07/04/12

Como atualizar o Motorola Fire XT317


Olá à todos! Aqueles que possuem um Motorola Fire sabe o potencial que o aparelho tem, pois trata-se de um smartphone com sistema operacional Android que, além do teclado físico, ainda possui a função de dual chip. Porém, os problemas com tela branca, resets e travamentos acabaram por trazer mais problemas do que soluções à seus usuários. Aparentemente a Motorola não fez o trabalho de casa direito em relação ao firmware, lançando um aparelho cheio de bugs. Mas felizmente ela liberou uma atualização que, pelo feedback de quem já fez, resolveu todos esses problemas. Como sem essa atualização o uso do Fire se torna um martírio, resolvi publicar como é realizada a atualização.
Antes de mais nada, é necessário que se tenha consciência de que:
  1. O aparelho deve estar com a bateria carregada, pois se ela acabar no meio da atualização, você não conseguirá inicializá-lo e provavelmente precisará levar à uma assistência técnica;
  2. Se possível, faça a utilização usando um notebook com a bateria carregada, pois caso ocorra uma queda de energia e o computador desligue, acontecerá o mesmo problema acima e você provavelmente só levando na assistência técnica;
  3. Mesmo não sendo um bicho de sete cabeças e mesmo tomando as precauções acima, qualquer problema na atualização inutilizará o aparelho, sendo necessário levá-lo à uma assistência técnica. Desta forma, você deverá fazê-la por sua conta e risco e não me responsabilizo por algo que dê errado e/ou inutilize o aparelho.
Se você já está consciente de tudo o que mencionei acima e quer fazer a atualização, os passos são estes:
  1. Clique neste link para acessar a página de suporte do XT317;
  2. Clique em atualizar software, conforme a tela abaixo:
  3. Conforme a tela abaixo, escolha a operadora do seu smartphone ou escolha a opção "RETAIL" caso seja um aparelho avulso (comprado sem vínculo a uma operadora);
  4. Escolha a opção "Motorola Fire - XT317, conforme tela abaixo;
  5. Uma vez selecionado, clique na seta branca dentro do círculo amarelo para confirmar;
  6. Clique em "Li a Etapa 3 sobre mídia de terceiros" e clique em "Download da Atualização do Software" para começar a baixar o arquivo.
  7. Neste momento será realizado o download do software Motorola Software Update.exe. Este programa irá instalar o software de atualização e também os drivers que permitirão que seu computador reconheça o smartphone;
  8. Após o download, realize a instalação do Motorola Software Update. Uma dica: caso já existe uma instalação prévia deste programa, desinstale-a primeiro antes de instalar essa nova versão. Por algum motivo não consegui atualizar o XT 317 e o Milestone 2 usando esse programa. Só consegui resolver baixando a versão específica a que escolhi no site.
  9. Depois de instalado, abra o Software Update e conecte o XT317 usando o cabo USB no computador. na primeira vez que for conectado, será realizado a instalação dos drivers. Aguarde até que a instalação seja concluída e que o programa reconheça o aparelho;
  10. Se a conexão ocorreu bem, aparecerá o número do IMEI, número do modelo e a operadora. Ele irá checar se existem atualizações, irá baixá-las e instalá-las automaticamente após sua confirmação. A atualização deve demorar entre uns 20 e 40 minutos. É importante que não desconecte o cabo nem desligue o aparelho, pois isto poderá corromper o sistema do smartphone.
Lembrando que o XT317 deve estar com o USB no modo Phone Tools e com a opção de "Depuração USB" desabilitada. Normalmente ele já vem configurado desta forma por padrão.
Um problema que ocorre é que o aparelho não é reconhecido no passo 8, aparece o IMEI mas o número do modelo e operadora ficam em branco. Quando ficou assim aqui comigo o aparelho não atualizou. Só resolveu quando eu desinstalei uma versão anterior e refiz o processo do começo.
Seguindo os passos acima e tomando as precauções mencionadas, acredito que vocês poderão atualizar o XT317 sem maiores problemas e poderão finalmente ter um aparelho sem problemas com tela branca, resets constantes e travamentos, como deveria ser desde o lançamento deste smartphone.

67 comentários:

Postar um comentário