Tecnologia do Blogger.

10/03/2012

Samsung Galaxy 551


Um smartphone que já está a algum tempo no mercado e é bastante interessante é o Galaxy 551. Com sistema operacional Android 2.2 e uma boa tela de 3.2 polegadas, o Galaxy 551 tem como principal diferencial o teclado QWERTY deslizante.
Especificações
Processador ARM v.6 de 600Mhz
Chip gráfico Adreno 200
Memória RAM de 256MB
Memória interna de 160MB
Suporte a cartões de memória de até 32GB
Android 2.2
Camera traseira de 3.1 Megapixels com auto-foco, filmagem em 320x240 a 15fps
Wi-fi b/g/n, bluetooth 2.1, suporte a wi-fi hotspot
Bateria de 1200 mAh
Medidas: 55x111x15mm
Peso:  117g
Design
Galaxy 551 ao lado do Milestone
Os últimos aparelhos da Samsung são levemente parecidos e o fato de boa parte deles começarem com o nome "Galaxy" acaba até por confundir o consumidor. Mas isso não atrapalha nem um pouco o visual do Galaxy 551. Muito pelo contrário, ele tem um visual bastante elegante e até parece ser um aparelho de categoria superior.
Deslizando a lateral, aparece o teclado qwerty físico, que achei realmente muito bom, melhor do que outros aparelhos que experimentei, como os Motorola Milestone e o Fire. As teclas são confortáveis para digitar e não parece ser frágeis.
Como o Galaxy S, a parte frontal possui 3 teclas: menu, home e voltar. Porém, enquanto que no Galaxy S apenas a tecla home é física, no 551 todas são neste formato.
Tela
O Galaxy 551 possui uma tela LCD TFT de 3.7" com resolução de 240x400 e 16 milhões de cores. Embora a resolução seja baixa comparado com aparelhos top, ele tem uma tela boa frente aos concorrentes em sua faixa de preço. Graça a quantidade de cores, as imagens não tem o aspecto "lavado", como no Optimus Net Dual, que tem a mesma resolução, mas apenas 262 mil cores.
A tela é do tipo capacitiva e possui multi touch. A resposta é muito boa.
Detalhes da tela go Galaxy 551, que mesmo não tendo ótima definição, ainda é boa (clique para ampliar)  
Detalhes da tela do Motorola Milestone, para comparação (clique para ampliar)  
Desempenho
Com 600Mhz e 256MB de RAM, não se poderia esperar um desempenho muito bom desse aparelho. No entanto, ele apresentou uma resposta muito boa, talvez reforçado pela ótima resposta da tela. A maioria dos jogos rodarão sem problema com o auxílio da GPU Adreno 200. Apenas jogos mais pesados não irão rodar, principalmente por causa da quantidade de memória.
Graças ao teclado físico, talvez o perfil de comprador para esse aparelho seja aquele voltado ao trabalho, que jogue apenas games casuais. Neste caso, o desempenho não irá comprometer.
Interface
O Galaxy 551 utiliza a interface Touch Wiz da Samsung na versão 3.0, a mesma do Galaxy SII. É uma interface que não modifica muito a aparência original do Android e tem alguns recursos bacanas, como os widgets de gerenciamento de aplicativos. Mas, como em outros aparelhos, quem não gostar do Touch Wiz, tem sempre a opção de baixar um outro launcher no Android Market.
Câmera
Com 3.15 Megapixels, a câmera do Galaxy 551 permite fotos razoáveis quando não houver uma câmera melhor por perto. O fato de não haver flash limita a possibilidade de fotos em ambientes fechados. Mas pelo menos ela dispõe de auto-foco. Já a gravação é sofrível, com resolução de apenas 320x240 a 15 quadros por segundo. Serve apenas como um quebra-galho.
Bateria
Curiosamente, o Galaxy 551 (à esquerda) é mais gordinho do que o Milestone (à direita)
Já virou padrão no Android: a bateria dura apenas um dia inteiro em uso moderado. Com uso muito intenso, ela irá durar no máximo umas 8 horas. Mas como me referi antes, consumo intenso de bateria é padrão no Android. Ajuda muito deixar o aparelho conectado apenas na rede 2G ou desabilitar a conexão de dados enquanto o aparelho não está em uso.
Chamadas
Nenhuma novidade aqui. A qualidade das ligações nos aparelhos da Samsung são excelentes.
Teclado
Como mencionei anteriormente, o teclado físico deste aparelho é ótimo, com teclas macias e facilidade de digitação. Não é difícil apertar as teclas como no teclado do Milestone, por exemplo, com suas teclas excessivamente achatadas. Ele possui setas direcionais que facilitam a navegação entre as letras. Enfim, para quem acha que o teclado físico em smartphone é essencial, este é um ótimo aparelho. O único senão é que os celulares com teclado físico na horizontal precisam que usemos as duas mãos para digitar.
O teclado do Galaxy 551 é bem melhor do que o do Milestone.
E de bônus, o Galaxy 551 ainda vem com o teclado virtual com Swype, que é uma tecnologia onde você desliza os dedos entre as letras para formar as palavras. O aprendizado leva um tempo, mas quando se acostuma, o swype se torna uma opção excelente!
Similares
Com um preço na faixa de R$ 600,00, o Galaxy 551 tem muitos, muitos concorrentes. Tem para todos os gostos, mas considerando aparelhos com essa faixa de preço e com teclado físico, temos o Motorola Fire, que ainda suporta dois chips;  o antigo Xperia Mini Pro, com preço mais em conta, mas tela mais pequena. Já sem teclado físico, soma-se o Galaxy Ace, da própria Samsung, O LG Optimus Net Dual e o Xperia X8, entre outros. Realmente são tantas opções, que fica até difícil se decidir por qual aparelho levar.
Galaxy 551 ao lado do Milestone
Conclusão
O ótimo teclado físico e boas características, somados a um preço competitivo, faz o Galaxy 551 uma boa opção de smartphone Android para quem procura um aparelho com essas características. De quebra, é um aparelho bonito e fabricado pela Samsung, que tem lançado celulares de ótima qualidade e solidez. Pesam contra a enorme quantidade de opções nesta faixa de preço e o fato de que o aparelho poderia estar mais barato, visto que foi lançado a quase um ano.

1 comentários:

  1. Oi, queria sua opinião sobre alguns aparelhos. Tava querendo um smartphone que pode ate ser usado. Vi no mercadolivre alguns que ate achei interessantes, como Blackberry Curve 9300, Bold 9700, Nokia c7 e vi esse do review no extra por 449. Novo. os outros sao todos usados e com preços entre 300 e 640 [caso de um c7, mas que tb foi visto por 349 e 529]. Qual destes seria melhor? o samsung por ser novo? Ah, tem tb o L3 novo por 400 com frete no kabum.

    Marcos TONY

    ResponderExcluir