Tecnologia do Blogger.

16/12/2012

Windows 8 e os apps em tela cheia

Quem lê meus artigos deve saber que gosto muito de usar apps em tablets e smartphones... E apesar de ter gostado do Windows 8, não consigo engolir essa história de apps em tela cheia em desktops e notebooks... Parece que o espaço é desperdiçado. E ter que ficar alternando entre aplicativos usando o alt+tab parece deixar tudo mais trabalhoso. Claro que é possível dividir a tela entre apps, mas a função não funciona bem com todos eles e ainda parece ser mais prático usar os apps em janelas e dimensioná-las da maneira que quiser.

Dividindo a tela entre dois apps: diminui o desperdício, mas
nem sempre o resultado é bom

Como exemplo tenho o aplicativo de twitter Metrotwit, que existe as versões app para Windows 8 e outra para área de trabalho, compatível com o Windows 8/7/Vista/XP. O app para Windows 8 ocupa a tela inteira. Apesar de bem desenhado, quando clico em um link ele abre o navegador em outra janela, alternando entre os aplicativos, mesmo existindo um espaço do lado direito na tela que poderia ser usado para essa função. A versão para área de trabalho também abre os links no navegador, mas você pode facilmente posicioná-los um ao lado do outro.

Metrotwit na versão Windows 8: tela cheia e desperdício de
espaço, que pode ser amenizado dividindo com
outros apps

Então, fico me perguntando: se o aplicativo para área de trabalho é mais prático de usar, por que utilizar a versão app para Windows 8? Acredito que essa versão deva ficar ótima para uso em tablet e só. Entendo que a Microsoft queira que tenhamos a mesma experiência do Windows em tablets e desktops/ notebooks, mas o fato é que com a grande diferença que existe entre as duas categorias, o melhor é desenvolver apps específicos para cada uma delas.

Metrotwit para Área de trabalho: redimensione a janela como
quiser, divida o espaço com vários programas e ainda
funciona em versões anteriores do Windows 

0 comentários:

Postar um comentário