Tecnologia do Blogger.

22/09/2013

LG Optimus L4 II Tri TV E470 - Review

No passado, não havia dúvidas de que a LG era uma gigante da Telefonia Móvel. Aparelhos como LG Cookie, Chocolate e Arena venderam como água e eles trouxeram inovações para o mercado, sendo copiados de perto pela Samsung, sua rival e concorrente.

Porém, a mesma Samsung começou a se inspirar em outro produto: o iPhone. E a partir daí ela deu uma guinada, atingindo o topo do mercado. Por outro lado, a LG demorou a lançar um aparelho que realmente despertasse interesse, perdendo relevância e mercado. Estando sempre entre os quatro maiores fabricantes de celulares, a LG chegou a cair para 7º lugar, perdendo mercado até para os chineses.
Aparelho, caixa e acessórios: Carregador, cabo USB,  fone de ouvido e
manuais.
E quando parecia que ela não daria a volta por cima, eis que duas manobras a trouxeram realmente de volta  à competição: o lançamento do Nexus 4 e a sua linha Optimus L. Ambos venderam o suficiente para fazer a LG subir e voltar à 3ª posição no ranking de fabricantes de smartphones, atrás somente da Samsung e Apple.
A tela de 3.8" tem resolução de 320x480, que não é muito alta, mas possui
uma boa qualidade.
E agora chegou a hora dela apresentar seus sucessores. É quase certo que o próximo Nexus também será da LG. E sua linha L foi renovada com o lançamento da linha LII.

Agora vocês irão conhecer melhor um desses integrantes, o LG L4 II Tri TV. Isso mesmo, esse aparelho de nome enorme representa a chegada do modelo L4 (a primeira geração não foi lançada no Brasil), com Android 4.1, tri chip simultâneo e TV Digital.

Características

  • Tela LCD IPS de 3,8", 320x480 pixels (152ppi)
  • CPU single core ARM Cortex A9 1GHz
  • 512MB RAM
  • 4GB mem. interna (2.05GB disponíveis)+slot micro SD
  • GPU PowerVR SGX531
  • Câm. traseira 3.15MP c/flash e sem auto foco
  • Sem câmera frontal
  • Android 4.1.2 (Jelly Bean)
  • wi-fi b/g/n, 3G HSDPA até 7.2Mbps
  • A-GPS, bluetooth 3.0
  • Rádio FM
  • Bateria 2150mAh
  • Dimensões: 112.8 x 64.7 x 11.9 mm
  • Peso: 125 gramas

Design/ Tela
No lado direito está o botão liga/ desliga e de destravamento da tela.
Enquanto que na primeira geração os aparelhos da linha L tinham o formato mais quadrado, seus sucessores possuem cantos mais arredondados e um design mais suave. Porém, eles mantém a identidade dos aparelhos da LG. Seu corpo é todo em plástico. Um vidro recobre toda a parte frontal, incluindo a tela e as bordas, que possuem a mesma cor do aparelho (preto ou branco). Em cima estão os sensores de luminosidade e presença, assim como o auto-falante, que além de ouvir o interlocutor durante as chamadas, também é utilizado para viva-voz, campaínha e saída de som; embaixo estão quatro botões capacitivos: voltar, home, menu e troca de chip.

Na parte inferior estão o conector micro USB e o microfone; na lateral direita está o botão liga/ desliga, também usado para travar/ destravar a tela; no lado esquerdo está o botão de volume; e no topo está o conector para fone-de-ouvido no padrão P2 e a antena retrátil para a TV.
No lado esquerdo está o botão de volume.
Mesmo possuindo um visual simples, comum em aparelhos de entrada, apresentei o aparelho para algumas pessoas e todos gostaram bastante, apesar de o acharem "meio gordinho", mas com "boa pegada". O L4 II possui quase 12 mm de espessura e um peso de 125 gramas.

Sua tela é LCD, possui 3,8 polegadas e usa painel do tipo PLS, um padrão superior ao TFT, comum na maioria dos aparelhos. Porém a resolução de 320x480 pixels é baixa para os padrões atuais, mesmo sendo a mesma do L5 de primeira geração. Se você for ler um texto no navegador, por exemplo, terá que dar um zoom para conseguir visualizar as letras com definição. Outro problema está na barra de notificações, que acaba exibindo poucas informações simultaneamente. Mesmo assim, é uma tela com qualidade muito boa e você só natará a baixa resolução quando comparar com um aparelho com resolução acima de 800x480.
Acima vermos o conector P2 para fone-de-ouvido e a antena escondida
no canto esquerdo.
Pelo menos a baixa resolução da tela tem um aspecto positivo. Como ela possui menos pontos, o processador e a GPU tem maior facilidade para manipulá-los, melhorando o desempenho. Em alguns testes, o L4 II teve um resultado melhor do que o L7 II, que tem um hardware superior, mas precisa lidar com um número muito maior de pontos na tela.

Processamento/ Sistema

E já que estamos falando em processamento, vamos entrar em detalhes nesse quesito. O L4 II possui uma CPU ARM Cortex A9 single core de 1GHz, GPU gráfica PowerVR SGX531 e 512MB de RAM. Nada que chame a atenção em uma realidade de processadores quad e octa core e 2 ou 3GB de RAM. Porém, essas especificações dão muito bem conta do recado, em função da tela com resolução menor e também porque a LG fez um excelente trabalho de otimização do sistema, algo que já havíamos notado na primeira geração da linha L.
Detalhe do conector micro USB e microfone.
A interface é rápida e fluida, com transições praticamente instantâneas. Mesmo ao executar apps mais pesados e jogos mais exigentes, o L4 II se saiu muito bem. Não tem um desempenho de um aparelho top de linha, mas é suficiente para executar a maioria das tarefas sem irritar o usuário.

Rodando o Android 4.1.2 (Jelly Bean), o L4 II usa uma interface personalizada pela LG, que está presente em praticamente todos os seus aparelhos atuais. Ela é bastante diferente da interface padrão do Android 4.x. Enquanto que a interface pura utiliza cores mais sóbrias e escuras, a versão da LG usa cores claras e ícones coloridos. Essa interface é um tanto controversa e divide opiniões: alguns acham diferente e bonita; outros dizem que ela é muito feia, brega e que lembra a versão 2.3 do Android. Particularmente prefiro a interface pura do Android, mas ainda acho a versão da LG bonita e diferente. Me parece que os fabricantes sentem uma necessidade de se diferenciar dos concorrentes, por isso modificam tudo o que podem.

Porém essa interface guardou algumas boas surpresas. Por exemplo, ela possui 4 temas diferentes, que mudam os planos de fundo e os ícones. Mesmo quem não gostou da interface da LG pode optar por outra e descobrir se lhe agrada mais. Mas o tema não muda o formato dos menus e as telas de opções.
A interface do sistema utiliza cores claras. Notem o fundo branco na tela
de aplicativos.
Outra função interessante é que ao manter o dedo pressionado num ponto vazio da tela por dois segundos, você abre uma janela que permite arrastar ícones e widgets diretamente para a tela, usando um formato que lembra o Android 3.x Honeycomb (versão exclusiva para tablets). Dessa maneira, é muito mais fácil e prático organizar as telas. Por fim, também gostei bastante da função onde você segura um ícone e arrasta ele até uma aba de informações, localizada no canto superior direito da tela, mostrando informações sobre a versão e espaço utilizado pelo aplicativo.
O menu de aplicativos é alterado de acordo com o tema usado.
Podemos concluir que a interface é rápida e possui boas funções, mas se ainda sim você preferir a aparência do Android puro, pode utilizar um launcher (gerenciador de interface) como o Apex ou o Holo Launcher.

Armazenamento

Por volta de 2.05GB podem ser usado para instalação de apps, desde
que seja usado um cartão micro SD para os demais arquivos.
Com 4GB de memória interna, o L4 II Tri TV possui disponíveis por volta de 2.05GB livres. Todo esse espaço pode ser utilizado para instalação de apps, o que é um valor muito bom e suficiente. Porém, um cartão de memória passa a ser praticamente obrigatório, para que possam ser guardadas as fotos, músicas, vídeos e os demais arquivos. Sem um cartão de memória, a frustração de ver que não há mais memória disponível para guardar mais arquivos ou apps será inevitável.

Câmera
Câmera de 3.15MP c/ foco fixo e flash: Imagens apenas razoáveis.
Aqui está o maior problema do L4 II TV. Nem tanto pela resolução, de 3.15MP. Mas sim pela qualidade da imagem e pela falta de recursos. Ela não possui sequer foco automático e em alguns pontos lembra a câmera do meu jurássico LG Cookie. As imagens apresentam bastante ruídos, que são aqueles pontos coloridos na tela. Claro que a câmera funciona muito bem em uma emergência, mas ela jamais irá substituir uma câmera compacta para registrar algum momento importante. O sensor da câmera do L4 II é tão simples que sequer permite acionar o flash automaticamente. Você precisa ligá-lo ou desligá-lo antes de usar.

E, ao usar o flash, é recomendável manter uma distância de pelo menos 50 centímetros do objeto, para não "estourar" a imagem com seu brilho.

O modo de filmagem também não é nada empolgante. É possível gravar em uma resolução de até 640x480 pixels (padrão VGA). E mais uma vez, nada de foco automático. Pelo menos é possível dar zoom durante a gravação e utilizar o flash.

Os recursos da câmera, tanto para foto quanto para vídeo, são apenas o básico. Ajuste da resolução, ISO, temperatura de cor, local de armazenamento... Mas há uma função bastante útil e interessante: é o de disparar a câmera através de comando de voz, dizendo a palavra "xis". Parece um recurso bobo, mas é bastante útil, pois permite segurar o aparelho firmemente utilizando as duas mãos, evitando borrar a imagem.

O L4 II se mostrou um aparelho tão bom, que chegamos à esquecer que ele é um modelo de entrada. Porém a sua câmera acaba por lhe denunciar isso.

Tri chip
Três chips em operação! Um de cada operadora!
Você gosta de aproveitar todas as promoções de cada operadora? Então o L4 II é o aparelho ideal para você! Aqui você pode usar não um, nem dois, mas três chips simultaneamente! E é possível alternar facilmente entre eles utilizando o botão capacitivo frontal do aparelho.

Configuração específica para os três SIM Cards.
Assim como todos os demais aparelhos dual e tri chip lançados no Brasil, o L4 II Tri TV é do tipo stand by. Ou seja, quando não está sendo usado para ligações, os 3 chips ficam disponíveis para realizar e receber chamadas. Porém, durante uma ligação, somente um dos chips fica ativo e os outros dois ficam inativos. Qualquer ligação para eles entrará em caixa postal.
O L4 II Tri TV utiliza SIM Cards no padrão normal, algo cada vez menos
comum hoje em dia.
Cada chip utiliza uma cor diferente, facilitando a identificação. O chip ativo fica destacado com um retângulo em volta da barra de sinal. Quando você vai fazer uma ligação ou enviar uma mensagem de texto, também aparece à esquerda do número o ícone do chip ativo. Clicando no botão que alterna entre os chips altera o chip ativo, um por vez.
É possível configurar cada SIM Card individualmente.
Esse botão para troca do chip permite que o usuário utilize discadores de terceiros, pois isso não dificulta a alternância entre os chips.
O ícone do SIM Card pode ser personalizado, facilitando sua identificação.
Algo que gostamos muito no L4 II Tri TV é a maneira que ele lida com o uso de dados. É possível habilitar qualquer um dos 3 chips para funcionar em 3G, com a limitação de que apenas um pode ficar ativo 
nesse modo. Os outros ficam conectados apenas em 2G. Mesmo assim, independente de qual chip está ativo para realizar chamadas, você precisa determinar no menu de configurações qual dos chips ficará habilitado para uso dos dados.

O L4 II Tri TV possui um menu dedicado para configuração dos 3 chips. E cada um deles tem suas próprias configurações.

Em relação às chamadas e ao uso de conexão de dados, o L4 II Tri TV se saiu muito bem, com ligações claras, boa qualidade de sinal (quando a operadora permite) e boa velocidade de conexão.

TV digital

Recurso bastante desejado pelos brasileiros, a TV é um recurso que funcionou muito bem no L4 II Tri TV. Apesar da demora para troca dos canais (entre 4 e 5 segundos), a qualidade do sinal é muito boa e estável. o L4 II Tri TV tem suporte apenas à TV Digital, no padrão 1-SEG.

Além de assistir TV, também é possível tirar fotos e gravar algum programa. Essa gravação pode até mesmo ser feita em um horário agendado. Para tanto, o L4 II Tri TV utiliza a grade de programação da emissora, onde você agenda e, no horário marcado, ele te avisa que o programa começou ou simplesmente começa a gravá-lo para ser assistido futuramente.
Interface da TV digital: É possível gravar e tirar fotos do programa.
Mesmo sendo bastante simples, a interface da TV possui alguns truques legais, como o ajuste do volume ao deslizar o dedo na tela para a esquerda ou direita; e a troca de canal, deslizando o dedo para cima e para baixo. Também é possível ajustar o brilho, deslizando o dedo para cima e para baixo, no canto esquerdo da tela (tendo em mente de que o aparelho está na posição horizontal).

Apesar da excelente bateria do L4 II Tri TV (que veremos a seguir), é possível assistir pouco mais de 06 horas de TV sem recarregar o aparelho. Pode até não parecer tanto assim, mas ele resistiu mais do que o Galaxy SII TV, que jogou a toalha após 5 horas e 20 minutos.

Bateria
Bateria de 2150mAh: Muita autonomia em um aparelho de entrada!
2150 mAh em um aparelho com um hardware modesto? Parece ser um exagero a princípio, mas quando pensamos que o aparelho utiliza 3 chips simultâneos e funciona como TV digital, uma bateria dessas parece mais do que necessário. O fato é que, exagero ou não, a bateria do LG L4 II Tri TV possui uma autonomia excelente! Com um uso entre moderado e intenso, ela durou mais de 50 horas para chegar à 10%! São mais de dois dias sem recarregar! Algo que impressiona mais sabendo-se que os 3 chips estavam ativos e que usei dois deles para realizar e receber chamadas, navegar na internet, ler emails... Só não havia usado a TV digital e jogado games pesados...

Para quem precisa de um aparelho que fique bastante tempo longe da tomada, o LG L4 II Tri TV pode ser uma boa escolha.

Conclusão
LG L4 II Tri TV é um ótimo aparelho, com boa "pegada",
3 chips, TV digital, com um preço em conta.
Mesmo não sendo aparelhos top de linha e que chamam a atenção pelas especificações, a linha LII da LG tem se mostrado uma evolução bastante interessante da primeira linha L. E o LG L4 II Tri TV, mesmo sendo um estreante, mostrou que carrega o DNA da família. Mesmo com um processamento que não chama a atenção, o L4 II Tri TV possui um desempenho muito bom e que não vai irritar o usuário. Por volta de 550 reais, você ainda terá acesso à um aparelho voltado ao mercado de entrada, mas com recursos interessantes, como suporte à 3 chips simultâneos e à TV digital.

Seus principais concorrentes são o Razr D1, um ótimo aparelho e que a Motorola tem vendido como água; e a atualização do Galaxy Y, que agora possui Android 4.1, TV digital e processador e memória melhores. Mas somente o LG L4 II Tri TV suporta 3 chips.

Seu maior defeito é sem dúvida nenhuma a câmera. Ela funciona como um quebra-galho, mas um aparelho destes merecia um sensor de melhor qualidade e com foco automático. Mas ainda assim, pelo conjunto, o LG L4 II Tri TV é uma excelente opção e uma compra recomendada!







13 comentários:

  1. Tenho um aparelho desse e gosto muito, mas qndo estou conectado na internet usando um dos chips, as ligações direcionadas aos outros 2 chips são direcionadas à caixa de msgs. Existe alguma configuração que possa resolver isso?

    ResponderExcluir
  2. Tenho um aparelho desse e gosto muito, mas qndo estou conectado na internet usando um dos chips, as ligações direcionadas aos outros 2 chips são direcionadas à caixa de msgs. Existe alguma configuração que possa resolver isso?

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei muito o seu video no youtube, parabéns ;)
    Só quero te fazer uma pergunta:
    Ele realmente tem GPS??? E se pega bem???
    Estou precisando desta informação antes de comprar, porque vou precisar muito deste sinal para calcular o percurso conjuntamente com o aplicativo da nike, que realizo quando estou correndo.
    Desde já, agradeço em poder me ajudar, ou alguém que tenho experimentado o uso do GPS.

    Grata ;)
    Karolina - São Paulo

    ResponderExcluir
  4. oi vou comprar um desses, queria saber se da pra ouvir musica nesse aparelho. pois eu adoro ficar ouvindo musicas por horas

    ResponderExcluir
  5. oi quero comprar um aparelho desses e queria saber se ele roda jogos bem pois gosto de jogar por horas

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Fabio Moura queria saber se esse celular trava com os jogos Jelly Splash,Subway Surfers e com Temple Run
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. vou compra esse amei e lindo <3

    ResponderExcluir
  8. Não consigo entrar nn internet gostaria de configurar

    ResponderExcluir
  9. Sobre a bateria, acaba rápido ou não0

    ResponderExcluir
  10. Comprei este aparelho. Ótimo custo benefício. Mas tem um detalhe que não gostei: para ligar a tela é necessário apertar o botãozinho de liga e desliga na lateral. Muito pouco prático. Nas configurações do aparelho consta uma função "Clique da tela para ligar" na qual ativada a tela deveria ligar e desligar com um clique duplo no meio da tela. Mas tal função só funciona para desligar. Consultei comentários na internet e todos relatam a mesma coisa. De resto o aparelho é muito bom. A bateria tem boa durabilidade. E realmente quando se usa um chip para ligação ou internet os outros dois ficam inativos.

    ResponderExcluir
  11. Por Favor!! O que faço meu celular LGe
    E470 não funciona a internet, sempre que vou nos icones de facebook e whatsApp ele fala internet parou . O que devo fazer pois já restaurei e nada. coloqueisenha do da minha conta e da erro sempre. Obrigada Pela atenção!! maggisalete@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!
    Comprei um desse e só tenho levado prejuízo, pois a câmera só vive travando e para destravar tenho sempre que pagar pelo serviço. O que fazer para realizar o destravamento da mesma sem recorrer a assistência técnica?

    ResponderExcluir