Tecnologia do Blogger.

07/04/2012

Como atualizar o Motorola Fire XT317


Olá à todos! Aqueles que possuem um Motorola Fire sabe o potencial que o aparelho tem, pois trata-se de um smartphone com sistema operacional Android que, além do teclado físico, ainda possui a função de dual chip. Porém, os problemas com tela branca, resets e travamentos acabaram por trazer mais problemas do que soluções à seus usuários. Aparentemente a Motorola não fez o trabalho de casa direito em relação ao firmware, lançando um aparelho cheio de bugs. Mas felizmente ela liberou uma atualização que, pelo feedback de quem já fez, resolveu todos esses problemas. Como sem essa atualização o uso do Fire se torna um martírio, resolvi publicar como é realizada a atualização.
Antes de mais nada, é necessário que se tenha consciência de que:
  1. O aparelho deve estar com a bateria carregada, pois se ela acabar no meio da atualização, você não conseguirá inicializá-lo e provavelmente precisará levar à uma assistência técnica;
  2. Se possível, faça a utilização usando um notebook com a bateria carregada, pois caso ocorra uma queda de energia e o computador desligue, acontecerá o mesmo problema acima e você provavelmente só levando na assistência técnica;
  3. Mesmo não sendo um bicho de sete cabeças e mesmo tomando as precauções acima, qualquer problema na atualização inutilizará o aparelho, sendo necessário levá-lo à uma assistência técnica. Desta forma, você deverá fazê-la por sua conta e risco e não me responsabilizo por algo que dê errado e/ou inutilize o aparelho.
Se você já está consciente de tudo o que mencionei acima e quer fazer a atualização, os passos são estes:
  1. Clique neste link para acessar a página de suporte do XT317;
  2. Clique em atualizar software, conforme a tela abaixo:
  3. Conforme a tela abaixo, escolha a operadora do seu smartphone ou escolha a opção "RETAIL" caso seja um aparelho avulso (comprado sem vínculo a uma operadora);
  4. Escolha a opção "Motorola Fire - XT317, conforme tela abaixo;
  5. Uma vez selecionado, clique na seta branca dentro do círculo amarelo para confirmar;
  6. Clique em "Li a Etapa 3 sobre mídia de terceiros" e clique em "Download da Atualização do Software" para começar a baixar o arquivo.
  7. Neste momento será realizado o download do software Motorola Software Update.exe. Este programa irá instalar o software de atualização e também os drivers que permitirão que seu computador reconheça o smartphone;
  8. Após o download, realize a instalação do Motorola Software Update. Uma dica: caso já existe uma instalação prévia deste programa, desinstale-a primeiro antes de instalar essa nova versão. Por algum motivo não consegui atualizar o XT 317 e o Milestone 2 usando esse programa. Só consegui resolver baixando a versão específica a que escolhi no site.
  9. Depois de instalado, abra o Software Update e conecte o XT317 usando o cabo USB no computador. na primeira vez que for conectado, será realizado a instalação dos drivers. Aguarde até que a instalação seja concluída e que o programa reconheça o aparelho;
  10. Se a conexão ocorreu bem, aparecerá o número do IMEI, número do modelo e a operadora. Ele irá checar se existem atualizações, irá baixá-las e instalá-las automaticamente após sua confirmação. A atualização deve demorar entre uns 20 e 40 minutos. É importante que não desconecte o cabo nem desligue o aparelho, pois isto poderá corromper o sistema do smartphone.
Lembrando que o XT317 deve estar com o USB no modo Phone Tools e com a opção de "Depuração USB" desabilitada. Normalmente ele já vem configurado desta forma por padrão.
Um problema que ocorre é que o aparelho não é reconhecido no passo 8, aparece o IMEI mas o número do modelo e operadora ficam em branco. Quando ficou assim aqui comigo o aparelho não atualizou. Só resolveu quando eu desinstalei uma versão anterior e refiz o processo do começo.
Seguindo os passos acima e tomando as precauções mencionadas, acredito que vocês poderão atualizar o XT317 sem maiores problemas e poderão finalmente ter um aparelho sem problemas com tela branca, resets constantes e travamentos, como deveria ser desde o lançamento deste smartphone.

69 comentários:

  1. nao tirei o cabo! a basteria tava cheia! internet ligada! faz a istalação tudo do software mas no final do update fala q o aparelho nao esta conectado o cel desliga e nao liga mais! oque eu faço!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, quando você faz a atualização, existe um momento em que ele pode exibir a mensagem de que o aparelho não está conectado. Nesse momento tire e coloque o cabo novamente. Se ainda assim ele não continuar, retire a bateria, coloque-a de novo e religue o aparelho com o cabo espetado.

      Excluir
  2. Eu tive o mesmo problema do Lucas. E quando apareceu a mensagem dizendo que o aparelho não estava conectado tirei o cabo, a bateria, reiniciei e pluguei novamente. O software reconheceu o aparelho e disse q a atualização estava completa. Mesmo assim, eu fiquei na dúvida, e quando novamente pluguei o aparelho e iniciei o software ele acusou de tinha uma versão nova, ou seja, não atualizou. Fabio, você poderia me dizer qual é a versão do seu software do seu aparelho para eu confirmar a não atualização do meu?
    O meu hoje é:
    Versão do Android: 2.3.7
    Versão da banda de base: PR2
    Versão do Kernel: Apps_2.6.35.11-perf
    Número da Versão: 4_36C_2009

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Israel, pode ficar tranquilo que o seu celular está atualizado! Note que é a mesma versão que está na foto deste post. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha..mas vou te dizer que a tela branca voltou uma vez depois da atualização..já é uma bela melhora..de qualquer forma eu tinha isolado uma das causas antes mesmo de atualizar que era o padrão de desbloqueio de tela, depois que eu desabilitei essa opção tive menos tela branca. Não sei se você usa o padrão de desbloqueio mas me parece estar ligado a esse problema da tela branca.Enfim..esse celular foi mal lançado pela motorola..Uma última dúvida, você já testou plugar o celular na usb e pediu para atualizar mesmo depois de já ter atualizado? No meu caso o software acusou que havia uma nova versão, como se eu não estivesse com a versão mais recente, acontece o mesmo com você? abs e obrigado pela confirmação.

    ResponderExcluir
  5. Israel, depois da atualização, os problemas de tela branca cessaram. Talvez o problema da tela branca estivesse relacionado à função de "acordar" do celular, pois era nessa hora que a tela ficava assim... Infelizmente a Motorola pisou legal na bola mandando o aparelho com o software desatualizado, mas pelo menos ela corrigiu o problema. Quanto à atualização, não apareceu nada para mim, mas vou olhar com mais calma e se tiver novidades eu aviso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fabio, tudo bem?
    Quero agradecer por esse post milagroso! Já não estava aguentando mais as tela branca, o erro do "free memory", travamentos e reinícios desnecessários. Agora, eu queria saber o seguinte: Tem alguns apps no XT317 que eu não uso, como Midnight Bowling 2, e ñ sei como desinstalá-los. E qdo quero instalar meus apps preferidos (google drive, blogger, twitter, zello), e algumas atualizações dos apps próprios (facebook, Gmail e etc), aparece uma bolinha dizendo que a memória está cheia. Como faço pra remover esses apps já instalados? abraços!

    ResponderExcluir
  7. Luh, para desinstalar esses programas, primeiramente você precisa do acesso root, que é uma espécie de modo administrador. E depois precisa instalar um app para isso, como por exemplo o root explorer. O problema é que acidentalmente você pode apagar um arquivo que seja essencial para o funcionamento do sistema e travar o aparelho, só resolvendo após "flasheá-lo" novamente.

    ResponderExcluir
  8. Luh, outro app que pode ser usado é o titanium backup, onde acho que é mais fácil fazer o procedimento, mas também é necessário acesso root. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pessoal,

    A merda do meu XT317 esta com o seguinte status:

    Versão do Android: 2.3.7
    Versão da banda de base: PR2
    Versão do Kernel: Apps_2.6.35.11-perf
    Número da Versão: 4_36C_2009

    Pelo o que entendi, ele esta atualizado mas continua com problemas de travamento e o pior é a falta de sinal. Sempre falta sinal e locais onde tds os celulares estao com sinal normal o meu nao tem. Alguem pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Fabio!

    Comprei faz poucos dias um xt317,ele apresentou sómente no primeiro dia a tela branca.Depois de atualizar alguns aplicativos pelo Marcket,não apareceu mais a tela branca,não sei se tem algo a ver.
    A versão dele é a seguinte:
    Android:2.3.7
    V Banda de Base:PR2
    V Do Kernel:apps_2.6.35.11-perf
    Numero da versão:4_36c_2011

    Acredito que esteja atualizado,oque você acha?

    ResponderExcluir
  11. Olá Fabio, em primeiro lugar parabéns pelo seu post, está ajudando muita gente!
    Comprei meu xt317 há 28 dias, meu problema não é a terrível tela branca, mas meu xt317 não reconhece os cartões da operadora TIM ( ele alterna, as vezes reconhece um, as vezes o outro, as vezes nenhum,).

    Será que essa atualização resolve meu problema??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. O meu Motorola fica mostrando uma mensagem de free memory tem como resolver isso?

    ResponderExcluir
  13. Guilherme, provavelmente você está com menos de 20MB livres para apps. Tente esvaziar o cache de alguns apps ou desinstalá-los que a mensagem some.

    ResponderExcluir
  14. Pablo de Castro Falleiro02/09/2012, 19:57

    Fabio, o meu deu este problema de nao aparecer o nome das operadoras, mas pega o IMEI, reconhece o telefone, o q pode ser? o meu esta com problema de tela branca, e desligando sozinho...

    ResponderExcluir
  15. Fabio, o meu deu este problema de nao aparecer o nome das operadoras, mas pega o IMEI, reconhece o telefone, o q pode ser? o meu esta com problema de tela branca, e desligando sozinho...

    ResponderExcluir
  16. Como faço pra ativar a internet 3g no meu XT317?
    Ele só reconhece a 2g, será que tem solução?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. quando estou utilizando a net aparece que falta memoria trava tudo ate liberar memoria. apagando cache, tem alguma outra saida para isso acabar?

    ResponderExcluir
  18. È nescessario fazer um backup antes desta atualização?

    ResponderExcluir
  19. por que no site da motorola não aparece mais atualização de software pro xt317?

    ResponderExcluir
  20. @Gabs - Fiz um teste hoje e está aparecendo normalmente a opção para o xt317.

    ResponderExcluir
  21. @Eliel - não é necessário, mas é recomendável, principalmente em relação às fotos, que é difícil recuperar depois se não houver backup...

    ResponderExcluir
  22. @Anônimo, no momento a alternativa é esvaziar o cache dos apps e desinstalar aqueles que você não usa mais, liberando memória. Procure também migrar os apps para o cartão de memória, assim como o cache deles (mas vários apps não permitem isso). Em outros aparelhos, existem maneiras de usar o cartão de memória como memória do celular, enganando o aparelho, mas esse é um procedimento difícil de fazer e não tenho conhecimento de que seja possível fazer isso no XT317.

    ResponderExcluir
  23. fui atualizar o meu e deu mensagem que existe firmware mais atual então ele esta com esta ultima versão Numero da versão:4_36c_2011 , porem ele apresenta perda de sinal do chip 1 e desligamento involuntario , vai saber ,vamos aguardar talvez novos firmwares , abraços

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Fabio!!

    Eu consegui fazer a atualização no meu xt317, ocorreu tudo bem e quero te parabenizar pelo blog foi muito util!! =D
    Quero uma ajuda sua quanto ao Root,eu não estou conseguindo fazer o Root no meu xt317, logo na primeira etapa que vc executa o SUT LV1.5 aparece sempre processo de actualização falho!
    Código de erro 0x4000
    Erro: Dowload fail,
    Error = DEVICE_NOT_CONFIGURE (0x4000).

    E eu notei que meu computador não reconhece ele como xt317 e sim como xt315, por que isso ? Será que isso tem alguma coisa a ver pelo motivo que não consigo fazer o Root??

    Você pode me ajudar, ou sabe de algum app que transfere os programas da memoria interna para o cartão sd sem precisar Rotear o xt317??

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RaH!! minha situaçao è exatamente como a sua, como voçe fez pra resolver? Obg! :D

      se puder me responder meu e-mail é esse
      dny_vilar@hotmail.com

      Excluir
  25. Meu xt317 chegou hoje e já veio com o android 2.3.7, mas mesmo assim quero parabeniza-lo pelo seu post.

    ResponderExcluir
  26. como eu faço para desinstalar alguns app?

    ResponderExcluir
  27. preciso de ajuda, meu xt317 travou.hoje o teclado nao estava funcionando, eu tentei desligar ele nao desligou, dai tirei a bateria. ao ligar novamente ele nao sai da tela com o logo motorola...o que eu faço? obrigada Ana

    ResponderExcluir
  28. muuuuuuuuuuuito obrigada!!!!! soh não quis ligar, daí fiz aquele esqueminha de apertar #* e power ao inserir a bateria, e pronto, cel novo denovo! Valeeeeeeeeu!!!!

    ResponderExcluir
  29. comprei esse aparelho esse semana, como saber se o meu software ja é o atualizado??

    ResponderExcluir
  30. to tendo prolemas para conectar com o wifi de minha casa, ele localiza, mas fica "procurando numreo do ip " e nao sai mais disso.e desconecta! como configurar??

    ResponderExcluir
  31. Olá ..... gostaria de saber como configuro o celular XT317 para usar a internet pela rede móvvel - o chip,não consigo usar a internet nem pelo wi-fi. ??

    ResponderExcluir
  32. aaaaaaaaaaah que felicidade *-* consegui atualizar o meu.. só tem um probleminha o 3G ainda nn ta funcionando D: D:

    ResponderExcluir
  33. Parabéns...consegui......nova vida....obrigado!!!

    ResponderExcluir
  34. como faço para fucionar bluetooh,internet,e wifi no meu celular os dados estão atualizados que nem a foto do celular de lá de cima

    ResponderExcluir
  35. Alguem tem o problema de listas finais na tela como se fosse interferência parecida que ocorre com a televisão analógica. O meu aparelho foi duas vezes para a Assistência Técnica, porém este problema persiste.

    Esta bmadrugada ele estava aparesentando a tal da tela branca, que todos falam, mas bastava eu acordar o celular que ele voltava ao normal.

    ResponderExcluir
  36. Caros , realizei o procedimento descrito acima e os problemas foram sanados principalmente o de tela Branca, agradeço a dica!

    ResponderExcluir
  37. Alguém sabe me dizer se com está atualização da pra instalar o INSTAGRAM ? e Fabio pode acontecer de vir com a versão já atualizada ou essa mesma versão sem problemas ? abraços !

    ResponderExcluir
  38. eu fiz todo o procedimento e meu aparelho desligou e não ligou mais, tirei a bateria, tirei e coloquei o cabo usb e nada, oque eu faço agora?

    ResponderExcluir
  39. O meu ta nessa versao mas nao para de bipar e de travar

    ResponderExcluir
  40. versao atualizada mas com os problemas todos

    ResponderExcluir
  41. Valeu Fabio, acabei de fazer a atualização e aparentemente deu tudo certo.
    Obrigado e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  42. Amigos, estou tendo sérios problemas em atualizar meu aparelho xt317.. ele só reconhece o número do imei... o dono do post já mencionou esse problema.. e disse que "Só resolveu quando eu desinstalei uma versão anterior e refiz o processo do começo." Mas como nao tinha nenhum drive da motorola instalado no meu computador, acredito que nao deva ser esse problema! Alguem pode me ajudar? Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  43. De tudo certo aqui também, OBRIGADA!
    Mas perdi todas as mensagens.. não tem como recuperar?

    ResponderExcluir
  44. gente..por favor...preciso de ajuda!!
    meu celular nao liga mais...tenho ele a 1 mes!!
    ta 100% carregado,e qndo ligo,ele soh aparece a logo da motorola....e fica so nisso...
    o que pode ser

    ResponderExcluir
  45. Tenho um xt317, quando coloco os dois chips ele não esta buscando as duas agendas como faço para onfigurar já fiz a atualização

    ResponderExcluir
  46. Não há conexão à Internet. Verifique se há uma conexão ativa à Internet aparece isso na minha atualização algue pode me ajudar /

    ResponderExcluir
  47. cara!!! eu consegui retirar aquele aap de troca de aparencia que troca de tela e agora o aparelho não entra mas no menu e eu não sem como voltar !! tenho a back titanium e antes de retirar fiz o becak dele mas não consegui entrar no menu !! tem como me ajudar !!

    ResponderExcluir
  48. @henrique cesar lopes - Olha, nesse caso só tem duas alternativas, ou "flashear" o aparelho novamente, usando o tutorial deste link ( http://www.brasiligeeks.com/2012/06/atualizacao-do-motorola-fire-xt-317.html ) ou levando o aparelho na assistência. Provavelmente você apagou um arquivo de sistema do Android.

    ResponderExcluir
  49. Olá, tenho um problema com a memória do meu XT 370 FIRE, ele fica informando que o espaço de memoria esta pequeno, mas meu cartão SD é de 16GB. Tem como me ajudar? Pois o cartão de memória esta praticamente vazio, mas a memoria interna do aparelho esta quase cheia, mas não sei como solucionar isso. Pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Não estou conseguindo acessar a internet no meu motorola fire xt 317. Poderia, por favor, me ajudar a configura-lo? Já fiz a atualização recomendada.

    ResponderExcluir
  51. "Olá, tenho um problema com a memória do meu XT 370 FIRE, ele fica informando que o espaço de memoria esta pequeno, mas meu cartão SD é de 16GB. Tem como me ajudar? Pois o cartão de memória esta praticamente vazio, mas a memoria interna do aparelho esta quase cheia, mas não sei como solucionar isso. Pode me ajudar? Obrigada."
    Estou com o mesmo problema. Fica mostrando um quadrinho "memória baixa, são necessários tantos kbs. Libere mais espaço" esse bug já está me irritando pois já apaguei fotos, músicas programas e continua com isso, além do que agora, eu ligo o celular e isso já aparece na tela, não tenho como acessar nada no aparelho, só posso fazer ligações de emergência. Por favor alguém pode nos ajudar? Não queria ter que contatar assistência técnica muito menos perder minhas fotos DD:

    ResponderExcluir
  52. Fabio, me ajuda! Comprei meu xt317 pela internet, ele chegou ontem aqui em casa... coloquei pra carregar, e logo na primeira vez que liguei o aparelho colocando dois chips (tim e vivo), percebi que o celular só reconhece o chip q estiver no slot 2... ou seja, só o 2º chip eh reconhecido, independente da operadora. Tem alguma atualização q conserte isso ou vc acha que meu celular está com algum defeito ??????????
    agradeço, desde já...

    ResponderExcluir
  53. @Bia - Verifique primeiro se os dois slots estão habilitados dentro das configurações. Se estiver e não reconhece nenhum chip, é quase certo que seu celular veio de fábrica com defeito no hardware. Nesse caso, o melhor é levá-lo à assistência.

    ResponderExcluir
  54. Olá,

    Tentei fazer a atualização e diz que "não há atualizações disponíveis para esse celular". Fiz alguma coisa de errado??? rs

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que o seu aparelho já tenha saído de fábrica atualizado. Você tem problemas com tela branca? Conferiu se a versão do sistema é a mesma que está na foto do tutorial?

      Excluir
  55. Tenho problemas sim. De vez em quando a tela branca aparece, tbm não consigo usar fone de ouvido com microfone (quando coloco o aparelho fica louco), e claro, a bateria não dura nada. A versão é a mesma a única diferença é o ano, na foto está 2009 e o meu é de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, seu aparelho está atualizado. O estranho é aparecer a tela branca, pois essa versão foi lançada justamente para corrigir esse defeito. Em relação ao fone, você testou com outro? Pode ser um problema com o fone ou com o conector, só que é quase certo que esse é um problema com hardware e não software.

      Excluir
  56. Olá Fabio,

    Tentei realizar a atualização, mas na hora de identificar aparece apenas o numero IMEI sem operadora e número do modelo. A versão do meu XT317 é:

    Versão do Android: 2.3.7
    Versão da banda de base: PR2
    Versão do Kernel: Apps_2.6.35.11-perf
    Número da versão: 4_36C_2011.

    Parece que o soft já está atualizado, mas constantemente meu celular entra na tela branca e reiniciando bastante quando uso o 3G.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. se eu fizer essa atualização vai parar de desligar no meio de uma ligação?

    ResponderExcluir
  58. Como faço pra resolver problema de memória desse celular tem como colocar um passo a passo tipo esse que vc postou , mas ensinando o tal root rsrs eu ficaria muito agradecida, pois nem o facebook dele consigo deixar na versão atual, pois se atualizo não consigo baixar mais nada nele...

    ResponderExcluir
  59. Comprei o meu XT317 desde o final de 2011 e até hoje tenho os mesmos problemas de tela branca, memória cheia, etc.. Entrei no site indicado e não encontrei mais atualização para ele. Como faço? Se puderem, por favor, me enviem orientações por email: paulinha_almeida@msn.com

    ResponderExcluir
  60. OI FABIO CONSEGUIR ATUALIZAR O APARELHO MAS NAO ESTOU CONSEGUINDO PASSAR AS FOTOS PARA O COMPUTADOR, APARECE QUE ESTA ARMEZENANDO MAS AS FOTOS NAO PASSAM, OQUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  61. Oi Fabio, meu xt parou de funcionar o teclado físico... andei mexendo no bloqueio de tela e apos ele parou. Não lembro se mudei algum parametro. Já refiz os passos que acho que alterei. Mas nada. Grato. Vladimir

    ResponderExcluir
  62. oi fabio,tenho esse aparelho e o problema eh q ele nao reconhece o cartao de memoria,e tambem diz que falta espaco de memoria,e quando os aplicativos tentam se atualizar tambem da erro,o que eu faço.pois esse link que vcs passaram o site mudou e nao existe o moto xt 317 para atualiza,me da uma força.valeu

    ResponderExcluir
  63. o meu problema é o mesmo do que está acima eu tenho o cartão de memoria. E diz que falta espaço de memoria. não tenho como atualizar nada porque diz que a memoria esta cheia; me ajuda por favor ;?

    ResponderExcluir
  64. o meu acabei de ganhar, cai na besteira de resetar e nao qdo clico nesse link nao aparece essa pagina conforme mostrado. e agora?

    ResponderExcluir
  65. boa tarde, nao estou conseguindo atualizar meu celular xt317 no site da motorola, como faço, pois esse modelo aí postado para atualizar por vc mudou.

    ResponderExcluir