Tecnologia do Blogger.

22/11/2012

Gorilla Glass - tela risca e quebra sim

Quem aqui não ficou louco da vida ao ver a tela do seu celular riscada? Por mais cuidado que tenhamos, uma hora ou outra um risquinho irá aparecer. Apesar de ajudar a proteger, as películas de proteção acabam diminuindo a qualidade da imagem, além da resposta tátil ao toque que não é tão "liso". Simplesmente não fica a mesma coisa.

Tentando resolver esse problema, a empresa Corning lançou o Gorilla Glass, um vidro mais resistente à riscos e quebras em relação aos vidros comuns. Vocês perceberam que usei o termo "resistente à riscos" e não anti-risco ou inquebrável? Pois é, apesar de mais resistente, o Gorilla Glass risca e quebra sim. E infelizmente isso pode ocorrer de uma forma mais fácil do que se imagina. Não acreditam? Então dêem uma olhada abaixo:
Milestone e Galaxy SII. O Gorilla Glass não foi suficiente pra proteger suas telas.

Ambos aparelhos, Motorola Milestone e Samsung Galaxy SII possuem o vidro com Gorilla Glass. e ambos estão com os vidros estilhaçados. Olhando a foto, parece que eles foram lançados ao chão, mas não foi bem assim. O Milestone caiu de uma altura pouco acima da cintura. E o SII caiu de um ponto mais baixo ainda, de cima da cama.

Por usar uma camada mais fina de vidro, o SII passa uma impressão de quebrar mais fácil. Relatos de riscos na tela são quase tão comuns quanto a indignação das pessoas que confiam que com o Gorilla Glass o vidro estará protegido e descobrem que as coisas não são bem assim. Várias pessoas chegaram a levantar a hipótese de que o modelo nacional do SII não teria a proteção do Gorilla Glass visto a facilidade com que a tela fica riscada. O Milestone possui uma camada mais espessa de vidro e consegue resistir mais aos riscos, porém mesmo assim, basta um maior descuido e eles fatalmente irão surgir.



A Corning já lançou o Gorilla Glass 2, mais resistente que a primeira versão. Mesmo assim, ele ainda é passível de riscos e quebras.

Pelo menos os tablets são mais resistentes à riscos, talvez pela camada mais grossa de vidro. Até hoje nem o Ipad, nem o Galaxy Tab 7 possuem riscos, apesar de estarem comigo a um bom tempo. Por outro lado, não sei se eles resistiriam a uma queda.

Mesmo com os avanços na qualidade e resistência dos vidros, a melhor forma de se prevenir dos riscos na tela ainda é usando película. Mas se você, assim como eu, odeia películas, a única solução é ter cuidado redobrado com seus gadgets, ou seu aparelho pode acabar como estes que ilustram essa matéria.


3 comentários:

  1. Nossa, deve dar vontade de bater a cabeça na parede quando eles ficam assim...

    E engraçado, ne? os telefones antigos, de plastico, caem no chao varias vezes e nem trincam.
    Marcos tony

    ResponderExcluir
  2. hoje a tecnologia é descartavel, eles fazem isso pra q vc fique gantando dinheiro muitas vezes cem ter

    ResponderExcluir
  3. o meu smartphone é um l7 2 dual e não tem gorilla glass e caiu assim eu tava mexendo nele e minha irmã chegou ai ela deixou cair um papel ai eu peguei e ela viu que eu peguei ai ela vei com tudo pra cima de mim e puxou o papel que estava na mesma mão e o smartphone ai ele voou pra cima e caiu com a tela virada pra baixou e ele não deu nenhum arranhão e o touch está normalzinho realmente ele é bem resistente foi um tombo bem grande deve ter cido um tombo de uns 2 metros e ele está inteirinho

    ResponderExcluir