Tecnologia do Blogger.

05/04/2013

Lumia 620 passa pelo 1º reset de fábrica. Motivo? Memória cheia!

 Atualmente estou experimentando o Windows Phone 8 através de um Nokia Lumia 620. Estou encontrando muitas coisas legais e também algumas chatinhas. Mas um caso inesperado me forçou voltar o Lumia para os padrões de fábrica, apagando tudo que estava instalado nele.

Desde que comecei a usá-lo, realizei algumas atualizações de apps e instalei mais alguns. Também estava armazenando nele as fotos e vídeos que tirava, já que (por preguiça) não tinha instalado um cartão de memória nele.

O Lumia 620 vem com uma quantidade razoável de memória, 8GB (7,23GB disponíveis). Destes, quase 2GB são ocupados pelo próprio sistema, sobrando pouco mais de 5GB. É pouco se você não instalar um cartão, mas acreditava ser suficiente para os apps e arquivos que não podem ser movidos, como por exemplo os mapas baixados para o app de navegação.

Então imaginem qual foi minha surpresa ao receber a mensagem de memória cheia? Na hora, imaginei que seria por causa das fotos e vídeos. Então deixei a preguiça de lado e instalei um cartão de memória de 8GB e mudei as configurações de armazenamento de fotos e vídeos para o cartão micro SD.
Tudo resolvido, não é? Não mesmo! Depois de algum tempo, consultei a memória disponível e haviam apenas 300MB disponíveis. Verifiquei se as fotos e vídeos continuavam na memória do telefone e elas haviam sido movidas normalmente para o cartão microSD. Resolvi olhar no armazenamento os "detalhes" do que estava ocupando espaço na memória para entender o que estava acontecendo.
Seria a câmera do Lumia o responsável pela memória cheia?
Aqui vai uma das minhas críticas ao Windows Phone: A falta de informações detalhadas. Notei que quase 4GB da memória estava ocupada por apps. 4 Gigabytes! Não fazia sentido, já que havia instalado poucos apps e todos eles mencionavam ocupar 2, 4, 8 Megabytes de espaço. Só que não consigo informações mais detalhadas, como descobrir quanto cada app ocupa de espaço para identificar quem está "comendo" toda a memória.
Aqui você escolhe onde quer armazenar as fotos e vídeos.
Note que está selecionado "cartão SD" para ambos os casos.
 Resultado: Fui desinstalado app por app, verificando qual deles começou a consumir a memória. Já sabia que os arquivos de mapas e o cache do Internet Explorer não eram os culpados, já que eles ocupam o espaço denominado "outros" no aparelho. Mesmo assim eu desinstalei os mapas e exclui o cache. Sem sucesso.

Isso é o máximo de detalhes que conseguimos ter relacionado
ao uso da memória do aparelho. Ou seja, praticamente nada.
Depois de algumas tentativas frustradas, desisti de descobrir o que aconteceu e parti para a ignorância: Restaurei o aparelho para o padrão de fábrica. Desta forma possa monitorar os apps que instalo e ter uma melhor idéia de qual programa está consumindo toda a memória, além de já deixar por padrão o armazenamento de fotos e vídeos no cartão micro SD.

O Windows Phone é um sistema muito bom, mas na minha opinião ainda está abaixo do IOS e do Android. Faltam algumas opções básicas, mas isso é tema para um futuro artigo. Infelizmente não há como obter informações detalhadas pelo espaço ocupado pela memória. E o pior de tudo é que nem um app de terceiros com essa funcionalidade eu consegui encontrar! Pode até ser que exista, mas está bem escondido ou não está na loja brasileira (a loja brasileira tem um catálogo bem menor do que a americana, vai saber porque...).
Capacidade de armazenamento em níveis "normais".
Porém, até quando?

4 comentários:

  1. bahhh to na mesma situação essamerda a memoria enche sozinho sem eu baixar mais nada comprei cartao sd de 32 giga mas mesmo assim ainda memoria interna enche sozinho sem video e fotos na memoria de 8 giga. tensso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu, após restaurar o padrão de fábrica e reinstalar os apps, o problema não ocorreu mais. Agora, com a última atualização do Windows Phone, a Nokia acrescentou um gerenciador de memória que permite ver o espaço ocupado pelos apps e esvaziar cache e arquivos temporários. Algo muito útil.

      Excluir
  2. Como faço pra restaurar padrão de fábrica?
    Grata!

    ResponderExcluir
  3. Cheguei a conclusão de que seria o único jeito... Passei tudo para o cartão de memória e a pasta "OUTROS" do telefone (no meu caso não eram apps, era na pasta outros) tava com 4GB!!! E eu não conseguia alterar pelo programa do PC... Estava perdendo até andamento de jogos, por mais que o cartão de memória tivesse espaço e que sempre apagasse as fotos dava como "telefone sem espaço"... Extremamente irritante! To irada! Tenho um lumia 710 sem memória expansível que jamais me deu esse tipo de problema. Pensei que o 620 seria melhor e é pior em quase tudo! A resolução da tela é pior, o touch é pior, a única vantagem do 620 sobre o 710 é o WP8 e a velocidade de navegação na internet... no mais, até nas notificações ele é mais lento. Recebe notificações com até 10 minutos de diferença do 710! To decepcionada, pra dizer o mínimo! A atulização Amber jamais chegou no meu aparelho... Enfim. #chateada

    ResponderExcluir