Tecnologia do Blogger.

19/08/2012

Anatel apresenta solução para problema com as ligações que caem

Eu, que sou usuário da TIM (dados e voz) e Oi (dados) e já usei os serviços da Claro e da Vivo, sei o sofrimento que é depender da qualidade dos serviços das operadoras. E depois que a Anatel acordou (finalmente!) e resolveu comprar a briga, surgiu a esperança de que os serviços melhorassem, principalmente depois de mexer onde mais dói para qualquer um (no bolso), através da proibição de venda de novos serviços.


Claro que essa proibição não durou muito, mas foi o suficiente para as operadoras prometerem investimentos e melhorias. Mas, honestamente, a impressão que tive é que o serviço piorou ainda mais, pois as chamadas de voz vivem caindo, o 3G também fica instável, e volta-e-meia não consigo fazer e receber chamadas.

Mas pelo menos em relação às quedas nas ligações, a Anatel propôs uma boa solução: sempre que estiver numa ligação e ela cair, basta discar para o mesmo número em até dois minutos e a nova ligação será considerada uma extensão da primeira. Por exemplo, para quem utiliza uma linha pré-paga e com plano de cobrança por ligação, se durante uma chamada ela cair, basta que você ligue novamente em menos de dois minutos e será como se a primeira não tivesse caindo, ou seja, você não será cobrado pela segunda chamada.

Mesmo não havendo muita serventia para quem tem plano pós-pago, para os usuários de pré-pago com cobrança por ligação essa é uma ótima notícia. Mas existem alguns detalhes: a nova ligação deve ser feita por quem realizou a primeira chamada, deverá ser feita em menos de dois minutos da ligação ter caído e precisa ser para o mesmo número. Outra vantagem é que esse sistema funciona até mesmo se a ligação não caiu. Vamos supor que você encerrou a chamada e esqueceu de dizer alguma coisa, basta ligar para o mesmo número em menos de dois minutos que a ligação funcionará como extensão da primeira.

A Anatel informou que essa regularização deve entrar em vigor em um mês, porém a TIM já informou que irá implantá-la antes, como uma forma de mostrar que as ligações da operadora não estavam sendo derrubadas propositalmente, já que a Anatel apontou indícios de que isso poderia estar ocorrendo.

Só espero que agora, quando uma ligação cair, não comece a demorar mais de dois minutos para o sinal voltar...


Fontes: Gazeta Online, O Globo

0 comentários:

Postar um comentário