Tecnologia do Blogger.

22/04/2013

Sony Xperia U - Ressucitando e atualizando o sistema

Meu amigo passou um belo susto esses dias. Durante a atualização do seu Sony Xperia U, ocorreu um erro e o aparelho travava na tela de boot. Ele me trouxe o aparelho e felizmente consegui recuperá-lo e de bônus realizei a atualização para o Android 4.0. Tudo de forma manual, instalando as ROMs através do programa Flashtool.

Aqui vou colocar um passo-a-passo com o procedimento. Não tenho muitas fotos pois acabei não registrando o processo, pois estava focado na recuperação do aparelho.

Requisitos:
  • Computador com sistema operacional Windows;
  • Cabo de dados USB-Micro USB, para conexão entre o computador e o aparelho;
  • Programa Flashtool, que pode ser baixado aqui;
  • A ROM 2.3.7, no caso utilizei uma da Vodafone (operadora estrangeira) mas que tem suporte ao português do Brasil e funcionou normalmente no Xperia, inclusive para ligações e dados. Ela pode ser baixada aqui;
  • (Opcional) a ROM 4.0.4, caso você deseje atualizar manualmente o Xperia após recuperá-lo. Também pode ser usada em aparelhos que por algum motivo não foram atualizados automaticamente para a versão 4.0. Ela pode ser baixada aqui;
  • O Xperia U deve estar devidamente carregado, com mais de 60% da carga. Nos casos em que ele está travado na tela inicial, retire a bateria, recoloque-a e, sem estar ligado, deixe no carregador por pelo menos 8 horas para garantir que o aparelho está com plena carga. Se a bateria acabar durante a gravação dos arquivos no aparelho, o mesmo poderá ficar ainda mais danificado.
IMPORTANTE: NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO QUE ACONTEÇA AO SEU APARELHO AO SEGUIR ESSE TUTORIAL. MESMO SIMPLES, SEMPRE EXISTE ALGUM RISCO. ENTÃO AO FAZÊ-LO, VOCÊ ESTÁ CIENTE QUE É POR SUA CONTA E RISCO.

Procedimentos:

1. Faça o download do programa Flashtool. Ele pode ser baixado neste link;

2. Faça a instalação do programa;

3. Extraia a ROM 2.3.7 e a coloque dentro da pasta "firmwares", que fica dentro da pasta do Flashtool (normalmente o Flashtool é instalado dentro da pasta raiz da unidade C:)

4. Execute o Flashtools (lembrando que existem versões para sistemas 32 e 64 bits, escolha de acordo com seu sistema, porém a versão de 32 bits roda em qualquer um). Em "Language" você pode alterar o idioma do programa para Português (de Portugal);
Clique para ampliar

5. Clique no 1º ícone do programa (o que tem o símbolo de um raio) e selecione a primeira opção, "Flashmode";
Clique para ampliar


Clique para ampliar

6. Se tudo foi feito corretamente, irá aparecer o nome do arquivo da ROM (ou os arquivos, caso você tenha extraído mais de um). Selecione a ROM 6.0.B.3.184, que é o Android 2.3. Caso não tenha aparecido o arquivo, verifique se você extraiu corretamente os arquivos na pasta "firmwares" dentro da pasta do Flashtool;
Clique para ampliar

7. Com o arquivo selecionado, marque a opção "Exclude baseband" e deixe todo o resto como está. Em outros tutoriais que encontrei na Internet, foi pedido para marcar essa opção, porém no meu caso só deu certo com ela desmarcada. Por isso tente o procedimento com ela marcada e, caso não dê certo, faça novamente com ela desmarcada

Obs.: Marcando essa opção, você não irá gravar os arquivos relacionado à Telefonia e Dados, onde ele irá manter os que já estão no telefone.
Clique para ampliar

8. Clique em ok. O programa levará um tempo para preparar os arquivos e irá mostrar a tela abaixo. Com o  Xperia desligado, mantenha pressionado o botão de "volume -" e conecte-o ao cabo micro USB (que também deve estar conectado ao computador). Irá acender um led verde;
Clique para ampliar

Clique para ampliar
9. Assim que o aparelho for corretamente detectado, ele irá começar a gravação dos arquivos. Espere até a conclusão, onde ele exibirá no aparelho o pedido para desligar o aparelhos "Power off";
Clique para ampliar

Aqui o aparelho já estará funcionando normalmente. Caso queira realizar a atualização manual para o Android 4.0, basta repetir os passos de 4 à 8, porém no passo 6 você deverá selecionar a ROM 6.1.1.B.1.10, que é referente ao Android 4.0. Ao fim, o aparelho estará atualizado para o Android 4.0.

E caso queira voltar para o Android 2.3, repita os passos de 4 à 8 e no passo 6 selecione a ROM 6.0.B.3.184.

Espero que esse tutorial possa ajudar às outras pessoas assim como ajudou o meu amigo.

Fontes: Androidz, Eu sou Android, XDA-Developers


117 comentários:

  1. Muito bom o Post. Tenho um Xperia U da operadora vivo. E está com 2.3.7. Estou com medo tentar atualizar para o 4.0. Más vou tentar.

    ResponderExcluir
  2. Excelente fabio.
    Consegui atualizar facilmente meu xperia u para o Android 4.0 e de fato esta bem melhor muito mais suave nas transições de tela e mais leve para rodar os aplicativos!! E pra quem quiser este aparelho (que é excelente no custo benefício) não comprem pela vivo ou por qualquer outra operadora de telefonia.
    Muito oObrigado Fabio por este post! Agora vou fazer o root nele

    ResponderExcluir
  3. caso aconteça algum erro,qual poderia ser?

    ResponderExcluir
  4. Pode acontecer alguma coisa durante o "flasheamento", como queda de energia ou desconectar o cabo, ou o computador travar. Se acontecer isso e ele não entrar nem na tela inicial, aí somente levando na assistência.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Amigo, Fiz tudo certinho. Xperia U da Vivo atualizado para 4.0. Abraço.. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Infelizmente essa é a única maneira de atualizar os Xperia U da Vivo para o Android 4.0.

      Excluir
  6. Oi Fabio tudo bem, bom eu conseguir atualizar para o android 4.0 mas não gostei, e aacabei voltando para 2.3 seguindo aqui o tutorial, e valeu muito!!! agora tem só um problema que eu quero que tu me ajudes, como eu utilizei a Rom da vodafone indicada por vc apareceu vais ícones que eu não consigo excluir, tem alguma forma que eu consiga fazer isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que esses ícones estão "embutidas" junto à ROM da Vodafone. Elas podem ser excluídas da tela inicial, mas não podem ser removidas. A não ser que você faça o "root" no aparelho e a remova utilizando um app no estilo root explorer, algo que só recomendo se você tiver bastante experiência.

      Excluir
  7. Tem risco pra quem tem o numero de versão 6.0.B.1.564?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente o risco é o mesmo para qualquer versão nacional. Seguindo corretamente os passos e às recomendações, dá certo.

      Excluir
  8. Por favor, me ajude, eu fiz o que você fez ai, e atualizei para o ICS, mas o Wi-fi não conectava, depois eu voltei para o 2.3, tudo seguindo o procedimento. E o Wi-Fi ainda não conecta, fica aparecendo "Verificando..." "Desconectado" várias vezes, por favor, o que eu faço? Meu aparelho é novo, não quero perdê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, aqui o wi-fi funcionou normalmente. Tente excluir todas as redes salvas e adicioná-las novamente. Caso não dê certo, restaure o padrão de fábrica no aparelho. Se ainda não funcionar, mais uma vez restaure o padrão de fábrica e instale a ROM 4.0 com o aparelho limpo, conforme veio de fábrica.

      Excluir
    2. Eu posso fazer isso que você falou com a ROM 2.3? Ah, e restaurar o padrão da fábrica, é apertar em "Configuração original"?

      Excluir
  9. Tem algum jeito de fazer Unroot ou coisa desse tipo? Por favor, responde rápido. :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, esse procedimento é apenas para recuperar ou atualizar o aparelho. Ele não habilita o modo root.

      Excluir
    2. A garantia do celular some com esse procedimento, né?

      Excluir
    3. Sim, mas só se você disser deliberadamente que tentou esse procedimento. Se disser simplesmente que o aparelho travou e não inicializa, a assistência faz o reparo e nem te questiona. E se questionar, é só negar.

      Excluir
    4. Mas eles não perceberiam esses aplicativos da Vodafone?

      Excluir
    5. Assumindo que o seu aparelho travou, eles não iriam conseguir inicializá-lo e nem veriam os apps da Vodafone. E ao recuperá-lo, eles apagariam essa ROM e instalariam a ROM atual e assim nem haveriam os apps. O pessoal da assistência técnica sempre vai usar o métedo mais fácil e rápido para eles ao reparar um aparelho. Ao notar que o problema é somente software, eles irão reinstalar o sistema e não tentar recuperá-lo.

      Excluir
  10. Ei, eu fui em três assistências técnicas aqui perto de minha casa, e o Wi-fi funcionou nelas três, eu acho que o problema é o meu Roteador mesmo, mas, obrigado mesmo assim...

    ResponderExcluir
  11. Heey, problema resolvido, desculpa por gastar seu tempo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esquenta. Pode perguntar à vontade. às vezes demoro responder justamente pela falta de tempo. Um abraço!

      Excluir
  12. Não consegui mesmo com a opção "Exclude baseband" marcada ou desmarcada, segue o erro.

    http://www.brimages.com.br/images/278xperiau_vivo.jpg

    ResponderExcluir
  13. Resolvi instalando o "Sony PC Companion" pois os drives do FlashTool/drivers/... não estavão funcionando.
    Atualizado e testando, ate agora não tive problemas com rede nem com a linha !! Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simao, boa observação. Eu não tive problemas até porque já tinha o PC Companion instalado. Então, a dica é instalar o PC Companion antes para que os drivers do Xperia U sejam instalados também.

      Excluir
  14. Fabio, belo tutorial parabéns. Porém, infelizmente não consegui atualizar. O meu também é da VIVO acredito que só dessa maneira consiga usar o android 4.0. Se liga no erro que deu (com a opção que cita no tutorial marcada e desmarcada):
    15/039/2013 22:39:28 - ERROR -
    15/039/2013 22:39:28 - ERROR - Error flashing. Aborted
    15/039/2013 22:39:29 - ERROR - Drivers need to be installed for connected device.
    15/039/2013 22:39:29 - ERROR - You can find them in the drivers folder of Flashtool.

    O que será que está acontecendo? Sabe de alguma solução? Com o PC Companion diz que meu aparelho já está atualizado.

    ResponderExcluir
  15. Consegui Fabio... estava sem armazenamento interno por isso não foi. Aparelho funcionando PERFEITAMENTE. Obrigado por solucionar meu caso também rs.
    Abs, Romulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom... Só estranhei o problema do armazenamento, pois normalmente o próprio sistema deixa uma partição da memória interna somente para ele... Mas foi bom você deixar seu relato, pois pode ajudar muitas pessoas que estão com o mesmo problema.. Um abraço!

      Excluir
  16. Geovane Moura19/05/2013, 19:52

    Se eu atualizar o Android pelo Pc companion, posso regredir ao 2.3 usando esse método acima ? Ou, para poder voltar ao 2.3, preciso atualizar para o 4.0 através desse tutorial ? Obrigado desde já. Os vídeo do canal são ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, independente de atualizar pelo PC Companion ou diretamente pelo Flashtools, você pode voltar ao 2.3 instalando essa ROM pelo Flashtools. Ou até mesmo instalar qualquer outra ROM específica para o seu aparelho usando o Flashtools.

      Excluir
    2. Geovane Moura20/05/2013, 23:58

      Obrigado, cara!

      Excluir
  17. Respostas
    1. OI.ESSE PROCESSO DEMORA MUITO TEMPO

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá Fabio, eu fiz a atualização como você falou, ta rodando legal, mas quando entro em Configurações>Aplicativos>Rodando, fala que 'O Configurações parou' será que eu fiz o processo errado ou é porque fica assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que seja algum app que esteja em conflito com o sistema. Você pode tentar restaurar o padrão de fábrica para ver se o problema desaparece. Eu não tive esse problema no Xperia U, mas aconteceu algo semelhante com uma ROM que instalei no Galaxy Tab 7.7.

      Excluir
  20. Apos uns dias testando o 4.0 não tinha visto ate instalar o instagram ou outro aplicativo que utilizasse a câmera, a foto fica com qualidade igual porem não da para visualizar na tela do celular quando vai tirar a foto, apenas depois da foto tirada oque atrapalha (ou impossibilita) já que so da para ver 1/3 de onde vc quer tirar a foto. ainda não descobri como solucionar o problema, se alguem tem o mesmo e/ou descobrir como solucionar avise !

    ResponderExcluir
  21. Hey, eu tenho uma perguntinha... Tem algum jeito de remover os aplicativos da Vodafone no 2.3? (Eu não gostei muito do 4.0)

    ResponderExcluir
  22. Fabio, belo tutorial parabéns. Porém, infelizmente não consegui atualizar. O meu é da tim acredito que só dessa maneira consiga usar o android 4.0. Se liga no erro que deu (com a opção que cita no tutorial marcada e desmarcada):
    15/039/2013 22:39:28 - ERROR -
    15/039/2013 22:39:28 - ERROR - Error flashing. Aborted
    15/039/2013 22:39:29 - ERROR - Drivers need to be installed for connected device.
    15/039/2013 22:39:29 - ERROR - You can find them in the drivers folder of Flashtool.

    O que será que está acontecendo? Sabe de alguma solução? Com o PC Companion diz que meu aparelho já está atualizado.

    ResponderExcluir
  23. Essa mensagem está indicando que o flashtool não localizou o aparelho. Com o PC Companion ele é reconhecido? Experimente utilizar outra porta USB também, lembrando que primeiro você coloca uma das pontas do cabo (no PC ou no aparelho, tanto faz) e conecta a outra já com o botão de volume "-" apertado.

    ResponderExcluir
  24. Fui fazer esse tutorial hoje é para minha surpresa meu Xperia u vivo recebeu o 4.0 pelo PC companion. Acho que é reflexo do intagram ter atualizado e usuários vivo devem ter enchido a Sony

    ResponderExcluir
  25. Hey, eu tenho uma perguntinha... Tem algum jeito de remover os aplicativos da Vodafone no 2.3? (Eu não gostei muito do 4.0)

    ResponderExcluir
  26. Olá Fabio,
    Parabéns pelo seu tutorial do xperia u. Assisti pelo you tube o tutorial de como atualizar o android 2.3 para 4.0.
    Só que eu estou tendo problemas e não consegui localizar nenhum caso semelhante ao meu. Lá no pc companion, qdo estou no passo dois, onde pede pra desligar o aparelho, soltar o cabo, vai da certo até a hora em que acende a luz verde. Depois disso, dá um erro no usb (tipo "usb não finalizado corretamente") e daí não vai nem pra frente nem pra trás. Eu uso windows 8. O que posso fazer pra resolver e conseguir atualizar o android?

    Obrigado!
    Danilo.

    ResponderExcluir
  27. Olá Fabio,
    usei todas as portas usb existente em meu note, e nada. tentei em outros pc e dá tb o erro do usb. no windows 7 apareceu: s1bootdownload - o soft de driver do dispositivo ñ foi instalado com exito.
    o engraçado é que quando eu ligo o aparelho, aparece na parte superior da tela inicial: "preparando armazenamento interno"
    eu nao sei mais o que fazer, ja tentei o pc companion e o update services e nada.. sempre o problema no usb.
    o pior é que eu to vendo um tanto d gente reclamando do mal desempenho do android 4 no xperia u...
    vc tem alguma alternativa?

    Obrigado.
    Danilo.

    ResponderExcluir
  28. Hey, eu tenho uma perguntinha... Tem algum jeito de remover os aplicativos da Vodafone no 2.3? (Eu não gostei muito do 4.0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, o que fez vc nao gostar mto do android 4.0?
      Eh q eu to kerendo atualizar o meu, mas perece q vai ser do jeito manual, pq pelo pc companion e o update services nao ta dando certo...

      flw

      Excluir
    2. Eu achei ele meio lento na hora de deslizar a tela no Menu Principal, e as configurações mais desorganizadas... Faz o seguinte, procura no YouTube uma resenha do 4.0 no Xperia U e tire suas próprias conclusões... Ah! E um aviso: Se você quiser o 2.3 de volta por esse tutorial, vão ficar uns aplicativos que não dão para apagar, de uma operadora internacional.

      Excluir
    3. Eu to motivado a atualizar meu xperia u, mesmo sabendo dos riscos... caso der errado, eu vo voltar para o 2.3... ja vi boas criticas e pessimas criticas tb, como bateria "fervendo" e esgotando rapidamente, wifi com dificulade de reconhecimento, dificuldade p/ conectar com o pc, enfim
      eu nao entendo qdo leio q p/ uns o android é lento e p/ outros dixerem que ele roda normal, ja que estamos falando do mesmo aparelho... estranho neh? pode ser q pra mim dê certo, ou nao... será q esta na forma de atualizacao??
      qto aos icones indesejaveis, parece que ja vem na instalacao da versao de android... mas vc pode remove-lo utilizando um app q mexe acho q na rom do aparelho... mas parece q eh arriscado... esses app deixam o android 2.3 lento?

      Flw!

      Excluir
    4. Quando você voltar para o 2.3, os aplicativos estarão lá, mas relaxa, eles não deixam o Android lento, é que sei lá, eu acho ruim...

      Excluir
  29. Amigo, boa tarde!

    Room que vc colocou para dowloads, e para o Sony XPERIA U LT25i
    vc teria para o Sony XPERIA U LT26i

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigado, tava travando muito no 4.0 e poder voltar pro 2.3 é muito bom embora n seja tao bonito é mais eficiente, vlw e obrigado

    ResponderExcluir
  31. Eu achei uma ROM do 2.3 da Vivo oficial... Se o dono deixar eu postar, eu posto, o bom é que agora a Vivo disponibilizou o ICS para o Xperia U, ou seja, ele atualizará sozinho ao abrir o PC Companion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima notícia! Finalmente os donos de aparelho Vivo poderão atualizar automaticamente! Apesar de que talvez a Vivo libere a atualização aos poucos...

      Excluir
  32. "GENTE, PELO AMOR DE DEUS, ME AJUDEM... EU NAO AGUENTO MAIS NAO DAR CERTO ESSA ATUALIZACAO PRO ANDROID 4. EU TO TENTANDO E TODA HORA DA ERRADO, TO TENTANDO PELO FLASHTOOLS PQ NO PC COMPANION TA DANDO ERRADO... AI NA HORA EM Q EU DESLIGO O APARELHO E APERTO O BOTAO DE ABAISAR O VOLUME, APARECE O SEGUINTE ERRO: '''Error flashing. Aborted''' EM VRMELHO E DA UM ERRO DE NAO CONECTADO O USB NO MEU PC. SERÁ Q EH POR CAUSA DO MEU WINDOWS SER 8?? POR FAVOR, ME AJUDEM!"

    ResponderExcluir
  33. Nossa!! Obrigadoooo!
    Meu celular havia morrido após eu ter feito uma formatação pelo cwm nele, ele não iniciava mais só ficava no logo da Sony, não importa o que eu fazia.... mas fiz o processo todo e ele voltou a viver! antes eu tinha o ICS 4.0.4 porém estava muito lento o máximo que eu conseguia de Ram livre era 115MB com os aplicativos todos fechados, e agora com facebook aberto e muitos outros apps padrões eu tenho 200MB livres de RAM !! e vou ficar usado a ROM 2.3.7 Vodafone mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  34. Cara, tô precisando desbloquear meu celular versão europeia, será que eu resetando o sistema dele, dessa maneira descrita, funciona?

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Ei Fabio, você poderia fazer (ou até mesmo) passar um link de instruções para Rootear o Xperia U? ~~Em português, de preferência~~ Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Cara, o meu celular não está sendo reconhecido pelo Flashtool nem pelo PC Companion, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exclude baseband deixa esse link desmarcado, e tem uma pasta la no flashtool que esta escrito drivers, instala os drivers!!!!

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Pessoal, me ajudem. tenho um Sony Xperia U, e quando eu liguei o wi-fi ele reinicia e não entra mais no sistema, fica toda hora reiniciando com o nome da sony e x peria, e só fica assim, já mandei instalar o sistema dele, mais toda vez que liga o wi-fi ele perde o sistema e volta a reiniciar, se alguém sabe o motivo, por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  40. solução para quem perdeu o link do Gps nativo do Android, ele desaparece pq na atualização do googlemaps ele engloba todos os outros app, gps, latitude, local, se desinstalar a atualização volta todos os links!!!!

    ResponderExcluir
  41. Meu xperia U não liga mais, não fiz nenhum procedimento, não instalei nenhum app , não houve quedas nem nada do gênero, a bateria acabou e quando coloquei pra carregar tive a infeliz surpresa do aparelho não ligar de maneira alguma .
    Há o carregamento normal mas o mesmo não inicia de jeito algum, ressalto que fiz o básico pra tentar liga-lo mas sem sucesso.
    Pelo jeito terei de levar na assistência .

    ResponderExcluir
  42. Olá, atualizei meu xperia U para android 4.0 e dps disso ele só fica reiniciando, não liga, já tentei tirar a bateria, ligar no cabo, nada dá certo, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  43. Olá, atualizei meu xperia U para android 4.0 e dps disso ele só fica reiniciando, não liga, já tentei tirar a bateria, ligar no cabo, nada dá certo, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  44. Olá, atualizei meu xperia U para android 4.0 e dps disso ele só fica reiniciando, não liga, já tentei tirar a bateria, ligar no cabo, nada dá certo, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  45. Caraca mano vc nem imagina como seu tutorial e os link acima me ajudaram , mto obrigado ....

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde fabio,meu xperia u anda com um problema chato de touch screen, as vezes ele nao funciona, sabe alguma maneira de recuperar o touch screen dele, reparando o aparelho, ou algo do tipo??

    ResponderExcluir
  47. Meu caso é mais complicado, meu Wifi quando vou ligar ele fica ligando e desligando até descarregar aí dou carga pra tentar ligar dinovo e nem o rádio e nem o Bluetooth pega mais :/ , sera que com esse tutorial ele volta? Meu Android já é 4.0.4 :/

    ResponderExcluir
  48. tenho um xperi e dual gostaria de saber se funcionaria também com ele tentei roteá-lo mais o mesmo que quando comprei era 4.0 e atualizei pra 4.1 ficou com muitas sequelas pois acredito ter apagado arquivos que não deviam ser apagados sou leigo nessa plataforma mais tou aprendendo a os poucos e minha cobaia é meu xperia e dual se funcionasse colocaria 4.0 de novo pois achei melhor que o jelly bean agradeço e espero respostas tb gostaria de saber se é necessario instalar\ as duas rom ou se eu quizer somente o 4.0 nao necessita o 2.3

    ResponderExcluir
  49. ola o meu da erro ERROR - Error flashing. Aborted
    como resolver isso pf D:

    ResponderExcluir
  50. Oi Fabio , eu atualizei com facilidade , só que quando eu mandei ativar a wifi , ele desligou e só fica reiniciando agora .
    O que eu faço por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na msm, quem souber arrumar o problema do wifi avisa por favor

      Excluir
  51. Eae brow, cara eu tenho um Xperia L, nada ele desligo, quando fui ligar ele nao sai do logo da sony, ja instalei a rom stock dele e nada!
    vc sabe entrar em modo recovery com ele?
    ow me ajuda a sair desse logo?

    ResponderExcluir
  52. não consegui, deu erro: 03/034/2013 19:34:26 - ERROR -
    03/034/2013 19:34:26 - ERROR - Error flashing. Aborted
    03/034/2013 19:34:27 - ERROR - Drivers need to be installed for connected device.
    03/034/2013 19:34:27 - ERROR - You can find them in the drivers folder of Flashtool.

    tentei das duas formas e deu esses erros :/ aí apos conectar o cabo apertando o botão volume pra baixo, acende a luz verde e em seguida "SONY" e só.

    ResponderExcluir
  53. 03/050/2013 19:50:32 - ERROR -
    03/050/2013 19:50:32 - ERROR - Error flashing. Aborted
    03/050/2013 19:50:33 - ERROR - Drivers need to be installed for connected device.
    03/050/2013 19:50:33 - ERROR - You can find them in the drivers folder of Flashtool.
    03/050/2013 19:50:36 - INFO - Device disconnected
    03/053/2013 19:53:59 - INFO - Selected ST25a_6.1.1.B.1.10_None.ftf
    03/053/2013 19:53:59 - INFO - Preparing files for flashing
    03/054/2013 19:54:14 - INFO - Please connect your device into flashmode.
    03/054/2013 19:54:48 - INFO - Device connected with USB debugging off
    03/054/2013 19:54:48 - INFO - For 2011 devices line, be sure you are not in MTP mode

    o que seria mode MTP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava com esse problema. O que precisa fazer é instalar os drivers do FlashTool. Olha esse tutorial no youtube, ele explica direitinho como fazer. https://www.youtube.com/watch?v=J2Fjb0NT_8M

      Excluir
  54. valew mano graças a vc conseguir salvar meu xperia u..............obrigadoooooooooooooo..parabéns

    ResponderExcluir
  55. sabe se funciona no xperia acro s lt26w?? grato, ótimo post

    ResponderExcluir
  56. meu amigo fabio como eu faço pra ressucitar o meu experia e dual, toda vez que eu ligo ele fica a logomarca da sony e nao sai mais

    ResponderExcluir
  57. Posso instalar a rom 4.1 dessa forma?

    ResponderExcluir
  58. Valeu, o meu caso foi identico... erro na atuazação, dai o xperia nao queria mais ligar, tentei fazer o flash e nao dava, só marcando a opção "exclude baseband" deu certom valeu compartilhar !

    ResponderExcluir
  59. Perfeito... tive que instalar o PC Companion. Meu cel. estava bloqueado pelo AVAST.

    ResponderExcluir
  60. Cara eu atualizei o meu e fico com problema no áudio elê diz qUE tem um fome de ouvido conectado mais nao há nenum o que sera? O qué posso faser?

    ResponderExcluir
  61. Boa noite, por favor me ajuda,atualizei o android 2.3 4.0 do meu xperia u, e o meu celular de PERFEITO passou para uma PORCARIA,até a qualidade da câmera mudou,tudo lento,pelo amor de Deus como eu faço para retornar para o android 2.3 de novo,antes q eu jogue ele na parede rsrsr..Por favor me ajuda.Obrigada.

    ResponderExcluir
  62. olá Fabio, eu havia atualizado a versão para o 4.0 quando saio conforme, mas não gostei trava constantemente e muito lerdo para navegar, ai voltei aversão 2.3 através da ROM, e gostaria de saber se posso usar esse tutorial seu para voltar ele a versão 4.0, e se os problemas anteriores foram solucionados?

    ResponderExcluir
  63. olá pessoal. o meu está com problema no touch, será q esse processo pode resolver isso?

    ResponderExcluir
  64. Poxa, eu tentei mas não resolveu! a bateria ta carregada, acendeu o led, depois apagou, e ficou na tela no notbook a imagem 8, e o cel so liga, aparece a palavra sony, e fica assim, liga... sony... desliga... liga....sony.... oque eu faço????? tenho um monte de contato de clie nesse tel. e como não tem cartao de memoria e não grava no chip. alem de perder os contatos ainda vou perder o cel???

    ResponderExcluir
  65. Fábio, queria saber se esse procedimento resolveria meu problema com a ativação do wifi do meu Xperia u. Na versão 2.3 ele parou de funcionar, atualizei pra 4.0 pelo pc companion, ele ficou lindo mas o wifi assim que eu liguei reiniciou o celular e assim ficou, Sony... Xperia... Reinicia... Sony... Xperia... Reinicia. Segui passos de recuperação no YouTube pelo PC companion e consegui faze-lo ligar, mas creio que se ligar o wifi de novo volta o problema. Tem alguma noção do que poderia ser? E de que maneira posso reparar? ONG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrinho está com o mesmo problema....xperia, Sony e reinicia...não chega a carregar o sistema e no PC não reconhece como unidade de disco

      Será que rola uma ajuda?
      Agradeço desde já

      Excluir
  66. Boa noite Fábio!
    Excelente post! Consegui recuperar meu aparelho facilmente seguindo os procedimentos acima. Primeiro utilizando a ROM 2.3.7 e depois refiz o procedimento com a ROM 4.0.4 e agora o aparelho funciona perfeitamente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Muito bom! Funcionou! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  68. ola fabio tenho um xperia u e ele fica na tela xperia sony e ai ele nao liga ,volta pra essa tela denovo ate descarregar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também fica assim, quero saber o que fazer !?

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Atualizei o android do meu Xperia U do 2.3 para o 4.0
    Mais não consigo ativar meu Wifi ' alguem me ajuda pfr ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu quando tento ligar o wifi ele trava e começa a ligar e desligar acho melhor comprar um novo

      Excluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Excelente tutorial rapido e facil atualizei meu experia u para 4.0.4 nao gostei e voltei para para 2.3.7 parabens pelo o tutorial Fabio valeu mesmo abraço.

    ResponderExcluir
  73. Seguinte, meu celular xperia c desligo do nada e nao quer ligar, ele nao reconhece no pc compani e no flashtools ele informa que nao existe nada no dispositivo por isso nao da pra fazer nada nele. botei ele pra carregar a noite toda e a unica coisa que aparece é o led vermelho ligado e só. por favor alguem me ajude ;(

    ResponderExcluir
  74. aparece isso quando conecto no flashtools : 27/021/2015 13:21:01 - INFO - Device connected with USB debugging off
    27/021/2015 13:21:01 - INFO - For 2011 devices line, be sure you are not in MTP mode
    27/021/2015 13:21:30 - INFO - List of connected devices (Device Id) :
    27/021/2015 13:21:30 - INFO - - USB\VID_0FCE&PID_D1A0\6&38A9D299&0&1 Driver installed : true
    27/021/2015 13:21:30 - INFO - List of ADB devices :
    27/021/2015 13:21:30 - INFO - - none
    27/021/2015 13:21:30 - INFO - List of fastboot devices :
    27/021/2015 13:21:31 - INFO - - none

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde alguem pdoeria me ajudar?

    Fui fazer a restauração de fabrica do meu Xperia U porem a bateria acabou agora ele não sai mais da tela de abertura da sony o que eu faço?

    ResponderExcluir
  76. é bom essa rom do android 4.0.4 xperia u ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela tem muito mais atributos e APPS mais em seu desfavor fica muito mais lento o smart...

      Excluir
  77. E quando não aparece a fase " power off " ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode desconectar que quando estiver mexendo nele ele vai aparecer essa frase ai... tah de boa axo q isso aparece com mais frequencia no android 4.0.4...

      Excluir
  78. ola fabio tudo bem? é eu fiz todos os procedimentos mas o meu aparelho não consegue resetar, eu aperto o botão de volume - e conecto o cabo usb e o led verde liga mas passa um tempo ele sai e começa a carregar o aparelho.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Fabio , estava com o problema de reiniciar depois que atualizei pelo procedimento da Sony , não podia ativar Wi fI que o Xperia U começava a reiniciar sem parar impossibilitando o uso do aparelho, fiz o procedimento que vc passou , mas não aparece POWER OFF , esperei uns 20 minutos e desconectei o aparelho e liguei , funcionou tudo menos WI FI , quando tento ligar da ERRO .
    O que fazer ????/
    Obrigado pelo tutorial .

    ResponderExcluir
  80. Instalei o 4.0.4 , foi tudo certinho ate apareceu Power Off, mas quando ativei Wi Fi , começou a reiniciar de novo ,aff
    Voltando para o anterior .

    ResponderExcluir
  81. Oi Fábio, fiz os passo a passo tudo direitinho, o led acende só que o celular liga e desliga dai aparece uma msg como se eu tivesse desconectado o cabo do pc ou do celular ! Tens como me ajudar? Aguardo resposta. aryaneprado@hotmail.com

    ResponderExcluir