Tecnologia do Blogger.

14/09/2014

Xperia T2 Ultra Dual - Estilo em uma tela gigante

Um smartphone estiloso, com boa performance e ótima câmera. Tudo isso em uma tela grandona de 6 polegadas. Esse é o Xperia T2 Ultra Dual, smartphone da Sony que você vai conhecer agora.


Introdução/ Tela/ Design

Não é difícil reconhecer um produto Sony logo de cara. Ele será sempre bem trabalhado, estiloso e transpira qualidade, não importa se é um modelo caro ou intermediário. E não é diferente o que acontece com o Xperia T2 Ultra Dual, aparelho que pode ser encontrado entre 1000 e 1200 reais.

O grande destaque deste aparelho sem dúvida alguma é a tela. Ela tem enormes 6 polegadas! É do mesmo tamanho da maioria dos leitores de e-book e apenas 1 polegada menor do que os tablets menores. É o tipo de coisa que assusta muita gente e pode afastá-los do aparelho, mas quem gosta de telas muito grandes ou se adaptar à ela, irá levar para casa um ótimo aparelho.
A tela de 6" ao lado da tela de 5,5"do LG G3: meia polegada
apenas dá essa diferença toda no tamanho!
Essa tela de 6 polegadas possui resolução HD (1280 x 720 pixels). No Xperia M2, a Sony cometeu o erro de utilizar uma tela LCD com tecnologia TFT, que prejudicava a qualidade da imagem quando não estava com o smartphone posicionado diretamente na tela. Mas ela corrigiu esse erro no T2 Ultra Dual, utilizando uma tela LCD com painel IPS. O resultado ficou muito superior. Apesar da resolução HD não ser a ideal para um aparelho com a tela tão grande, não sentimos uma queda de qualidade nas imagens e nos textos. Tudo é bastante nítido e definido.
Um detalhe da Tela: Painel IPS garante boa qualidade e nível de detalhes
As letras e imagens são bem definidas
 Apesar da tela grande, o aparelho é muito fino. São apenas 7,7 polegadas de espessura. Segurá-lo já chama a atenção por este aspecto. Suas formas retas, lembrando um monolito, são bem diferentes dos aparelhos de outros fabricantes. Sua traseira lembra bastante o vidro que é usado no Xperia Z2, o modelo top da empresa, porém no T2 Ultra ela é feita em plástico acrílico. O problema disso é que além das marcas de dedo que ficam por toda a parte, esse material pode arranhar com certa facilidade.
Detalhe dos ícones e das pastas
A bateria não é removível e os slots para os chips micro SIM e para o cartão micro SD ficam nas laterais do aparelho, assim como o conector micro USB.
A bateria não é removível e o aparelho é muito fino: são apenas 7,7mm de espessura!
Performance

O T2 Ultra Dual é equipado com o chipset Snapdragon 400, produzido pela Qualcomm. É o mesmo utilizado no Moto G e no L90. Porém, ele utiliza uma CPU quad core de 1,4GHz (contra 1,2GHz do Moto G e do L90). Ele também possui 1GB de RAM e GPU Adreno 305. É um conjunto intermediário, mas que entrega uma ótima performance, a ponto de ser utilizado atualmente pela maioria dos fabricantes. Em nossos testes, tudo rodou de forma bastante fluida. Apps, vídeos HD, a inteface do sistema, tudo funcionou bem e raramente apresentou engasgos.
Removendo a tampa lateral, temos acesso aos dois micro SIM Cards em
um lado...
... e ao slot de memória micro SD do outro

Nos jogos, o T2 Ultra Dual se comportou muito bem, desde que com o nível de detalhes dos games configurado no médio. Testamos jogos como Dead Trigger 1 e 2, Temple Run 2, Subway Surfers, Asphalt 7 e 8 e Real Racing 3 e todos eles se comportaram muito bem, garantindo bons momentos de diversão.
O botão liga/ desliga fica no centro da lateral do aparelho. Também existe
um botão dedicado para a câmera
Interface

A Sony personalizou a interface do Android, mudando aparência e acrescentando recursos. Apesar de sempre preferir a interface pura, não há como negar o bom resultado que a Sony obteve. Ela é muito bonita, coerente, com ícones e papéis de parede bem feito, uso correto de fontes nos menus... O menu de apps também ficou um pouco diferente, com a adição de uma barra à esquerda que permite classificar apps, desinstalá-lo e acessar a Play Store, entre outras opções.
As primeiras unidades foram lançadas com Android 4.3, porém as atuais
já chegam equipadas com o Android 4.4 - KitKat
Ao tocar um espaço vazio da tela por menos de 2 segundos, você acessa uma janela de configurações que permite adicionar apps e widgets e trocar o papel de parede e temas. Os temas personalizam praticamente toda a interface, alterando até a cor das fontes. Bem legal! E ainda é possível baixar novos temas na Play Store, apesar de que infelizmente todos os que encontramos eram pagos.
Interface para adição de widgets, apps e troca de papel de
parede e temas
A barra de notificações segue o estilo do Android 4.4 KitKat (que inclusive é a versão instalada no aparelho), com duas abas diferentes. Na primeira, são exibidas apenas as notificações. Já na segunda, é possível acessar atalhos para apps e funções. Você pode ainda adicionar ou remover novos atalhos.
A barra de notificações possui duas abas: uma apenas de notificações...
... e a outra com atalhos personalizáveis para funções
 Câmera

Com 13MP, a câmera do T2 Ultra Dual está acima de seus concorrentes. Ela tira fotos excelentes durante o dia e está acima da média em fotos noturnas. Infelizmente o ruído (pontos coloridos nas imagens) ainda está lá, mas em quantidade menor.

Ela filma em até Full HD (1920 x 1080) e tira fotos durante a filmagem. A qualidade das gravações são muito boas. É possível dar um zoom enquanto filma, mas não é possível focar tocando na tela. Mas existe o foco automático atuando durante a gravação.

O software de câmera da Sony é um dos melhores que já testei. Existe um modo automático, onde basta mirar e disparar, onde o aparelho configura tudo automaticamente. Temos também o excelente Timeshift, que tira uma enorme sequência de fotos e você escolhe qual delas ficou melhor, sendo uma ótima opção para fotografar cenas rápidas, de crianças ou animais.

Também temos o divertido Modo AR, que utiliza um modo de realidade aumentada para inserir objetos na cena. Você escolhe o tema e ele irá inserir no ambiente e na pessoa a ser fotografada objetos como dinossauros, árvores, peixes, chapéus, máscara de palhaços... É bem divertido, mas para alguns pode ser enjoativo depois de algum tempo. Particularmente, gostei bastante do efeito para fazer algumas fotos diferentes e engraçadas.

A câmera do T2 Ultra Dual ainda é capaz de fazer fotos panorâmicas, possui efeitos em tempo real e um modo HDR.

Dual SIM

O T2 Ultra Dual é um aparelho Dual SIM passivo. Ou seja, ele utiliza 2 chips e ambos ficam ativos quando o aparelho está no modo espera. Porém, ao fazer ou receber uma ligação por um chip, o outro fica inativo até o término da ligação. Você também precisa escolher qual chip de dados ficará ativo, Fazer ligações ou enviar mensagens é bem simples, bastando escolher entre os botões de SIM 1 e SIM 2 para completar a chamada/ enviar a mensagem. Mas você é obrigado a usar o app padrão da Sony, pois essa funcionalidade se perde ao usar apps de discador e mensagem de terceiros.

Bateria

A bateria do T2 Ultra Dual, de 3000 mAh, tem uma ótima autonomia. Sempre voltei para casa com uma boa carga, mesmo utilizando o aparelho para ligações, navegação na internet, leitura de emails e tirar fotos. A bateria durou mais ou menos 1 dia e meio de uso. E ainda existe um modo Stamina, que desliga as conexões de dados toda a vez que a tela é apagada, reativando ao religá-la. É um modo que deveria ser copiado pelos outros fabricantes. Neste modo, a duração da bateria chegou à 2 dias!

Conclusão

Sou um grande fã de aparelhos com telas grandes, mas sempre achei que esse tipo de aparelhos é para poucos. Porém, me surpreendi ao ver em trens, metrôs e ônibus, pessoas usando aparelhos como Galaxy Mega e tablets para suas atividades. Então vi que a demanda por aparelhos assim é maior do que imaginava. Some isso ao fato de que as pessoas estão se acostumando à aparelhos maiores e vemos que o T2 Ultra Dual tem boas chances de encontrar um público grande por aqui.

É um aparelho com qualidade inegável. E muito bonito também. Ele é um smartphone intermediário, mas tem um acabamento que supera muitos smartphones premium! Seu preço, na faixa de 1000 à 1200 reais, parecia bastante condizente com o produto. Mas o lançamento do novo Moto G por 699 reais, com praticamente o mesmo hardware e uma tela de 5 polegadas, que não é tão grande mas está longe de ser pequena, pode ser um balde de água fria no T2 Ultra Dual.

Além disso, nessa faixa de preço (1000 à 1200 reais), temos o Moto X antigo, o Nexus 5 e, em algumas promoções, o Galaxy S4 e o LG G2, todos eles superiores em performance ao T2 Ultra Dual. 

Enfim, não há dúvidas que o Xperia T2 Ultra Dual é um ótimo aparelho. Boa performance, acabamento premium, câmera que faz ótimas fotos e filma em Full HD... Tudo isso em um aparelho fino e com uma tela gigantesca, ótima para leitura, games, vídeos... Só precisava custar um pouco menos. Se encontrá-lo em promoção, pode comprar sem medo, pois estará levando para casa um smartphone com muitas qualidades.

Características:
  • Tela LCD IPS de 6", resol. HD (1280x720), 245 p´pi
  • CPU quad core ARM Cortex A7 1,4GHz
  • GPU Adreno 305
  • Chipset Snapdragon 400
  • 1GB de RAM, 8GB de mem. interna + slot micro SD
  • Câm. traseira de 13MP, c/ auto foco e flash
  • Filmagem em Full HD
  • Câm. frontal de 1MP, filma em até 720p
  • Dual SIM, 3G HSDPA
  • Wi-Fi b/g/n, Hotspot, DLNA, Wi-Fi Direct
  • A-GPS, GLONASS,
  • Bluetooth 4.0, NFC, Rádio FM
  • Bateria de 3000 mAh
  • Dimensões: 165.2 x 83.8 x 7.7 mm
  • Peso: 172 gramas





0 comentários:

Postar um comentário