Tecnologia do Blogger.

30/12/2012

(Poucas) dicas para aumentar o espaço de armazenamento de apps

Infelizmente essas dicas não são mágicas e vão ajudar em nada o usuário experiente, mas pode ajudar as pessoas que ainda estão se iniciando no mundo Android. Aqui vou colocar algumas dicas que podem melhorar o aproveitamento do espaço para apps, permitindo instalar uma quantidade maior.


  • Mova o que puder de apps para o cartão de memória.
Essa é a dica mais óbvia, mas é bom sempre lembrar: mova o que puder para o cartão de memória. Mesmo ainda ocupando espaço na memória principal, movê-los para o cartão alivia um povo do espaço usado. Por exemplo,o jogo Angry Birds ocupa 18MB da memória principal, mas quando movido para o cartão, passa a ocupar menos de 2MB da memória do smartphone. Para movê-los, entre em configurações, depois em configurações de aplicativos, clique no app que pretende mover e veja se está habilitada a opção "Mover para cartão SD". Infelizmente, se essa opção não estiver disponível, o app não poderá ser movido.


  • Limpe o cache dos apps
Uma dica que poucos prestam atenção é que os apps armazenam na memória algumas informações que agilizam a execução do ao, como fotos e textos. Essas informações ficam armazenadas no cache do app, que põe sua vez ficam na memória principal e com o tempo ocupam muito espaço. Você pode esvazia-lo entrando em configurações, depois em configurações de aplicativos e por fim em "excluir cache". Se o app permitir, você pode mover o cache também para o cartão SD e nunca mais se preocupar com ele.

  • Substitua apps que ocupam muita memória por outros que ocupem pouca.
Infelizmente existem desenvolvedores que criam apps sem se preocupar com memória e isso atrapalha a vida de quem não dispõe de um aparelho com muita memória flash. Por isso, talvez seja interessante substituir aquele app que você adora, mas que ocupa muita memória, por outro mais enxuto. Ocupar menos espaço não significa necessariamente que o app é mais simples. Pode ser apenas que ele tenha sido melhor programado. Por exemplo,o app do Facebook ocupa em torno de 18MB da memória principal. Já o app Friendcaster, também usado para acessar o Facebook, ocupa menos de 13MB e é melhor na minha opinião do que o app oficial.

  • Desinstale os apps que não usa ou usa muito pouco.
Dica meio óbvia também, mas nós sempre achamos que precisamos de alguns apps que na prática nunca usamos. Não tenha dó e desinstale-os sem dó.

Como disse anteriormente, são dicas simples e que usuários experientes estão cansados de saber, mas espero que aqueles que não as conheciam possam aproveita-las e aumentar um pouquinho o espaço para instalar seis preciosos apps.

0 comentários:

Postar um comentário