma Mali T880 de 4 núcleos. Seu desempenho está abaixo do Galaxy S7 e até do Galaxy S6. Mesmo assim, é mais do que suficiente para rodar games pesados com o nível de detalhes no máximo sem problemas de performance.

Ele ainda conta com uma bandeja com entrada onde você pode optar por dois chips simultâneos ou um chip e um cartão de memória. E, mesmo sem ter sido lançado aqui no Brasil,  o Mate 8 suporta as nossas redes 4G.

O Mate 8 conta com uma câmera traseira de 16MP e frontal de 8MP. Ambas filmam em Full HD. A câmera traseira ficou devendo um modo de gravação em 4K, mas filma em Full HD a 60 quadros. Apesar de exibir um ótimo resultado em fotos com muita ou pouca luz, ela não se destacou, não mostrou um diferencial. Já com a câmera frontal foi diferente e registramos ótimas selfies com ela.
E claro que não poderíamos deixar de falar sobre a enorme bateria do Mate 8. Com 4000 mAh, ela é equivalente em tamanho às baterias de muito tablet por aí. E não é à toa que a Huawei promete até 2 dias de uso sem recarregar. E na prática, notamos que a bateria do Mate 8 pode ser chamada de "highlander" pois demora descarregar, mesmo com o uso pesado. Mesmo com uso intenso, ela aguenta um dia inteiro sem recarregar. E se o uso por alternado entre intenso e moderado, realmente conseguimos dois dias inteiro com ela. É impressionante!

Infelizmente, o Mate 8 ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Mas como a Huawei está presente no país através de outros produtos (roteadores, filtros inteligentes), é possível que no futuro seus smartphones sejam lançados por aqui. Tanto que o Mate 8 tem a interface 100% traduzida para o português do Brasil. Resta a nós torcermos para que a Huawei lance seus ótimos produtos por aqui - inclusive o Nexus 6P ;-) . Se você se interessou pelo Huawei Mate 8, é possível comprá-lo no nosso país vizinho, a Paraguai. Inclusive ele está à venda na loja da CellShop.













3 comentários:

  1. O aparelho é fantástico, mas o 4g dele , pelo menos no meu, não está funcionando. Não sei o que fazer. Liguei pra Huawei e eles disseram que só fazem assistencia tecnica de aparelhos lançados no Brasil. A vivo, minha operadora me diz que eu tenho que procurar a Huawei. O que fazer?

    ResponderExcluir