23/02/2013

Tutorial - Android 4.0 no Motorola Xoom 2

Olá à todos! O tablet Motorola Xoom 2 é um excelente aparelho, mas o sistema que vem junto com o aparelho (o Android 3.2) acaba por limitá-lo, por causa de seus bugs, instabilidades e falta de fluidez. Felizmente a Motorola lançou a atualização para o Android 4.0.4 (ICS - Ice Cream Sandwich), que dá um novo fôlego para este tablet. Mesmo mandando o update via OTA (Over The Air - transferência direta sem uso de um computador), ele é liberado aos poucos, forçando os novos donos desse tablet a esperarem indefinidamente pela atualização. Ela vem, mas costuma demorar bastante. Recentemente fiz o download da ROM 4.0.4 para uso, se necessário. E como essa atualização não é simplesmente perfumaria e sim algo essencial para este tablet, resolvi colocar um tutorial para atualizar manualmente, para aqueles que não querem (e não aguentam mais) esperar pela atualização.

Preparativos:


Para fazer a atualização, será necessário os seguintes requisitos:


  1. O tablet Xoom 2 Modelo MZ616 (Dãããããã!), que deverá estar totalmente carregado. Se a bateria acabar durante a atualização, você corre o risco de danificar o aparelho;
  2. Cartão de memória para alocar a ROM (pode ser o cartão que veio com o Xoom 2, aquele de 2GB);
  3. A ROM, que pode ser baixada aqui.
Se você já está com tudo que for necessário, podemos começar, porém antes, segue um alerta:

IMPORTANTE: APESAR DE SIMPLES, ESSE PROCEDIMENTO PODERÁ DANIFICAR O SEU APARELHO, SENDO NECESSÁRIO LEVÁ-LO À UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA. PORTANTO, NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO AO APARELHO DECORRENTE DO PROCEDIMENTO DESCRITO AQUI. VOCÊ DEVERÁ FAZÊ-LO POR SUA CONTA E RISCO.


Se você não se sente seguro para tentar, então aguarde, pois é certo que a Motorola irá enviar a atualização para seu aparelho. Se você está consciente dos riscos e mesmo assim quer continuar, segue abaixo os passos necessários:

Coloque a ROM (que você baixou aqui) na pasta raiz do cartão SD (é só abrir o cartão SD e colocar a pasta lá). Lembrando que ela não deve ser descompactada. Apenas coloque-a do jeito que está;
Uma vez que a ROM já esteja no cartão SD, desligue o tablet;
Após desligá-lo, religue-o, porém segurando ao mesmo tempo os dois botões de volume (os 3 botões ficarão pressionados ao mesmo tempo);
Aparecerá a tela abaixo: 


Use o botão de "volume -" para ir até a opção "recovery"


Chegando na opção "recovery", aperte o botão de "volume +" para selecioná-la
Irá aparecer o símbolo do Android (um robô verde) e você irá pressionar novamente os dois botões de volume ao mesmo tempo;

Algumas pessoas relataram que a imagem acima é diferente, com um triângulo
amarelo ao invés do vermelho. Não precisam se preocupar pois só muda
a figura, mas o o local é o mesmo.
Aparece um novo menu de opções (em inglês), conforme tela abaixo, onde você irá selecionar a opção "apply upgrade from external sd card", usando as teclas de volume para navegar e a tecla liga/desliga para selecionar.


Aqui ele vai começar a instalar a ROM que você baixou. Aguarde pacientemente, pois a atualização demora vários minutos.
Pronto, após concluir esse procedimento, seu Xoom 2 estará atualizado com a versão 4.0.4

Agradecimentos especiais ao pessoal do Blog Xoom Brasil, onde fui testando tudo o que é tipo de método para atualizar o meu Xoom 2 até o momento que a atualização via OTA chegou. Porém, graças à eles consegui o arquivo original disponibilizado aqui.



43 comentários:

  1. Atualizei, ficou ótimo!

    Mas deu uma travada legal depois de algum tempo de uso.
    Não consigo mais usar o recovery nem ligar ele, fica parado no Fastboot.
    agora, quando tento dar flash na rom aparece o erro 0X0056 invalid cg hab ch mbr

    boot failure

    o RSD também dá fail.
    Alguma dica?

    ResponderExcluir
  2. Você ainda consegue entrar na tela de recovery? Caso consiga, você ainda pode voltar a ROM original colocando ela no cartão microSD. Eu tenho uma cópia da ROM 3.2. Se você consegue, me avisa que eu upo ela pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem uma copia da rom do xoom 2 mz616 ?, eu não consegui atualizar e estou com meu xoom travado

      Excluir
    2. Vc tem uma copia da rom do xoom 2 mz616 ?, eu não consegui atualizar e estou com meu xoom travado

      Excluir
  3. Olá, preciso de ajuda. Fiz todo o processo descrito, mas não ocorre a atualização. Quando seleciono Blur-version/, não inicia a atualização e aparecem mais outros sub-itens para selecionar como sub-pastas: META-INF/ pacth/, preinstall/, recovery/ e system/. Além disso aparece na tela em amarelo E:Can't open/cache/recovery/command ge0/0 e E:Can't open/cache/recovery/caller. Outra coisa que notei é que o robozinho é diferente do postado. É verde mas com o símbolo de atenção/exclamação em amarelo nele...
    O que posso fazer? Obrigado de puderem dar uma luz...
    leandrothome@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Unknown é Leandro! Foi mal...

    ResponderExcluir
  5. Galera,
    Baixei de novo a ROM e agora parece que está atualizando direito.Vamos ver..pelo menos o processo está acontecendo.

    ResponderExcluir
  6. Leandro, um detalhe importante é que a ROM não deve ser descompactada. Você deve colocar como baixou no diretório raiz. Recomendo também voltar o aparelho para o padrão de fábrica, evita muitos problemas. Um abraço e não esquece de postar o resultado.

    ResponderExcluir
  7. funcionou perfeito o robozinho era diferente mesmo, como o leandro descreveu.

    valewww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom, o Android 4.0 dá um novo gás a esse aparelho. Quanto a informação do robô do android, estou colocando uma observação junto à foto para auxiliar as pessoas. Um abraço!

      Excluir
  8. Perfect, estava a 3 meses aguardando a atualização e nada, segui o procedimento (porem sem retornar aos padrões de fábrica), ficou perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo deixar no padrão de fábrica pois é mais garantido de que não haverá problemas. Porém, eu mesmo fiz a atualização sem restaurar os padrões de fábrica. Um abraço!

      Excluir
  9. Puxa cara,tava com medo de tentar mas qdo vi que muita gente conseguir, resolvi arriscar e deu certo! Valew amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que o melhor é esperar pela atualização automática, porém a Motorola está soltando ela de maneira muito lenta. E a atualização para Android 4.0 não é simples perfumaria e sim necessidade, já que o sistema fica muito mais ágil, estável e responsivo. Um abraço!

      Excluir
  10. Pra mim foi tranquilo também, porém depois da tela do "aply update from external storage" ele ainda dá um "choose" e mostra o arquivo para ser escolhido, então fui com os botões vol + e - e selecionei o arquivo compactado com o botão on/off e depois no final do processo pergunta se quer aplicar e reiniciar o novo sistema. Não usei muito ainda depois das atualizações, mas dá deu para perceber uma certa "leveza" no funcionamento dele. Obrigado pelas dicas e contribuições.

    ResponderExcluir
  11. E ae Fábio, parabéns ae pelo tutorial.

    Peguei o Xoom 2 antes de ontem e já tava procurando um tuto pra atualizar pro ICS, pois não apareceu mensagem da Motorola para atualizar via OTA.

    Segui o procedimento e deu tudo certo, ICS rodando liso aqui.

    Agora só um detalhe: eu já havia feito esse procedimento de atualização antes, em outros celulares meus, e sempre que eu ia em modo recovery, instalava o package com a atualização, eu dava wipe data, que é pra voltar para as configurações de fábrica. Dessa vez eu dei, e quando coloquei pra reiniciar, após todo o processo, o tablet deu uma travada. Parou numa tela com o simbolo da Motorola e daí não quis mais sair. Depois de esperar quase 1h, eu decidi segurar os tres botões ao mesmo tempo pra voltar ao modo recovery, e fiz o mesmo procedimento de novo. Dessa vez, quando terminou de instalar o package, não dei wipe data; fui direto em Reboot. Dessa vez deu certo, entrou nessa tela com o simbolo da Motorola, mas logo após iniciou o desktop.

    Então, moral da historia: consegui o procedimento pela segunda vez. Embora seja recomendável dar wipe data nesses procedimentos, sugiro pra galera aí, especificamente pro xoom 2, não dar wipe data. Depois que terminar de instalar, vai direto em reboot.

    Valeu aí!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, baixei o rom coloquei ele no cartao sem descompactar, ele chega na tela da figura do android com o triangulo amarelo, porem ele reinicia e liga ele sem fazer nd mais. O que deve haver de errado?? Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Cara, podem fazer, eu recomendo, deu certo no meu.. tranquilão.. TOP Vlw.. :)

    ResponderExcluir
  14. MUITO OBRIGADO FÁBIO.

    Comprei o tablet em dezembro e sempre esperei a atualização. Mas agora ele começou a travar demais por conta dos aplicativos que uso no trabalho e a necessidade de ter sempre ele rodando bem.

    Desconviava da atualização, mas segui o passo a passo e funcionou perfeitamente bem. É OUTRO MOTOROLA XOOM2.

    Valeu mesmo. Espero que a bateria dure um pouco mais também

    ResponderExcluir
  15. Mto satisfeito!!! Confesso q estava com medo, mas segui o passo a passo e deu mto certo!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses casos, o medo é bom, pois nos ajuda a sermos mais atentos e prudentes. Mas, fazendo corretamente, o processo flui tranquilamente. Inclusive fiz um teste voltando para o Android 3.2 e instalando novamente...

      Excluir
  16. FIz o processo acima e foi perfeito.fiz tem mais de um mes
    postei um comentario mas acho que não apareceu aqui
    se fosse esperar pelo 4.0 no aparelho estaria até hj

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, é importante seu feedback pois, mesmo já havendo feito o teste desse procedimento, ao ver que muitas pessoas obtiveram sucesso mostram que elas estão conseguindo seguir o tutorial. Um abraço!

      Excluir
  17. Bom dia Fabio,

    Acho que acabei removendo a rom de fabrica do meu aparelho (Rom 3.2.2) voce sabe onde posso encontrar pra instalar novamente no meu tablet?

    xbrunnomattos@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Deixei meu xoom encostado por um tempo... mas deu saudade. Atualizei e depois parou com a seguinte mensagem na tela de boot:

    Invalid CG HAB (CG: mgr, status: 0X0056)

    O pessoal da manutenção da Mototola já ta acusando de ter queimado a placa ou a memória sem nem mesmo ter visto"
    Nota: o Tablet liga com placa queimada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal de assistência solta cada pérola... Vou ver se faço o upload da ROM 3.2, aí você faz o procedimento usando ela... Acredito que dê certo.

      Excluir
  19. uma pergunta amanha mas tarde se eu trocar o meu cartãomicro sd vai estar com o mesmo android ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o cartão é como se fosse um "CD de instalação". Ele só é a mídia necessária para instalar a atualização. Depois de instalada, ela fica gravada na flash do aparelho.

      Excluir
  20. Fábio, fiz o procedimento dando wipe cache e factory como faço em celulares e não sai do M da motorola, fiz o procedimento pela segunda vez sem dar os resets e tbm não sai! Não sei mais o que fazer! Help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu comigo, Tive que voltar a ROM do 3.2 usando o RSD Lite da motorola. Senão encontrar a ROM pra baixar na net me avisa. O nome é 1.6.0M-272.18_MZ616_p2HW_BlurRegion01_CFC1FF_fastboot_signed_latam.xml

      Excluir
    2. Depois que voltei a ROM 3.2 e refiz o processo deu certo, Android 4.0.4 ICS rodando fininho de tudo. Só falta meu minichip TIM Beta chegar para testar o 3G. Vlw Administrador...

      Excluir
    3. Conseguiu resolver ou o problema continua?

      Excluir
    4. João e Fábio, onde posso baixar o arquivo 1.6.0M-272.18_MZ616_p2HW_BlurRegion01_CFC1FF_fastboot_signed_latam.xml ???

      Excluir
    5. João, tem como me mandar o link dessa rom do 3.2 que utilizou? Estou tentando atualizar a partir da 3.2.2 e está dando erro, quero tentar fazer o downgrade para o 3.2 pra ver se funciona, pode me dar um help? Desde já agradeço.

      Excluir
  21. @ João Claudio - Obrigado pela ajuda. É sempre bom ver outras pessoas ajudando a sanar as dúvidas dos visitantes.

    ResponderExcluir
  22. Fabio, primeiramente obrigado por disponibilizar esse tutorial, bem, tive o mesmo problema que alguns, meu tab travou na logo da Motorola, depois de tanto quebrar a cabeça descobri que o tab bloqueia a inicialização pois quando tentava entrar na recovery acusava algum tipo de bloqueio e pedia para conectar o cabo usb para desbloquear, só então conseguia desligar o tab e entrar na recovery, mas o problema da inicialização do sistema persistia, então descobri que quando o tablet esta travado na tela de boot da Motorola, basta espetar nosso tablet no pc via usb, aguardar em torno de dois minutos e ele inicia o android automaticamente!!! espero ter ajudado alguém que estava com o mesmo problema. abraços Michel Rodrigues

    ResponderExcluir
  23. Tenho o Motorola Xoom 2 me, saberia me dizer se eu poderia usar esse tutorial com esse mesmo rom que você oferece para atualizar o meu tablet ?

    ResponderExcluir
  24. Olá Fábio, desculpa incomodar. Vc sabe se existe alguma atualização para o Xoom 3 ME ? O meu parou no 4.1 e é horrível. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal, estou chegando aqui meio atrasado kkk 2015, as principais mensagens foram em 2013 e a última mensagem, 2014. É o seguinte, tenho um Xoom 2 ME, (mz616). Fui futucar para ver se atualizava ele. com um milhão de receitas de bolo, acabei travando o mesmo e fica na tela: boot failure. Em fim, tou com battery low, fiz um cabo para para tentar deixar ele em battery ok e não consegui. eu acho que vou colocar a bateria dele para recarregar na tora. Mais depois disso, sinceramente. Não sei nem por onde começar. Pessoal, Fabio. Me deem uma ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Olá Fabio, estou com o mesmo problema de alguns usuários aqui. A atualização não ocorre normalmente como deveria, acusa o erro: Installation aborted.
    A versão atual do android aqui é o 3.2.2, ja procurei em tudo quanto é site e não encontro outras opções pra atualizar o MZ616, tem como me dar um help?

    ResponderExcluir
  27. bom dia estou com o xoom 3 mz616 travado na tela com o logotipo da motorola dual core e dali não sai. ja abri ele e tirei o conectivo da bateria para ver se voltava e nada. ele no carregador original ele liga e fica travado nesta tela. ainda no carregador consigo entrar na tela de recovery e apos selecionar a função recovery ele volta para a tela do logotipo e mais nada. ele estava funcionando e do nada aconteceu isso. enfim: pode ser a bateria que ja foi? quando tiro do carregador ele aparece a luz vermelha acima e a tela fica piscando ao fundo. no carregador ele trava no logotipo. existe algum modo de reinstalar a room atraves do pc?

    ResponderExcluir